A Entrevista (Exercício de escrita criativa) - 7.11.17

- Oi.

- Oi?

(Há uma nota em cima da mesa. A nota diz que você deve atender o celular que está do lado da nota 5 minutos depois de ler a nota. O celular tem uma senha de bloqueio de 4 dígitos.)

(Você por acaso sabe que a senha é 1505)

(Agora você deve esperar 5 minutos antes de continuar a leitura)

(A partir desse ponto, o texto é deve ser lido com esses dois áudios simultâneos: https://www.youtube.com/watch?v=NS5BXti5hTs e https://www.youtube.com/watch?v=a9k2niKUWiI)

- Oi?

- Alô.

- Quem é?

- Eu sou você, mas depois.

- Depois? O que isso quer dizer?

- Preste atenção, tenho algo a dizer: você precisa andar em círculos, e enquanto isso você tem que me fazer perguntas e quando elas acabarem, você para.

- Pra que isso?

- Você precisa confiar e fazer isso. Ok?

- Que? Como assim?

- Ok?

- Aff... tá, mas como... quando eu vou sair daqui?

- É importante dizer que nós não vamos falar sobre nada que você realmente queira.

- Como assim? Como você pode ser eu? Onde você está?

- Eu estou exatamente aqui, mas do outro lado da linha.

- E como você pode ser eu?

- ...Preste atenção.

Você precisa fazer essas coisas, e então será eu e saberá que eu sou você: durma, acorde, escove os dentes, coma, escove os dentes, vá para algum lugar e volte, coma, fique no computador, coma, escove os dentes, sinta-se só, sente, vá para algum lugar com alguém e volte, leia, arrume as coisas de onde você está, fique no computador, estude, coma, use o celular, assista algo, faça sexo com alguém ou só, tome café, fique no computador, escove os dentes, durma.

Faça isso pelo tempo que precisar até quando você souber que você sou eu, e, quando isso acontecer, nos ligue.

- Posso ser mais do que isso?

- Não

- Que? Por quê? Não gostei, na verdade, achei uma merda, qual o sentido disso tudo então?

- O sentido é você fazer tudo isso e depois parar de fazer.

- E... e a arte? Eu costumo fazer coisas criativas... pintar, criar... sei lá... isso não conta?

- Isso não é importante, o importante é você fazer o que eu disse antes.

- Isso pra mim não tem sentido nenhum! E se eu não fizer essas coisas, o que acontece?

- Você está andando muito devagar, precisa andar mais rápido

- Eu quero saber! Por que você me ligou? Qual o sentido disso?

- O sentido é você continuar andando, e preste atenção.

- E por que você me ligou? Se é pra andar e não me responder nada, eu não preciso de ligação nenhuma.

- É pra dizer o que você precisa.

- E o que eu preciso?

- Já falei tudo.

- Mas que porcaria de coisas que eu preciso. Por que, já que você é eu depois, você não me responde alguma coisa útil?

Tipo onde eu vou estar? Se eu estou fazendo as coisas certas? Se eu vou conseguir ganhar dinheiro e me sustentar? Se as coisas vão ficar bem?

Pelo menos vivo parece que eu vou estar... que inferno essa conversa, que inútil. Quando eu vou sair daqui?

- Olha, não importa, desde que você preste atenção no caminho e faça as coisas que eu disse.

- Nada mais?

- Não.

- Então que lixo. E se eu parar agora, por exemplo?

- Se você parar agora, acaba. Mas você não vai parar, porque eu existo.

- Que saco, pelo amor de deus! Eu não quero isso!

- Mas você vai sentir falta de estar aí.

- Quê? Até parece.

- Mas é.

- Que porcaria, hen.

- Não é tão ruim quanto parece.

- Como não é ruim? Que ódio, é ruim porque eu não quero isso!

- Mas você vai mudar.

- Pelo amor de deus! Eu não quero mudar!

- Não se preocupe, vai ficar tudo bem.