GAROTA-SENSAÇÃO - O FILME (parte 2/final)

OBS: é necessário ler primeiro a parte inicial, postada antes aqui!)

*************

(parte 2) GAROTA-SENSAÇÃO - O FILME

Dona "Candinha" quase teve um enfarte... as amigas cabeleireiras da musa do Bloco Carnavalesco "Só vai quem p(h)ode" adoraram e a mãe orgulhosa da Rainha da Bateria foi "esfregar na cara" da "galega" o sucesso da filha. Entrou no boteco sorrindo:

-- "Já soube da novidade, dona "Candinha" ?! A Khrys está na capa do jornal mais famoso aqui da Zona Sul, o "FAIXÃO" !

-- "O quê? Então aquela lambisgóia está "de caso" com o diretor... só pode ser"!

-- "Nada disso, minha senhora... trabalho duro, e HONESTO, pagou tudo com a comissão que ganhou" !

-- "E me diga porque euzinha não estou no jornal ? Minha birosca é a primeira do Morro, a mais antiga" !

-- "Ora, porque a "dondoca" não pagou coisa nenhuma" !

-- "Pois eu compro a capa inteira e mais 100 jornais "de lambuza"... mande acá aquela "oferecida" !

Khrys voltou à Redação com nova foto de capa, quase meia página, uma pequena fortuna -- em comissão, também -- mas encontrou resistência por parte de Roberval Taylor, o diretor. Seu nome derivava do casamento com uma jovem de tradicional família americana, no início dos anos 80, o personagem de "Chico" Anísio ainda não existia.

Êle permitira a foto da moça, mas como exceção, a capa não estava à venda... Khrys jogou todo seu charme, iria ser ridicularizada pela dona do barzinho e daria motivos para acharem que estava mesmo deitando com o dono do folhetim. E lá estava o jornal com a cara gorda da portuguesa, atrás do balcão ensebado, garrafas e pacotes ao fundo. A birosqueira uivou de prazer, distribuindo os exemplares para seus melhores clientes.

Khrys deu azar, um deles caiu na mão do "segundo" do chefão da malandragem, o "Marocas", temido e respeitado no Mundo inteiro. Bateu na porta do barraco dela cedinho, acompanhado por 2 comparsas armados, revólver na cintura e casacão de motoqueiro, de couro, "berro" na cintura.

-- "Meu Deeeeus, seu "Segunda-Feira"... o que o traz aqui" ?!

-- "Meus respeitos, dona "Candinha"... posso "bater um papo" com sua filha por um instante" ?!

-- "Entre, entre... com certeza que sim" !

-- "Não é preciso, o que eu vou falar não leva 1 minuto" !

Khrys largou o café às pressas e veio atendê-lo, preocupada.

-- "Dona Khrystianne, podes me dizer porque aquela portuguesa de uma figa está na capa do jornal, aqui na minha área... e não a da minha esposa Kryslêidi" ?!

-- "Eu explico, "seu" "Segunda-feira"... ela pagou a capa e ainda comprou cem exemplares. Não pude recusar" !

Falando pelo chefão do Morro, sua palavra era lei e não admitia ser contrariado. O que não tinha em tamanho, valia em importância. Seus olhos faiscavam ao ouvir um NÃO !

-- "Sinto muito, não dá mais, NA CAPA não pode, só dentro do jornal, são ordens da diretoria"!

-- "Menina, quando eu digo FAÇA , se faz... (e os olhares trocados entre ambos duraram uma eternidade) ou então não se faz mais nada no meu Morro" !

-- "Pois bem vai ser bem caro, vou preparar a fatura e o Jornal providencia a duplicata para o senh..." !

A minúscula mão espalmada subiu, em sinal de "PARE" !

-- "Não sou homem de duplicatas, 'tá aqui o dinheiro... se sobrar me devolva, se faltar me informe"!, e um subalterno pegou da mão dele considerável maço de notas, que levou até a mesa do café.

-- "Quantos jornais o senhor vai querer" ?

-- "Quero todos... a jornalada toda" !

-- "Como assim, "seu" "Segunda-Feira" ?!, visivelmente espantada.

-- "Vou espalhar jornais pelo Morro todo, quero ver aquela "galega dos infernos" ter um enfarte" !

Muitos sabiam do tom racista de alguns comentários da botequeira, referindo-se a seus clientes negros. O trio retirou-se e dona "Ditinha", aproximando-se, cochichou para a filha, em tom temeroso:

-- "Enlouqueceu, minha filha ? Ousar retrucar pro homem" !

KHRYS senta na mesa desesperada, mãos na cabeça:

-- "E agora, o que é que eu faço ?! Porque fui entrar na porcaria desse Jornal" ?!

-- "Volta lá, já... ajoelhe-se, chore, trabalhe de graça por 1 ano ! Só tenho uma filha e não quero perdê-la" !

Khrystianne pegou um táxi no Morro e pediu pressa ao "chauffeur". Na Redação só o officeboy Luís, o de sempre, "pau para toda obra". Perguntou por Roberval, o diretor.

-- "Está tomando café no bar ao lado, volta logo... o que houve, querida, está tão nervosa" ?!

-- "Meu mundo caiu, é isso... um desastre" !

Taylor mal entrara e recebeu a "bomba", de chofre:

-- "Vendi mais 1 capa, com foto... não sei o que fazer" !

-- "Miserável... nem pensar, problema seu ! Devolva a grana e se desculpe. Não posso ceder desta vez"!

-- "Não dá, é pro chefão do Morro... estou perdida se não fizer o combinado ! Pelo amor de Deus, só dessa vez" !

-- "IM-POS-SÍ-VEL... o dono do Jornal está voltando da Europa por esses dias, não posso mais correr riscos" !

-- "É muito dinheiro... e não é grana o que êle quer"?!, e jogou o maço de notas coloridas sobre a mesa. Com a porta entreaberta, o contínuo acompanhava curioso.

-- "Minha nooossa... paga 2 edições e ainda sobra" !, exclama o diretor.

-- "Então, porque o senhor não faz 2 edições" ?!

-- "Sai daqui, "inseto"... quem te chamou na conversa" !

O contínuo dera a solução ! Precisava ser segredo e restava saber se a Gráfica estava preparada pro serviço extra.

-- "Luís, isso é muito sério, meu emprego está em jogo ! Se o patrão souber dessa "edição falsa" vou pra rua" !

-- "Porque o senhor não telefona lá pra Gráfica" ?!

-- "Não me questione, "traste"... isso lá é coisa pra tratar por telefone ? Vá com a moça pra Gráfica e só saia de lá direto pro Morro, com tiragem toda. Tomara que nenhum exemplar saia da favela ou estou perdido" !

E virando-se pra moça, já refeita, dá o veredito:

-- "Aaahh, e a senhora... (faz suspense, sorriso cínico) está DE-MI-TI-DA ! Chega de confusão no meu Jornal" !

-- "Eu mesma é que não quero... aliás, nem contrato eu tenho, não posso ser demitida, meu bem" !

-- "Sumam daqui os 2... preciso trabalhar" !

***** ***** *****

Nesse momento, no aeroporto, chega o patrão, espécie de Odilon Wagner espichado e elegante, um tipo bem europeu. Vem com novo amigo, que fez durante a viagem... se despedem quase na saída, o patrão vai até a Banca de jornais mais próxima e o amigo -- dono de Agência de Modelos muito requisitada -- pega num display jornal gratuito, justamente o "FAIXÃO" com a foto da moça na capa.

-- "Menino, era exatamente o que eu procurava" !, e conferindo o endereço pega um táxi. Logo atrás, o patrão em outro táxi, furioso, rumando para o mesmo endereço. Chegam quase juntos, com minutos de diferença, o patrão com o jornal da portuguesa bovina na capa, quase meia página. Se visse a foto da "bicheira" na edição "extra", seria caso para enterro.

Enquanto Roberval explica ao sujeito que a moça mora num Morro de outro bairro, perto dali, chega o patrão. Os novos amigos se encontram e se cumprimentam.

-- "Ah mas que surpresa ! O que o traz aqui ? Sou o dono do Jornal... em quê posso ajudá-lo" ?!

-- "Estou à procura dessa moça... é a modelo negra perfeita para completar o meu "cast" !

-- "O que ?! Outra foto na capa do MEEEUU Jornal ? Roberval, quero uma explicação muito boa ou estás "na rua"... nunca autorizei essa baderna" !

-- "Tenho a melhor... vendeu sozinha mil exemplares daquele número e 1.500 desse na sua mão ! Saímos do "vermelho" graças a ela" !

-- "Quem é esse fenômeno, preciso conhecê-la"?!, fala o amigo.

-- "Não pode, acabei de demití-la, achei que meu patrão -- e dá um olhar significativo para o dono -- não ía gostar do que ela estava fazendo. A moça abriu novas perspectivas para o Jornal" !

-- "Ótimo, então ficará comigo"..., adiantou-se o amigo !

-- "Contrate a moça, aceite o que ela exigir"!, retrucou o patrão.

-- "É só questão de um telefonema... se esta porcaria funcionar"!

Várias discadas depois, atende alguém:

-- "Alô, é da Gráfica ?! Aqui é Roberval, do FAIXÃO... podes pôr meu contínuo na linha, por favor" ?

-- "Luís, volta já com a moça, o patrão chegou e quer contratá-la... larga tudo aí, eu cuido disso depois"!

-- "Vamos voltar, o patrão chegou e quer contratá-la"!

-- "Não vou nem morta... a vida de jornaleira já me encheu"!

-- "O quê, vais deixar meu amigo "na mão" depois de tudo o que êle fez ? Vai voltar nem que seja pra cuspir na cara dele"!

-- "Tudo bem, volto mas não aceito coisa alguma"!

Antes que o patrão desconfiasse de algo, Taylor justificou a presença da moça lá na Gráfica: era completa, cuidava de todos os detalhes e ainda distribuía os exemplares dela na favela onde nascera. Ao chegar o patrão reconheceu que seu Destino era mesmo a passarela.

-- "Modelo ? Nem pensar ! Pra vocês, homens, ficarem passando a mão em mim e me tratando como uma vagabunda qualquer ?! DIS-PEN-SO" !!!

Roberval se antecipa, antes que "o barco afunde":

-- "O senhor aqui quer contratá-la como secretaria pessoal dele (e dá uma piscadela pro sujeito), irá acompanhá-lo no dia-a-dia e nos desfiles, exatamente como querias" !

Fechado o contrato, a vida de Khrys mudou por completo... tinha motorista para buscá-la em casa e, quando uma das modelos "se atrasava", ela vestia as roupas e fazia as provas. Viu que a "vida fashion" não era a "pouca vergonha" que imaginava ! Ficou famosa, "Miss THIANNA", a primeira modelo negra do Brasil, mais Rainha do que nunca, admirada pelo Morro inteiro.

A portuguesa esperta fez um cartaz em tamanho natural da mulata e se declarou "madrinha adotiva" da moça, embora continuasse a fustigar o povo humilde.

-- "Tire as patas do cartaz, seu "vermezinho" nojento, vais sujar a foto" !

E a Vida seguiu como sempre, nos Morros todos, lata d'água na cabeça e o eterno cansaço de escalar a pedreira, embora com a certeza de que, para alguns, o Destino reservava um Futuro melhor !

"Lata d'água na cabeça, / lá vai Maria... / Sobe o Morro e não se cansa, / pela mão leva a criança"!

"NATO" AZEVEDO (em 19-20 de março 2020, 4-5hs)