Prelúdio

Sinto muito, muito, muito, mas vou indo

Encheu o copo d´água, levou à boca, deu meia volta. A maciez com a qual a textura gélida lhe agarrava à garganta, percebeu, não sem exalar um sutil entusiasmos, estava sóbria. Largou o copo, foi até o cinzeiro no quarto e pegou a menor das bagas que repousavam no metal. Retornou à janela onde há pouco admirava com rapidez a falta de vida noturna que prosseguia, ascendendo a piola e sentido queimar a ponta no nariz. Tragou da forma que não devia, em suscetíveis bafos da espeça fumaça que, como Amélia já havia refletido, pareciam pesar mais que as fumaças comuns.

Amanhã acordo cedo e preciso ir embora

Fumaças comuns, repensou, queimando os dedos na curta piteira do baseado que chegava ao fim. Fumaça comum como a do cigarro que acabava de ascender; para limpar a garganta, a fumaça excepcional do cânhamo lhe queimava como um litro de slova despejados em sua língua. A fumaça dançava em sua boca, como pareceu-lhe boba a versão dela de alguns meses atrás, tentando tragar cigarro pela primeira vez, puxando com uma lufada de ar o que lhe faria tossir de se contorcer instantes depois.

Eu queria ter você mas acho que já vou andando

Que importava, ali estava ela, escorada na varanda de seu cômodo, ocorrendo-lhe que não estava se escorando de maneira correta. Olhou para trás, desprendeu-se da parede e percebeu que mais ou menos na altura de seus ombros e de suas nádegas a tinta era mais encardida, a textura mais áspera, o concreto mais indiscreto. Era ali, em cima deveria depositar seus ombros e embaixo as nádegas. Às vezes, quase sempre, próximo à via de regra, ela notava com maior criticidade para a sua necessidade constante de se fazer seguir um protocolo já pré-estabelecido para tudo. Não era lhe permitido errar ou admitir ignorância. Exigia-se o saber, a convicção clara de como deveria agir.

Minha mente está tão cheia e eu estou me transbordando

A fumaça! Anda tão bem ela em minha boca, dissipa-se de mim de forma tão violenta! Como compreendia a isso e outras tantas coisas mais em tão curto espaço de tempo. Era notável. Era também inútil em seus incompletos três períodos de vida acadêmica. Aprendeu um tanto e descobriu de forma concomitante que outros milhares já haviam chegado até ali e avançavam rapidamente, sem que ela conseguisse os acompanhar. Nessas horas, sentia-se estúpida.

Você pensa que sou louco, mas estou só delirando

Seria o passado mudo? Ou será que nós continuamos surdos? A frase que lera do livro há pouco lhe atordoava a mente. Poderia usa-la em uma de suas intermináveis produções exigidas pelos professores. Contar que está parafraseando Galeano, talvez fosse aquele o máximo que sua ambição acadêmica conseguisse alcançar.

Eu quero lutar, mas não com essa farda