Estação Uruguaiana "Parte 2".

No texto anterior, estava conhecendo a loja e quem eram os meus colegas de trabalho. Tinha conhecido Antônio e Guaraciara.

- Você trabalha a quanto tempo aqui?

- Estou aqui há um ano.

- E é sempre assim, temos que ficar na porta?

- Sim. Temos que ficar de olho na movimentação se tem alguém estranho na loja e se tiver passamos um rádio para quem está no salão pra acompanhar.

- Entendi.

- Tá vendo aquela escada?

- A escada rolante?

- Não. A outra lá atrás a de cimento.

- Sim estou.

- Tem um cara lá que se chama Falcão. Ele está te esperando lá.

- Ok.

Fui em direção a escada que o Antônio estava falando e lá dei de cara com um homem baixo, camisa, calça e sapato social.

- Você é o Victor?

- Sim.

- Prazer. Eu sou Falcão.

Falcão já foi um A.S e chefe de segurança. Hoje exerce uma função acima, é um dos meus chefes, mas não é o que vai ficar trabalhando com a gente diariamente até porque o chefe de segurança ainda não tinha dado as caras.

Falcão então desceu a escada comigo e ai foi me explicando como funciona o trabalho. No começo fiquei perdido assim como qualquer novato que chega ao seu primeiro dia de trabalho.

- Aqui Victor nós temos que ficar muito atentos até porque a loja está cheia e para um furtante isso é uma grande vantagem porque eles podem se misturar no meio dos clientes.

- Entendi.

No momento que o Falcão estava me explicando, o homem de mochila passou do nosso lado.

- Tem que ficar atento a isso. A mochila dele tá vazia, se ele tiver com maldade pode pegar o produto, rodar pela a loja até achar um canto em que ele possa colocar na mochila e sair.

O cara pegou um produto, mas, foi para o caixa.

- Ele pegou a mercadoria e foi para o caixar pagar mas isso, não significa que ele vai pagar, pode ser uma jogada dele para a gente não ficar na cola dele... Ele pagou então esse foi tranquilo. Se por acaso ele coloca o produto dentro da mochila, ai o que a gente faz? Passa um rádio para o Antônio. “Antônio, o cara de camisa azul, calça jeans e mochila preta pegou um produt, colocou na mochila e não pagou. Para ele ai porta!”.

- Entendi. Tem que passar a descrição do furtante.

- Isso. Tem que passar a descrição e se possível acompanhar ação, digo que tem que chegar a ir à porta ai você que viu, aborda o furtante junto com o Antônio.

Continuei observando as pessoas que estavam entrando e saindo da loja. Então o Falcão pediu para que eu voltasse para onde estava.

- Você tava na porta com o Antônio?

- Sim, estava.

- Volta pra lá que vou ter que fazer outra coisa, ai você vai observando o que os outros fazem.

- Ok.

Voltei para a porta onde o Antônio estava que era a porta da Rua do Ouvidor, foi onde eu entrei.

- Iai o que ele disse pra você?

- Falou para ter atenção, ficamos observando um cara que entrou com uma mochila vazia.

Guaraciara então surge entre os corredores da bomboniere.

- Aqui Victor, um rádio pra você.

- Valeu!

- Antônio, fica um pouco no salão.

- Ok. Guará!

- Agora vou te explicar como nos comunicamos no rádio. Nós falamos por código. Então se uma mulher entrar na loja, nós chamamos de alpha e se um homem entrar na loja chamamos de skunk.

- Alpha é mulher e Skunk para homem.

- Isso. Pra ninguém perceber o que estamos falando.

- Entendi.

- Então passa no rádio aquele cara ali.

- Alpha... Não, não. Skunk, que está de camisa branca entrou na loja agora!

- Isso, mas tem que ser mais específico para quem estiver no salão e nas portas ficarem atentos.

- Entendi.

- Presta atenção nos informes dos outros no rádio ai você vai gravando.

- Ok.

- Fica ai um pouco e depois te chamo pra ficar em outra porta.

- Ok.

A loja continuava cheia, clientes entrando e saindo.

Já estava na porta a mais de uma hora, até que o meu desempenho não estava ruim. Passava o informe para os demais, tudo bem específico mais ainda sem os códigos, ainda não tinha gravado além de Alpha e Skunk. Estava tudo indo bem até que...

- QRU na loja!

Alguém no rádio disse que tinha um QRU na loja. Mas, oque é QRU?

- É o marido da Juliana e ele está indo para o segundo piso com uma mochila.

- Ele entrou por qual porta? – Perguntou a Guaraciara.

- Ele entrou pela a P2 onde o Victor está.

O tal do QRU entrou na minha porta. Mas, não sei como ele está vestido e não vi ningué suspeito entrar na loja.

- Não estou vendo ele aqui em cima. – Disse Guaraciara.

- Ele desceu Guará! Tá com a mochila cheia e tá saindo da loja!

- Estou descendo! – Disse Guará.

- Tem muita gente no meio da loja, ele não consegue passar!

- Estou vendo! – Disse Guará.

- Ele vai sair na P2. Oh Victor segura ele ai!

- Ele quem?

Comecei a olhar para os lados rapidamente, olhava para todos os cantos e para todas as pessoas e não via o QRU que eles falaram.

Até que o QRU estava com o pé fora da loja e ai Guará veio correndo me avisando...

- Segura ele!!

Foi no automático, o cara passou do meu lado de camiseta, bermuda, boné na cabeça e uma mochila preta. Ele já estava fora da loja e na calçada dei um pulo e segurei a mochila dele. O cara saiu correndo, achei que ele iria querer sair na mão comigo mas, saiu correndo pela a ouvidor em direção a Ramalho Ortigão.

Guará, veio e me parabenizou por ter recuperado a mercadoria mas, até então eu tinha pego só a mochila.

- Gostei hein. Abre a mochila ai.

- Caraca! Mochila cheia de brinquedos!

- É ele era certo que iria vir pra roubar.

- Não tinha visto esse cara entrar pela a minha porta.

- Você é novo aqui, e eles quando veem uma pessoa nova na porta aproveitam e entram porque sabem que você não conhece e por isso nós temos que ficar mais atentos ainda.

- O que é QRU?

- QRU, é furtante. Quando fala que QRU entra na loja é certo de ser furtante.

- E então tem que acompanhar?

- Sim, tem que ir atrás.

- Caraca! Que cara de pau! A mochila cheia de brinquedos.

- É vai se acostumando, mas, gostei. Já pegou o primeiro QRU.

Guará falou como se eu tivesse feito uma façanha no trabalho. Primeiro dia e primeiro furtante pego. Não vou esquecer jamais.

Um conto de Victor Nunes.

Victor Nunes Souza
Enviado por Victor Nunes Souza em 01/03/2019
Código do texto: T6587035
Classificação de conteúdo: seguro