Meditação

Acendeu o incenso, ajeitou a almofada no chão, sentou-se nela de pernas cruzadas, respirou fundo, fechou os olhos.

Deixar fluir, pensou.

Buscava um inédito estado meditativo. Mindfulness, dizia o livro de autoajuda do momento.

Os pensamentos, porém, pareciam não ligar para toda aquela encenação budista e fluíam com a fúria habitual: os boletos seguidos dos deveres mais variados, as pendências rotineiras emendadas com lembranças triviais.

E, para piorar, tinha aquele vento chato distraindo-o ainda mais. Um vento tão insistente que, quando abriu os olhos, viu que fazia a fumaça do incenso espalhar-se em redemoinhos imprevisíveis.

Levantou-se, fechou a janela, tornou a se sentar.

A mente é um limpo céu azul, pensou enquanto fechava os olhos.

Mas logo a sobrancelha coçou, a perna começou a amortecer, e o corpo todo era uma mancha escura contra o idealizado céu azul. E o vento. Abriu os olhos novamente, algo contrariado, e viu o mesmo vento fazer a fumaça do incenso dar piruetas desconexas.

Calou um palavrão que não combinava em nada com o tutorial zen lido na internet.

Levantou-se e fechou a porta do quarto, impedindo qualquer possível corrente de ar.

Sentar, respirar fundo, fechar os olhos, tudo de novo.

Só posso me conhecer no silêncio de minha consciência ilusória, pensou.

Mas o vento de imediato se fez sentir agitando ares, ideias e tormentos.

Abriu os olhos, com uma irritação franca e já bem conhecida.

E só então quase compreendeu a natureza da ventania torcendo a fumaça do incenso. Um quase muito breve, dois estranhos que cruzam na rua e pensam reconhecer um rosto antigo... Pois então a irritação frustrada desabrochou de vez.

- Não dou pra isso! - disse em voz alta.

Saiu do quarto e foi atrás de seus boletos, de suas pendências, preso ao peso do próprio corpo, e de olhos decididamente fechados.

Cesar Bueno Franco
Enviado por Cesar Bueno Franco em 22/03/2022
Código do texto: T7478228
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.