Piquitico

16.11.21

374

Até aquele dia não o havia notado. Seu trinado agudo e forte, cadenciado chamou-me a atenção. Procurei-o pelos telhados, galhos e demais locais sem encontrá-lo. Cantava efusivo e alegremente na sua toada característica. Continuei a busca e

o achei: um pequenino passarinho amarelinho, quase do tamanho de um beija flor, na ponta do poste de luz na rua da minha casa. Alegre, e alheio aos outros, trinava feliz. Difundia-se pelo ar o seu piar contagiante.

-Que graça que é você piquitico amarelinho – dirigi-lhe a palavra, apelidando-o assim, Piquitico.

-Prri, prititi, prrititi... respondeu-me.

Desde então, comecei a ouvi-lo todos os dias cedinho, ao raiar do sol, acordando-me. Depois, ao longo da manhã e durante a tarde até escurecer, cantava incansável . Tornamo-nos amigos, com ele sempre ali no topo do poste piando para mim.

Um dia, indo de carro na estrada que vai ao centro da cidade para a casa que mudaremos, ouvi o seu canto e comentei com a minha mulher:

-Esse passarinho me acompanha! Não é possível, está me perseguindo, o Piquitico.

- Piquitico? -respondeu ela, estranhado a minha fala.

-Tem um passarinho amarelinho pequenininho que canta todos os dias lá onde moramos, e agora, ouvi o seu piado aqui na estrada. O apelidei de Piquitico, pois não sei qual é a sua espécie.

Seguimos viagem, e ao chegar, escutei novamente o canto característico de um piquitico!

-Escuta, olha lá naquele poste de luz, nos fios, um piquitico! Não é uma gracinha, um bichinho tão frágil cantar assim com tanta força e alegria. Eles me perseguem – apontando-o para minha mulher.

-Que gracinha mesmo, como ele é bonitinho.

Agora, encontro quase todos os dias com um piquitico cantante por onde passo, parecendo que tomaram conta da cidade , mais até que a praga dos pardais. Ao ouvi-los, sigo maravilhado o seu incansável cantar , deliciando-me. Eles fazem parte do meu dia a dia, alegrando-me. São adoráveis, os Piquiticos.

-Prri, prititi, prrititi... – canta amiguinho, para admirar a diminuta beleza da vida em seus pequeninos detalhes.

A proposito: pesquisei sobre esse bichinho e descobri: é o Canário Rasteiro. Mas será sempre Piquitico para mim.

Esta cantando agora, uma delícia ouvi-lo. Eles me perseguem mesmo.

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 16/11/2021
Reeditado em 16/11/2021
Código do texto: T7387077
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.