Encontro

A rua estava deserta era muito cedo quando ela, saiu de casa em direção a padaria que se situava a duas quadras de sua residência, pediu os pães uma margarina e voltando pra casa encontrou uma amiga que ia na mesma direção...

- Bom dia, Isabel, esta tudo bem?

- Que bom te encontrar Ruth, sim e contigo?

- Tudo bem hoje tive que sair mais cedo, pois meu irmão disse que virá almoçar conosco, faz tempo que não o vejo...

- É verdade, hoje com esse negocio de whatsup não se tem mais tempo de se ver só conversas virtuais, eu ontem recebi a visita de meu filho mais novo, ele está de mudança com a esposa para Portugal, a firma que ele trabalha precisa de um gerente em Lisboa e ele aceitou mudar pois sem filhos ele e a esposa podem ir tranquilos, já os demais tem filhos e isso obsta suas transferências pois as escolas são um obstáculo, mas espero que ele se de bem comendo a comida portuguesa, e se der no ano que vem iremos visita-lo...

- Comigo esta diferente meu irmão herdou comigo a renda da venda da casa de nossos pais, e assim ele com seus trezentos mil reais pode abrir um negocio que esta indo muito bem, e nesta época de pandemia, a área química é a que ganha mais dinheiro, ele com seu laboratório trabalham em conjunto com os demais na feitura da vacina.

- Eu acho que depois dessa os nossos governantes irão pensar um pouco mais na administração publica que esta a exigir cada vez mais deles, pois além da pandemia temos as enchentes, quedas de arvores, e destruição de pontes e por ai afora.

- Isso é verdade, pois os recursos não faltam, aqui na nossa pequena cidade, só com o IPTU serão arrecadados cento e setenta milhões de reais...

-Isso sem falar do IPVA, ICMS e pois ai afora,,,

- Você sabe que ainda hoje nos iremos ver mais resultados positivos da nova vacina que descobriram e que evita o contagio mesmo que seja forte, pois os laboratórios receberam os insumos que desenvolveram em Florianópolis e deu certo.

-Uma coisa é você importar esses insumos outra é você telo aqui mesmo.

- Hoje você ira no Centro Espirita?

- Não irei porque meu irmão irá dormir em casa e terei que fazer companhia, mas se você for ore por mim...

- - Eu irei pois teremos a visita de um orador muito bom e depois durante a meditação irei orar por ti;

- Tenha um bom dia, o mesmo pra ti!

Chegou a noite e Ruth dirigiu-se ao Centro Espirita sentou-se e o orador começou a falar:

O tema desta noite se chama LUZ E PÃO

Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus – disse Jesus ao Diabo

Essa assertiva do excelso Mestre, é muito eloquente e oportuna. Que o homem precisa de pão para conservar o corpo, todos os diabos sabem, e disso tiram partido para excitar apetites e acirrar contendas. O que o Diabo não sabe, ou finge não saber, é que o homem não vive só de pão, mas também e principalmente, de luz, que é a verdade que sai da boca de Deus.

A luz é para o Espirito o que é o pão para o corpo. E o homem não é matéria, é Espirito encarnado. Se, pois o pão é indispensável à vida corpórea, a luz é imprescindível à vida espiritual. Esta é a vida verdadeira que naquela outra se reflete. Dai o ser mais importante, a mais digna de atenção e de cuidados. Cumpre, portanto, que o homem não trabalhe somente pelo pão que nutre o corpo perecível, mas, também, pela conquista da luz que alimenta o Espirito imortal. Sendo o homem, como é, uma entidade composta de alma e corpo não pode por isso viver só de pão.

Pelo pão, no entanto, todos, porfiam e se batem com denodo e tenacidade, Pela luz, porem, não fazem o mesmo. Quem carece de pão, protesta desde logo e põe-se em atividade, lançando mão de todos os meios e processos para obtê-lo. Aqueles que se acham em trevas nelas permanecem. À mingua de luz, agitando-se no meio da confusão e da incompreensão dos problemas que os a afetam. A luz não lhes interessa, como o pão interessa ao faminto; enquanto que aquele menospreza e desdenha a luz cuja importância desconhece. O faminto sabe que não tem pão. O ignorante presume que tem luz e, por isso, não a deseja nem a procura. O faminto está certo de que sem pão não pode viver, ao passo que o insipiente ignora o papel que a luz representa na trama da vida eterna do Espirito.

A fome de pão produz efeitos imediatos que o faminto busca remediar ou prevenir. As dolorosas consequências da ignorância são complexas e, por vezes remotas; de modo que a sua vitima não estabelece nenhuma relação entre a causa e o seus efeitos.

Não é preciso dizer ao faminto que ele necessita de pão. No entanto, é mister muito esforço, paciência, engenho e arte para convencer o ignorante de que ele tem necessidade de luz. Qualquer pode dar pão. Poucos estão em condição de espargir e prodigalizar luz. O pão é ardentemente desejado pelo faminto, enquanto que o ignorante rejeita e repele a luz ofertada.

Profundo conhecedor da psicologia dos ignorantes, o sábio, Despenseiro das claridade divinas disse: Aquele que não crê em mim já está condenado. E a condenação é esta: A luz foi dada aos homens e eles a recusaram. Ora, quem rejeita a luz que se lhe oferece esta realmente condenado a permanecer nas trevas e a suportar os acidentes e reveses que resultam dessa situação.

Se o ignorante sentisse fome de luz, como o faminto sente fome de pão, já não haveria consciências e corações mergulhados em trevas . O mundo já seria luminoso. Mas são tão raros os que percebem e confessam achar-se sob o império dessa espécie de fome, que Jesus os encartou, como aos humildes, no numero dos santos e venturosos dizendo:Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos.

No entanto, se são muitos os que carecem de pão, maior ainda é a soma dos faltos de luz, visto como, nessa palestra pode contar-se a humanidade inteira, conforme atesta o estado caótica em que o mundo de nossos dias se debate.

Acender, pois, a luz interior nas profundezas das almas aqui encarnadas, tal a gloriosa e privilegiada missão do Espiritismo. É muito triste, disse Victor Hugo, ver um corpo morrendo à mingua de pão; porem, mais triste ainda, é ver uma alma morrendo à mingua de luz.

Muito obrigado.

Uma salva de palmas e uma prece de encerramento deram por encerrada a palestra,

ANEZIO
Enviado por ANEZIO em 05/03/2021
Código do texto: T7198901
Classificação de conteúdo: seguro