A CRENÇA

Aos três anos... internou!... Duas vezes internou. Na pediatria. A pneumonia levou-lhe à cama do hospital. A família temeu! Josina confiou!... Toda criança é positiva!... Josina sentiu a atmosfera que estrutura os hospitais... Os médicos. Os enfermeiros. A medicação. As visitas... Enfim, os pacientes!... Crianças como ela! O seu sorriso nunca esmoreceu. Os olhos brilhavam d’esperança...

Habituou-se a ouvir coisas horriveis dos hospitais... Percebia tudo nos gestos da mãe quando regressava, à casa, com a avó. Provenientes das consultas de rotina... A força da sua inocência contrariou o habitual!... Sorriso. Brilho no olhar... A crença!... Doutora Filipa e sua equipa multidisciplinar... conquistadas!... Uma vez! Duas vezes!... Positividade atrai positividade.

Josina cresceu!... Bonita e saudável. Na mente, a força das palavras. Palavras bonitas qua aprendeu a escutar da psicóloga Esperança... O conforto. O carinho. A ternura. A atenção... Enfim, as palavras!... Como as palavras operam milagres!... No coração um desejo... Ser médica. Pediatra... A cama do hospital foi o jardim d’infância. Seguiu-se o fundamental. O secundário... Biologia... A certeza!... Ser médica. Pediatra... O amor por uma profissão que aprendeu a amar desde o percurso da sua infância. A partir de uma cama de hospital... O amor faz a diferença!...

Um dia, Josina formou-se!... O concurso... O regresso ao jardim da sua infância!... A pediatria... Era a doutora Josina levando às crianças da pediatria o conforto das palavras que, um dia, aprendeu com a psicóloga Esperança... com quem passou a partilhar o sorriso e o brilho nos olhos das crianças... na mesma pediatria onde um dia internou.

António MBridge
Enviado por António MBridge em 31/08/2017
Código do texto: T6100576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.