DONA FUTRIQUEIRA

      Dona Futriqueira, uma senhora atenta, alegre, boa índole e de um bondoso coração, logo cedinho está na labuta diária. A prestativa vizinha não dorme não, fecha um olho e o outro? O outro fica arregalado à noite inteira para espionar pelas frestas da janela, da porta ou do portão. Mas que vizinha cuidadosa, cuida da vida de todo mundo e da vida dela num liga não. Pois num é, que outro dia, o sufoco foi geral, na empreitada de cuidar da briga de uma vizinha com o marido, ela saiu do banho às pressas e esqueceu de vestir a surrada calcinha e quase que a coitada virou notícia de jornal. Mas dona Futriqueira é muito legal, não deixa ninguém na mão; cuida do marido da vizinha da direita que chega sempre tarde da noite, da filha da vizinha da esquerda que amassa o namorado na porta de casa, do filho da comadre que chega chutando lata e do cachorro do vizinho que mora na esquina. E assim, ela cuida de toda a vizinhança. Dona Futriqueira já amanhece na calçada num vai e vem desgramado, à tarde anda de rua acima e rua abaixo e à noite fica na espreita da próxima atração. Mas que bom ter uma vizinha assim tão atenta, já amanhece cedinho com as noticias novinhas na ponta da língua, sempre aumentando um pouquinho para dar mais sensação e aumentar o ibope. Por vezes, ela entra numa tremenda confusão, mas segundo ela, está sempre com a razão. É desse jeitim, sem botar nem tirar, dona Futriqueira é um mar de bondade, sempre cabe mais um no seu grandioso coração, está sempre à disposição, só anda com o pé no chão, pois não tem chinelo que agüente, a caminhada é longa e corriqueira. Pois então, até que gosto da bichinha da minha vizinha, ela cuida da minha vida e está sempre de olho no meu portão, de tudo ela sabe um pouquinho; da cor do meu vestido, com quem fui e com quem cheguei, ta sempre querendo saber como as coisas estão. E da vizinhança toda, ela sabe um montão. E qualquer problema tem logo a solução. É um amor de vizinha, quem tem uma, não precisa de outra não.