A FAMÍLA

Tudo corria de feição. Era uma família bem estruturada. Família feliz... Joaquim, mecânico... Por conta própria. Uma oficina nas traseiras de casa. Trabalho nunca faltou... Qualidade de serviço!... Maria, professora... Salário minguado. Alegre e sempre de bem com a vida! O pouco de Joaquim adicionado ao pouco de Maria resultava em muito. Família é assim... Conjugação d’esforços.

Marisa e Beto... os filhos do casal. Estudantes aplicados. De quadro d’honra. Disciplinados e correctos com todos. Sobretudo os mais velhos... Fontes de sabedoria e d’inspiração.

Ao cair da noite todos à mesa... Comer em família solidifica os laços familiares. Cada um descrevendo os passos dos seus dias. Troca de ideias. Conselhos. Orientações. Solidariedade... Família unida!... Um regalo!

Tudo corria de feição. Até um dia!... A categoria profissional de Maria foi ajustada. Salário cresceu... Há muito esperado!... Formação e tempo de serviço justificavam que assim fosse... Os hábitos saudáveis foram se alterando. Maria fez novas amizades. Maria contratou empregada. Maria já não se contentava com pouco. Ao cair da noite, à mesa... uma cadeira vazia. A cadeira de Maria. - Sinto-me cansada! - Desculpava-se.

Joaquim e os filhos sempre acreditaram que Maria retomasse os hábitos que sempre solidificaram a família. Em vão! Maria se foi! ... Juntou-se a outro homem. Abastado. Recheado de influências. Maria foi ao encontro de uma vida de luxo... Em vão! De luxo... nada!... Violência! Só violência!

Maria resistiu. Resistiu. Resistiu... Até um dia!... Não suportou mais. Queixou-se às autoridades. As autoridades agiram. E o homem abastado e recheado de influências foi conduzido à cadeia. Nem sempre o dinheiro é suficiente para ofuscar a justiça. Salvou-se a moral. A ética. O bom senso... A justiça!

Joaquim e os filhos aperceberam-se da situação. Estenderam as mãos à Maria... O perdão!... Virtude inigualável!... Família é família! - Aqui é o seu lugar!... Maria anuiu. - Onde eu nunca deveria ter saído!

Ao cair da noite todos à mesa. A cadeira, outrora vazia, deixou de estar vazia. Sempre esperou por Maria... Retomou o seu lugar. Cada um voltou a descrever os passos dos seus dias. E os hábitos saudáveis retornaram. Salvou-se a estrutura de uma família. E tudo voltou a correr de feição.

António MBridge
Enviado por António MBridge em 26/08/2017
Código do texto: T6095533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.