SEU CANDINHO

Seu Candinho é um homem feliz.

Hoje com mais de 80 anos ainda vai todos os dias para o roçado de mandioca e milho que mantém naquele cercado junto da rodagem.

Casou três vezes, tem 26 filhos e, segundo dizem mais uns trinta por fora.

De uns tempos para cá deixou de tocar a sanfona pé de bode que está lá esquecida em cima do jirau, na sala de tranqueira que fica ao lado do curral das cabras, mas ainda é frequentador assíduo dos bailes por esses pés de serra, de onde sempre volta contando histórias de namoradas que arranjou enquanto estava nas toldas bebendo cachaça e relembrando os velhos tempos com os amigos.

Dois anos atrás sentiu umas pontadas no pulmão, foi no posto médico da cidade e a médica, bem mocinha que tinha idade de ser bisneta dele, recomendou que ele parasse de fumar.

Aí ele disse a ela que certos conselhos é só a mãe da gente que dá, diminuiu as vezes que fuma, mas não parou totalmente, mesmo porque, depois de um bom café torrado em casa e coado num pano velho, só mesmo uma pacaia bem enrolada para dar sossego aos pensamentos.

O dia já raiou completamente, pode ir lá para a janela, duvido que você não veja seu Candinho indo para o roçado...

GLOSSÁRIO:

Jirau = espécie de mesa feita com varas

Pacaia = cigarro feito com palha de milho e fumo de rolo picado

Pé de bode = sanfona de 8 baixos

Toldas = toldos