1-2-3

O novo vice-presidente de operações para a Costa Leste ligou para minha casa às seis da manhã de uma quarta-feira, e se desculpou.

- Desculpe estar ligando para a sua casa, Mike, mas ninguém atendia no escritório...

- Charles... o escritório só abre às 9 da manhã. Aqui são 3 h a menos do que em Nova Iorque.

- Santos Céus! O fuso horário... mil perdões, Mike!

Esse idiota só podia mesmo ser sobrinho do presidente da companhia, pensei. Mas na verdade, eu disse:

- Não tem problema, Charles. Eu levanto cedo, estava tomando café... mas o que houve de tão importante aí em Nova Iorque para me ligar à esta hora?

- O conselho de diretores se reuniu ontem no final da tarde e decidiu que vamos adotar a nova planilha de cálculo... o Lotus 1-2-3... em substituição ao VisiCalc.

- É uma mudança expressiva - ponderei. - E espero que não tenha sido tomada apenas porque alguém viu um anúncio bonitinho na TV...

- O anúncio foi muito bem feito, - defendeu-se o vice-presidente - mas é claro que o 1-2-3 sinaliza ser a aplicação do futuro. Todos os nossos concorrentes já o adotaram.

- É fato... mas espero que tenham levado em consideração que optar pela planilha da Lotus nos obrigará a fazer um upgrade no nosso parque instalado de computadores.

- Mas... já trabalhamos com PCs! Não basta isso para rodar o 1-2-3?

Quase soltei uma gargalhada de desprezo, mas me contive à tempo.

- Trabalhamos com clones de IBM-PC, o que é quase a mesma coisa... mas não exatamente a mesma coisa. Quando a diretoria optou por substituir as máquinas CP/M por PCs, eu recomendei que comprassem o IBM-PC original, mas todos acharam muito caro. E agora, se quiserem usar 1-2-3, terão que trocar todos os equipamentos. Vai custar uma fortuna.

Silêncio do outro lado da linha. Finalmente, ele voltou a falar, muito humildemente.

- E o que você sugere, Mike?

- Vamos voltar ao Multiplan da Microsoft. Eles tem o mesmo produto que rodava em CP/M para máquinas de 16 bits, acrescido de vários aperfeiçoamentos. Como o nosso pessoal já estava acostumado a usar Multiplan, vamos economizar em treinamento também.

- Faz sentido... faz sentido... - admitiu ele.

E após uma ligeira hesitação:

- Mas todos estão usando Lotus 1-2-3. Nós vamos ficar de fora?

- Você já ouviu falar que ninguém foi demitido por comprar IBM, não é?

- Sim, mas...

- E na IBM eles compram da Microsoft.

Como resultado desta conversa, a companhia jamais usou Lotus 1-2-3 durante toda a sua existência. Em dezembro de 1987, quando tanto equipamentos quanto o próprio Multiplan já estavam defasados, trocamos todo o parque instalado por máquinas capazes de rodar Windows 2.0 - e Microsoft Excel.

- [11-10-2017]