🌟 JESUS PORTRAIT - fim

No sábado seguinte os dois voltaram no asilo Santos Dumont, onde estavam sendo esperados com alegria pelos idosos, na sala de recreação. Denir foi até a velha costureira, levando algumas bonecas nuas que havia trazido.

— Dona Pierina a senhora podia fazer algumas roupas para minhas bonecas ?

— Pobrezinhas, elas estão com frio. Irei fazer roupas bonitas para elas imediatamente.

Eles ofereceram os brinquedos usados para trocar com os velhinhos. Muitos aceitaram contentes com a troca, outros deram a eles brincos, anéis , relógios.

No dia seguinte venderam os objetos para o museu de brinquedos por 10 mil Euros. Num relojoeiro de compra e venda de ouro, venderam as joias. Um relógio de bolso preso numa corrente, era de prata e havia pertencido a um soldado de guerra, considerado relíquia e rendeu 15 mil Euros.

Ofereceram os modelos dos vestidos das bonecas num ateliê, que aceitou reproduzir algumas cópias e acrescentar na sua coleção. As roupas fizeram sucesso e receberam inúmeras encomendas, principalmente o vestido de noiva. A comissão foi depositada na conta deles no banco num total de meio milhão de Euros.

Lenir e Denir não se apresentaram mais no asilo de idoso, depois do golpe. Compraram uma casa confortável, carros, roupas finas e viviam no luxo

Com o passar das semanas, Lenir tornou-se depressivo.

— Toda vez que escuto o sino da catedral bater, me sinto mal. Quando vejo um idoso na rua fico penalizado, sinto seu olhar de acusação sobre mim. Nós somos dois ladrões, vigaristas, enganamos aquele velhos coitados. Nós vivemos luxuosamente, enquanto eles estão lá, solitários, abandonados naquele asilo precário e mal cheiroso.

— O que voce quer fazer ? Se entregar pra polícia e ir pra cadeia ?

— Voce é um gênio, a ideia foi sua, mas eu me sinto culpado.

— Voce está certo, nós agimos errado, estamos pagando por isso, nossa consciência está pesada. Vamos tentar remediar a situação.

Na semana seguinte os dois palhaços magistas se apresentaram no asilo, sendo recebidos com entusiasmo e aplausos dos idosos. Depois de 2 horas de show, eles confessaram que haviam vendido os brinquedos, as joias e os vestidos para uma coleção de modas e profitado uma grande quantia em dinheiro. Houve um silêncio na sala, depois os velhos começaram a se manifestar.

— Eu não me importo com aquelas velharias, os brinquedos novos me divertem mais, robôs, celulares, aviões, carros elétricos, instrumentos musicais.

— Fico satisfeita que meus vestidos das bonecas foram vendidos, sinal que meu trabalho foi reconhecido finalmente.

— Nós gostamos de voces, voltem sempre apresentar o show de palhaços, isso me ajuda a viver.

— Depositamos uma alta soma em dinheiro na conta do asilo. Serão construídos mais aposentos, adquiridas novas camas, cadeiras de rodas e contratados mais funcionários e enfermeiros.

Aliviados eles se despediram, prometendo retornar todo sábado com um show de magia, bancar os palhaços de animação, divertindo os velhinhos.

Ao passar pelo corredor da saída, Denir olhou para a réplica do quadro do Salvator Mundi. Parecia que a imagem de Jesus esboçava um leve sorriso nos lábios. Um pensamento veio na sua mente :

— Ide em paz e não furtes mais.

🤍 FIM

🤡 🎈 🤡 🎈 🤡 🎈 🤡 🎈 🤡 🎈 🤡 🎈 🤡🎈

NACHTIGALL
Enviado por NACHTIGALL em 20/08/2022
Reeditado em 25/08/2022
Código do texto: T7586748
Classificação de conteúdo: seguro