VENDA "CASADA"

VENDA "CASADA"

Estacionaram quase em frente a casa à venda, num bairro na periferia da capital, todo asfaltado, com comércio variado e sortido -- "de secos & molhados", como se diria antigamente -- com escolas próximas, posto de saúde e diversas pracinhas acolhedoras. Ainda dentro do carro entabularam negociação, o veículo parado do outro lado da rua, na calçada oposta:

-- "Tá aí a casa... (sinalizando com o queixo) preço de ocasião, precisamos nos mudar logo" !

-- "Puxa vida, é mesmo uma beleza, só não entendo porque está tão barata" !

-- "Ah, sim, minha esposa passou num concurso federal, teremos que mudar pra outra região em breve" !

-- "E como está a documentação, impostos, essas coisas" ?!

-- "Tudo nos conformes, não tem dívida nenhuma" !

O comprador continuava indeciso, a oferta era boa demais, tinha alguma coisa errada no negócio.

-- "Por fora me parece boa, não se pode ver por dentro" ?!

-- "Lamento muito, minha esposa está com a chave -- é costume da região a casa ter 1 chave só -- e ela só volta de tardezinha, foi se despedir da sogra, digo, da mãe" !

-- "Bom, nesse caso, eu fico com a casa, mas me diga uma coisa, o que tem "nos altos" ?! (*1)

-- "Altos, que altos... de que casa o amigo está falando" ?!

-- "Daquela ali, murada, com garagem e 2 "pisos" !

-- "Essa não, o senhor se enganou... minha casa é a do lado, na direita, essa é de um vizinho recente, todo metido a rico, um horror" !

-- "Per'aí, você está vendendo aquele "barraco" por 120 mil reais ?! Está doido ou está brincando" ?

-- "Nem uma coisa nem outra... os terrenos se valorizaram muito, o bairro tem todos os itens modernos de conforto, diversos supermercados, -padarias, boutiques, lanhouses, danceterias, bares, por aí" !

-- "Camarada, você me fez vir da capital pra ver... isso ?! Essa "coisa" não passa de um casebre mal terminado" !

-- "Tem 2 quartos lajotados, sala forrada, e estou fazendo um "puxadinho" lá nos fundos, terreno 10 x 20, 200 metros, 'tá" ?!

-- "Ponha-se pra fora do meu carro já e "vá pro inferno", ante que me esqueça"!

-- "Mas, está chovendo pra cacete agora, não 'tá vendo" ?!

Tirando 5 reais da carteira, deu pro sujeito e com o pé direito "ajudou-o a sair".

-- "Vá comprar 1 guarda-chuva... tem loja de tudo aí" !, e saiu "cantando pneu", arrancando na segunda marcha.

***** ***** *****

Essa estorinha sem graça nasceu de 2 situações sem graça que passei recentemente. A TIM - Terror da Internet Móvel mudou suas práticas comerciais: antes, com 10 reais, se tinha 30 DIAS de crédito, podendo-se ligar a qualquer hora, sem problemas. Agora os mesmos 10 reais "duram" 1 semana... com um agravante, "estornam" sem meu consentimento esse valor -- DE RECARGA -- para um de programas (que não uso nem quero) chamados de BÔNUS (?!) e que SUGAM o valor que seria DA RECARGA, esta sempre "no vermelho". Já escrevi até pra Itália e não vi solução nenhuma para esse "estelionato" comercial.

Na outra "ponta", um site do meu colégio de infância traz vistoso prédio com vários janelões, verdadeiro palácio. No canto esquerdo, embaixo, modesto casarão de madeira. Pois o colégio real era/é não o palácio rosa que toma todo o espaço da tela mas, sim, a modesta escolinha do cantinho... e eu a elogiar o "castelo" !

"NATO" AZEVEDO (em 15/dez. 2019, 6hs)