Um Gaúcho entre Categas e Mundiças

 

Esta é uma estória, mas bem que poderia ser uma história entre tantas que ocorreram na década de 1960, em uma aldeia denominada Porto Velho, capital do então Território Federal de Rondônia.

 

Espera aí…!!! Aldeia? Afinal de contas, Porto Velho nos anos sessenta era habitada por silvícolas ou por “civilizados”?

 

Calma, eu explico! É que a cidade, até a década de sessenta, antes da conclusão da Rodovia BR-364, e também antes da onda migratória para o antigo Território Federal de Rondônia na década de setenta, incentivada pelo lema: “Amazônia, Integrar para não Entregar”, promovida pelo então Governo Militar; embora Capital do Território, era tão pequena, que todos, de uma forma ou de outra, se conheciam. Daí, que os munícipes, fazendo troça, diziam que moravam em uma aldeia.

 

Um pouco esquisisto, não é? - alguém comentaria, complementando depois - Mas bem pitoresco, não?

 

Então ‘tá! Diante disso, vale a pena fazer um parêntese antes de continuar a história ou… estória! rs rs rs

 

[ Início do Parêntese ]

 

O Estado de Rondônia, antigo Território Federal do Guaporé, até o final da década de 1970, recebeu várias ondas migratórias. Nesse período, ainda que as migrações levassem dezenas de milhares para a região, dada a sua amplitude, ela sempre foi escassamente povoada.

 

Porém, o ponto fulcral da nossa estória… ou história, é a ocorrência da divisão de classes que aconteceu na "aldeia" Porto Velho com o advento da chegada dos americanos para a construção da EFMM-Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

 

A princípio, engenheiros, administradores, gerentes e capatazes instalaram-se na Vila de Santo Antônio do Rio Madeira, onde originalmente seria o Marco Zero da construção da ferrovia.

 

Para instalar e acomodar  esse contingente (em torno de novecentos funcionários com respectivas famílias), a empresa Madeira-Mamoré Railway Co, responsável pela obra e propriedade do empreendedor estadunidense Percival Farquhar, construiu, no estilo arquitetônico do Meio Oeste Americano, várias vilas de casas de madeira por ordem hierárquica dos funcionários. Os mais graduados no centro, e os demais, obedecendo a hierarquia, quanto menor o cargo, mais afastada a residência. Os demais trabalhadores, constituídos por brasileiros negros, mulatos e mestiços, bem como de indianos, chineses, barbadianos, haitianos, desterrados italianos, espanhóis, portugueses e outras nacionalidade; todos deslocados para o lado oposto ao da vila dos americanos, a Vila da Candelária, próximo aos pântanos da Cachoeira do Santo Antônio. Os americanos, além de seus churrascos de hambúrgueres e pastas de amendoim, acharam que seria adequado também trazer a típica segregação estadunidense.

 

Posteriormente, em razão do alto número de óbitos causado pelo insalubridade da região pantanosa da Vila de Santo Antônio do Rio Madeira, a administração da Madeira-Mamoré Railway Co. decidiu transferir a administração para a Vila de Porto do Velho. A alta administração ficou na área do atual Bairro do Caiari, na parte alta da Vila, e os funcionários subalternos, na área adjacente ao novo Marco Zero, na margem direita do Rio Madeira. Com a transferência dos americanos para a Vila de Porto do Velho, na área limítrofe constituída de pântanos e selva, o povaréu, constituído de lenhadores, caçadores, pescadores e toda a fauna que anda a reboque dos acampamentos de operários das obras monumentais, juntamente com os cassacos e sapadores que trabalhavam no aterro das áreas alagadas para instalação dos dormentes e trilhos. Esses trabalhadores, beneficiários diretos e indiretos da gigantesca obra, se instalaram com camas, redes e bagagens nos arrabaldes da Vila e Sede Administrativa da empresa, para desespero e desconforto dos orgulhosos e puristas americanos.

 

Diante do fato consumado e inevitável, fez-se necessário impor uma barreira para evitar que a promiscuidade da ralé, contaminasse as saneadas instalações residenciais e administrativas. Para tal mister, levantou-se uma cerca de arame para manter a plebe afastada. O povaréu, no entanto, não se intimidou e construiu, ao longo da cerca, dezenas, centenas de casas com estrutura e assoalho de paxiúba, paredes e tetos de palha no estilo palafita para se resguardar dos alagamentos frequentes promovidos pelas cheias do Rio Caiari, antigo nome do Rio Madeira. Como auto afirmação, denominaram o espaço constituído de dez a doze metros entre a cerca discricionária e os casebres, de “Rua da Palha (há quem diga que foi a primeira rua da Vila de Porto do Velho).

 

Ao longo da Rua da Palha, em direção à selva que circundava a vila dos americanos, instalou-se uma infinidade de atividades comerciais, tais como oficinas, estábulos, currais, marcenarias, estalagens, bares e prostíbulos. Uma região caótica e pulsante de vida, onde conviviam, nem sempre em harmonia, os moradores e galinhas, porcos, mulas, cavalos, carneiros e cabras entre lamaçal e esterco no período das chuvas, poeira e canícula no período da seca que se alternam a cada seis meses na inóspita selva amazônica.

 

No meio de toda essa azáfama caótica, alguns brasileiros trabalhavam e moravam no lado americano. Esses felizardos que conseguiam, inclusive, obter assistência médica contra o impaludismo e verminoses que grassavam e ceifavam vidas nas Vilas de Porto do Velho e Santo Antônio do Rio Madeira, como micos bem treinados, levantavam o queixo, e arremedando os gringos, vituperavam com estudado desprezo: “Aquele povinho lá, vive na imundície. São uns MUNDIÇA!”

 

O povaréu em pouco tempo, fazendo troça, logo deu o troco. Apontando para os criados dos gringos, cuspindo de lado, comentavam dando sonoras gargalhadas:

 

“Ispia só, aquele lambe bota… Pensano qui’tem catiguria, mas é só um CATEGA de merda!”

 

[ Final do Parêntese ]

 

OBS: E assim, damos conhecimento, segundo me foi repassado, ainda na minha juventude por ancião descendente de barbadianos que trabalharam como cassacos da E.F.M.M, para a origem dos termos “CATEGA” e “MUNDIÇA”.

 

Com o tempo, sempre o tempo…. Pai de todas as Verdades! Com a conclusão da extraordinária obra, e à medida que a Vila foi crescendo, deixando de ser Vila de Porto do Velho para se transmutar no Município de Porto Velho, os moradores do entorno da Estação Ferroviária e parte alta do município ficaram conhecidos como os “Categas”, posto que em sua grande maioria eram funcionários públicos graduados do território e da ferrovia, portanto, dispondo de renda fixa, assistência médica, saneamento básico e boas moradias.

 

Ao contrário, os demais munícipes se esparramaram pelos arrabaldes ou periferia da cidade, entregues à própria sorte e/ou desventura. Como viviam em áreas insalubres, juntos com os mais diversos animais domésticos e xerimbabos(*), sem redes de esgoto e sujeitos à toda sorte de endemias e contágios, continuaram sendo chamados de “Mundiças”,

 

Pois bem! Foi nesse contexto que no ano de 1966, num escaldante fim de tarde de um dia do mês de Setembro, um JEEP Willys, na cor vermelha, capota de lona azul e parachoque pintado de amarelo, estacionou na Avenida Sete de Setembro, rente à calçada do prédio dos Correios. A porta do motorista se abriu, e dele desceu um sujeito com bigodes que caiam pelo queixo como duas pontas de chifre invertidas; olhos verdes - era ver um gato maracajá -, cabelos pretos e luzídios, caídos por cima da testa e das orelhas como cabelos de índio; um chapéu esquisito de copa baixa e aba reta e estreita; bem diferente do usual nativo, de palha de paxiúba. A despeito do calor abrasador, vestia uma camisa branca de mangas compridas com os punhos dobrados, tão alva como goma de tapioca. No pescoço, à maneira dos vaqueiros cowboys, trazia um grande lenço vermelho amarrado; as pontas compridas chegavam no umbigo. As pernas das calças do sujeito eram tão largas que pareciam saias; e mais estranho ainda, com as bainhas enfiadas numas botas de cano alto; pretas,  lustrosas e com enfeites prateados no salto e no bico. O coisa esquisita vestia também uma espécie de calçola grande e larga por cima das calças. A calçola, meio cor de pamonha, só que mais clara, lembrava um cueiro de bruguelo, dos grandes. Trazia também uma espécie de toalha branca riscada de preto, pendurada no ombro e atravessada no peito; as pontas da toalha sumidas por dentro de um cinto bem largo e cheio de badulaques prateados, tipo barrigueira de cavalo de charrete de catega.

 

O tipo esquisito subiu a pequena rampa da calçada da praça carregando um treco de madeira que lembrava uma trempe com mais ou menos meio metro de comprimento, e parecido com uma armação de forca. Daquelas que a gente vê enforcar bandido nos filmes de caubói. Com a outra mão, segurando junto ao peito, o sujeito carregava um bule, uma cabaça parecida com um sino de igreja, e mais alguma coisa que lembrava um pequeno fogareiro.

-o-

Quando o forasteiro estacionou ao lado do prédio dos correios, antes de desligar o motor, deu uma acelerada tão violenta que o cano de descarga soltou um estrondoso papoco, seguido de uma nuvem de fumaça preta que envolveu toda a esquina da Avenida Sete de Setembro com a Avenida Presidente Dutra. Nesse exato momento, no canto da praça, na direção enviesada do Arara Bar, um bando de curumins constituído de vendedores ambulantes que disputava uma animada partida de torite, com o estouro do motor e o arroto de fumaça preta envolvendo meio mundo, os curumins pularam assustados; o jogo e os gritos de animação dos jogadores e da plateia em volta, parou; e todos, tossindo e esfregando os olhos, olharam em volta procurando quem era o doido que estava querendo matar todo o mundo do coração ou sufocado. Foi quando viram aquela figura diferente de tudo o que suas curtas vidas tinham visto, descendo do JEEP - um carro parecido com os carros dos filmes de guerra americanos - que ainda exalava um fio de fumaça fedorenta pelo cano de descarga. O tal do JEEP, por sinal, tinha mais poeira que a Rua do Coqueiro no tempo da seca. E o maluco que desceu dele, estava vestindo umas roupas muito esquisitas.

 

Esquecidos do jogo, os curumins ficaram se perguntando quem era aquele bicho estranho.

 

-Ispia só! Óia como aquele xibungo ‘tá vestido, macho! Aquilo ali é saia de muié, é?

-Será!?!? Será baitola, será?

-É saia não, macho! Aquilo ali é uma calça… Só qui das perna bem larga, num sabe?

-Éééégua…!!!! Se é calça, intaum pra qui serve aquele cueiro qui ele butô pur riba delas?

-Sei naum, num sabe? Deve de sê pur’quê é baitola… Vigia só as bota do xibungo… Cheia de badulaque pratiádu nos bico e nos salto… Sei naum… Sei naum, macho! Deve de sê baitola mermo! Num sabe?

-E eu sei, macho? Tu mermo, Zé Preá… Num tem jeito de baitola, mas paresqui’é!

 

Puxando a canivete, Zé Preá arreganhou os dentes pra cima do outro curumim conhecido como Venta de Tucano, em razão do nariz grande e adunco:

 

-Óia lá cumo tu fala, fíi-d’uma-égua! Qué um táio no bucho, qué?

-Arreliô pur’quê, macho? Num era tú qui ‘tava cunvidando o Gaguim pr’um troca-troca lá no goiabal, num era naum?

-Era! Marr’eu ia de premêro… Quându fosse minha vêiz de dá, eu ia corrê, num sabe?

-Sêêêêiiii… - e apontando o olho esquerdo e depois o direito, Venta de Tucano replicou - Acuma diz meu avô: “Tá veno esse ôio aqui, apois intaum, é irmão desse, num sabe?

 

No entanto, a curiosidade inata dos curumins os fez adiar a discussão para mais tarde; recolheram as petecas, não sem antes arengarem uns com os outros devido às acusações mútuas de apropriações indébitas das bolinhas de gude

 

Cada um pegou seu tabuleiro vazio das guloseimas vendidas, ajeitaram os canivetes nas bainhas dos calções, e como tucandeiras cercando um Besouro de Chifres, se aproximaram do bigodudo maluco que vestia saia por cima das botas de baitola, e achando pouco, ainda botava um cueiro de bruguelo por riba delas. "Qui'será qui'aquele xibungo ‘tava fazeno ali?" - Indagavam-se.

 

O estranho personagem, sem perceber os meninos que avançavam em sua direção como um bando de tucandeiras, caminhou em direção ao banco da praça situado embaixo de uma mangueira frontal ao coreto. À sombra da mangueira, o estranho forasteiro dispôs os apetrechos que carregava em cima do banco. Abriu um bolsinho na lateral do cinto largo e cheio de badulaque prateado, e de lá retirou um isqueiro. Depois, enfiou a mão num dos bolsos detrás da calça e pegou uma garrafinha de vidro. Colocou tudo em cima do banco da praça. Em seguida, pegou o bule e caminhou até uma torneira e o encheu de água.

 

De longe, a cerca de uns trinta metros de distância, à sombra de um flamboiã que reluzia suas flores vermelhas ao sol que descambava no rumo do Rio Madeira, os curumins apontando para o forasteiro, confabulavam.

 

-Qui será qui o xibungo ‘tá fazeno?

-E eu lá sei, macho? Vamu’isperá pra vê, num sabe?

-Será qui’é doido, será?

-Acho qui naum…. Chegô dirigindo o JEEP… Éééǵua, macho! - coçando a carapinha, o curumim perguntou para ninguém em específico - E doido pode dirigí carro, pode?

-Sei lá macho! Se bebum pode, acho qui doido tumbém pode, num sabe?

-Ispia só! O xibungo ou doido, sei lá!, dipendurô o bule chêi d’água pur riba do fugarêro… E agora tá derramano uns pozim verde dento daquela coité cum jeito de sino… Ispia só, macho! Hiii… Botô tubém um canudim de metal dento da cabaça… Ispia só!

-E pra'qui será qui serve aquele pedaço de metal qui’êle botô na coité, macho?

-Sei lá, macho! Coisa de doido ninguém intende, num sabe? É isperá pra vê!

 

Indiferente à curiosidade que despertava nos garotos, o estranho personagem confeccionou uma cigarro, acionou o isqueiro e ficou fumando enquanto esperava a fervura da água. Os curumins, embasbacados com o estranho comportamento do forasteiro, o olhavam de boca aberta.

-o-

Na beirada da calçada do prédio dos Correios, uma carroça puxada por uma parelha de bois, estacionou atrás do JEEP. Dela, desceu com a agilidade de um gato, um mulato de cabelos crespos e trajando camisa de tecido “volta ao mundo” desabotoada mostrando o peito bronzeado e musculoso, vestia também, uma calça de pescador ou “pega marreca” em razão das pernas da calça ficarem no meio das canelas; na cabeça, trazia uma chapéu de palha de açaí. Depois de escorar o cabeçalho da carroça com um pedaço de pau para descansar o pescoço dos animais, o mulato caminhou em direção ao bando de curumins; e por mais estranho que parecesse, estavam reunidos e quietos debaixo da copa do velho flamboiã, ao lado do coreto da praça.

 

Aproximando-se dos meninos, o recém chegado entendeu a razão da quietude dos irrequietos e travessos curumins. Eles cochichavam e apontavam para uma figura estranha sentada em um banco em frente ao coreto, fumando e olhando para uma trempe com um bule pendurado em cima de um fogareiro pititico onde tremulava uma chama azul. E aquilo que o tipo vestia? Seria uma saia ou o quê? E esquisitice das esquisitices, por cima da saia, o doido ainda vestia um cueiro de pano grosso. Naquele calorão? Será? Éééégua, macho!!!

-o-

O estranho personagem observado pelos meninos, fumava e olhava para o bule, absorto em seus pensamentos; analisava a semana de trabalho após a chegada em Porto Velho. Nas tratativas de vendas com os proprietários das principais lojas de secos e molhados, peças, acessórios e ferramentas, ficara sabendo da existência de vários povoados ao longo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, bem como de vários vilarejos descendo ao longo do Rio Madeira. Como representante de vendas de diversas empresas do Sul do Brasil, o mercado em Porto Velho nada mais era que a porta de entrada para todo o Amazonas e quem sabe, com um pouco de audácia, poderia até abarcar parte do Estado do Pará. Além do que, também foi informado que a vizinha cidade de Guajará Mirim, distante de Porto Velho em torno de uns trezentos e cinquenta quilômetros, com acesso através da estrada de ferro, fazia fronteira com a Bolívia, grande consumidora dos produtos nacionais vendidos no comércio local. Outra grande oportunidade para a expansão da Carteira de Clientes.

 

Os empresários de Porto Velho com quem ele havia entabulado negociações, eram muito gentis. No início das visitas, os locais estranharam quando o viram vestido a caráter para comemorar a Semana Farroupilha. Mas, “Bah, tchê!” Como não havera de vestir a tradicional camisa branca e a vistosa bombacha; calçar as botas de montaria, colocar a guaiaca na cintura, o lenço vermelho no pescoço e por na cabeça, o chapéu de barbicacho, tchê! Se não fizesse assim, seria a mesma coisa que cuspir na tumba do valente Bento Gonçalves. Realmente, tchê! Causara espanto no início, mas depois, tchê!, as portas se abriram com uma facilidade espantosa. Não tinha jeito que desse jeito, tchê! Não importava o lugar que estivesse trabalhando, do dia treze a vinte de setembro, período da Semana Farroupilha, ele fazia questão de andar pilchado. Sorrindo para si mesmo, o gaúcho exclamou em voz alta: “Mas bah, tchê!

 

Debaixo da copa do flamboiã, um dos curumins, como todos os outros, de olho grudado no estranho, perguntou para ninguém em específico: “O baitola falô o quê, macho?” - recebeu como resposta - “Paresque ele qui dixe qui "vai batê"… Im’quê num sei naum, num sabe? Tubém, doido fala quarqué coisa, num é naum?” 

 

Ainda absorto em suas elucubrações, o gaúcho abriu a tampa do bule e constatou que a água estava fervendo. Despejou cuidadosamente a água fumacenta na cabaça.

 

Sob a copa do flamboiã, os comentários dos curumins eram os mais diversos:

 

-Igía só, macho! Paresque o baitola chupô a água de dento da coité, óia!

-Éééégua, macho! Paresque num gostô naum, num sabe? Cuspiu fora!

-Qui gosto aquilo terá, hem?

-E sei lá’eu, macho! Só doido mermo prá chupá água quente… Eééégua!

-Óia… óia… ‘Tá chupando de novo! Dessa vêiz, paresque gostô! Óia só, balangô a cabeça e achô graça, macho!

 

Embaixo da copa da velha mangueira, o gaúcho, indiferente aos garotos, mateava, ainda lembrando os acontecimentos da semana anterior.

 

Depois de sugar a bomba, e cuspir a primeira borra do mate quente, sugou novamente e deu um sorriso de satisfação. “Até que enfim - murmurou -, consegui um tempinho para dar uma mateada”. É que durante as negociações comerciais, os empresários o haviam convidado para vários almoços e jantares. O interessante, é que os convites tinham se acentuado depois que ele informou que, além de maçom, também era membro do Lions Club de Bagé, sua cidade natal no Rio Grande do Sul.

 

Nesses almoços e jantares, ele não aguentava mais comer pratos árabes típicos, portugueses e libaneses, resultados da imigração em massa dos naturais dessas nações na época da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. De vez em quando, era servido strogonoff, filé a parmegiana, um tal de frango a passarinho, e aqui e acolá, uma caldeirada de peixe; tudo acompanhado de arroz a grega, salada de alface, tomate e… farofa. Benza Deus! Como aquele povo gostava de comer farofa! E licor? Era licor  de tudo o quanto era sabor. Serviam em cálices de cristal, e bebiam em “golitos” de passarinho… Alguns até faziam biquinho e, elegantemente, levantavam o dedinho mindinho… Mais aristocrático, impossível! Siiim… De vez em quando, era servido um uísque de primeira linha. Mas era servido com muita parcimônia. Uma boa dose de caña? Nem pensar! Os empresários e suas famílias eram gentis, educados e, dentro do possível, faziam de tudo para agradá-lo. No entanto, o que ele queria mesmo era saborear um bom churrasco. Beber uma “canha” das boas… Daquelas de queimar a goela! Jesus Amado… Por onde andava a comida típica da região? Ele comera e bebera tudo do bom e do melhor. Mas era boia parecida com comida de hotel, padronizada! Em suas andanças pelo Brasil afora, provara todas as comidas típicas de cada região. No Goiás, tinha saboreado a famosa “Galinha no Pequi"; no Mato Grosso, tinha tomado o excelente “Caldo de Piranha”; Em Minas Gerais, tinha provado e gostado do “Tutu à Mineira”. E no Norte? O que o Norte tinha para oferecer em termos de culinária, tchê? Até aquele dia, ainda não sabia!

 

Com uma ponta de satisfação, pensava também dos saraus promovidos pelas famílias que o convidaram para os lautos e aristocráticos jantares. As moças e moçoilas, muito prendadas, e fingindo recato, diga-se de passagem, faziam questão de mostrar-lhes seus dotes musicais nos pianos de caudas e em delicados violinos e flautas. Promoviam também, recitais de poesias e cânticos, jogos de charadas e adivinhações. Após as apresentações, recebiam discretos aplausos e se reuniam em rodinhas nos jardins ou varandas dos casarões e sobrados; onde de lá, tendo-o como alvo preferencial, cochichavam e davam risadinhas contidas com as faces semi-ocultas pelos pelos leques de seda.

-o-

De esguelha, um curumim de cabelo sarará viu o carroceiro com gingado de capoeira andando na direção deles. Imediatamente puxou a manga da camisa do que parecia o líder do grupo:

 

-E pur falá no capeta, Ceguim, ói teu tio vindo aí, ói..!!!

 

Sabá "Esporão-de-Arraia", capoeirista renomado, caminhava com uma ponta de preocupação com o forasteiro vestido com uma roupa que era mais parecida com uma saia de mulé do que qualquer outra coisa. Se o sujeito arengou com os curumins - todos armados de canivete, sabia disso -, ia sair dali  com mais buraco que “táuba” de pirulito. Aqueles moleques não eram flor que se cheirasse. Ainda mais, liderados pelo sobrinho Tonico, vulgo Ceguim, em razão dos óculos fundo de garrafa. O curumim era o cão em figura de gente.

 

Porém, à medida que o capoeira se aproximava do grupo, suas preocupações foram desvanecendo. Os meninos estavam com os tabuleiros escorados entre as pernas e com as mãos limpas. Os canivetes, provavelmente, estavam descansando no cós dos calções, escondidos pelas camisas. Além do que, todos estavam com jeito amistoso para com o sujeito esquisito que chupava alguma coisa numa coité estranha prá dedéu. A bicha tinha a forma de sino? Era isso mermo? Pensou.. O que era muito estranho… Os curumins não costumavam ser mel com açúcar com quem não conheciam. Ainda mais um tipo vestindo uma calça que lembrava mais era uma saia de mulé.

 

-E aí, curumizada? Tonico… Tudo bem pur'aqui? - e acenando para o desconhecido sentado no banco embaixo da mangueira, chupando uma espécie de canudo enfiado na coité esquisita, cumprimentou - Bás tardes, dotô! Tudo na paz? Recebeu de volta um sorriso e um aceno convidando-o para sentar-se no banco, ao lado dele.

 

-Tudo sereno, Tio! Nóis 'tava de ôio no bai… quer dizer, no moço esquisisto ali, num sabe? - Tonico respondeu, apontando o forasteiro com o beiço.

-Intaum, ‘tá! É mió vancês tudo pegá o rumo de casa, num sabe? Tu e os teus primo num tem qui ajudá na catação dos bicho, debuiação das ispiga de mío, discascá macaxeira e o resto da coisa prus comes e bebe na noite do pisêro do aniversário de noventa e cinco ano do bisa Jerômio, num tem naum? Ô tu e os resto do teus primo s’isqueceu, macho?

-E acuma havéra de isquecê, Tio? Se mãe e as Tia num fala nôtra coisa… Éééégua, macho! Mãe desdonte num me dá sussego mandano eu caçá xerimbabo pelo quintal. Fica gritano c’as Tia: "Toníííco, Toím, Zezím, pega aqueles pato… Os branco de cabeça preta. Pega tubém o rajado, é o mais gordo! Mininu, corre atrás dos frango… Os capado, galo naum! Corre, diacho! Pega os pedrês… Ô bando de curumim frôxo! Já pegô os tracajá? Óia que o subaco dele tem qui'tá amarelo, num sabe? É sinar qui'tá gordo!" - Suspirando, o curumim desabafou - Perdimo os sussego, Tio… Nem bola nóis joga mars!!

 

Pouco se lixando para as reclamações, o recém chegado olhando o grupo de curumins, que por sua vez o olhava de volta, agitou os braços e as mãos como se estivesse enxotando uma bando de pintos desgarrados, falou entre divertido e ordenando:

 

-Havía havía havía, curumizada! Vão pegando o rumo de casa, vão! Ôcês num tem mais nada qui fazê aqui, num sabe? Xô, meninada, xô!

 

Meio relutante, o grupo de curumins guardou as bolinhas de gude nos bolsos, recolheu os tabuleiros e saiu caminhando em direção ao Cine Resky para descer a ladeira no final da rua em direção aos bairros de cada um. Mocambo, Baixa da União, Alto do Bode e Triângulo.

 

Depois que o grupo saiu, o Capoeira Sabá, sorrindo, caminhou em direção ao estranho que o convidou para sentar-se ao seu lado. Durante seu pequeno interlúdio com os curumins, observou que o sujeito não tinha parado de chupar o canudo enfiado na coité, e que de vez em quando ele pegava o bule que ele tirava de cima de um  fogareirinho acesso, para derramar mais água fumacenta na coité

 

-Bás tardes, dotô! E antaum-se, os garotos num se meteram cum sinhô, naum? Óia qui’eles são muito do atrivido, num sabe?

 

Levantando-se, o estranho respondeu:

 

-Não, tchê! Na verdade, eles se limitaram a ficar de longe, me olhando e cochichando entre eles. Acho que minha vestimenta e meus apetrechos de mate despertaram a curiosidade dos piá, tchê! E o amigo, é o que deles? Vi que parou junto ao grupo, conversou, e depois eles juntaram suas coisas e, “despacito”, foram todos embora.

-Um dos menino é sobrinho meu, num sabe? O resto, cunhêço desde os cuêro, de bruguelo de colo… É tudo de casa, num sabe?

 

Sorrindo meio encabulado, o Capoeira Sabá se apresentou:

 

-Éééégua, macho! Se isqueci de dizê o nome… Me adisculpe! Sou o Sebastião Costa, mais conhecido como “Capoeira Sabá”, num sabe? E a graça do dotô, qual’é?

 

Estendo a mão em resposta, o estranho se apresentou:

 

-O meu nome é Gaudério, Afonso Gaudério, seu criado… Mas pode me chamar de "Gaúcho" mesmo. É como me chamam nos pagos por onde passo!

 

Sabá apertou e balançou vigorosamente a mão do gaúcho, olhando-o diretamente nos olhos. Após as apresentações e cumprimentos, o gaúcho ofereceu a cuia de chimarrão para o nativo que gentilmente recusou, comentando:

 

-’Brigado, Gaúcho! Vi qui’ocê botô água ferveno aí dento, num sabe? Quero queimá a boca, não!

-Deixe disso, homem! - o gaúcho sorriu condescendente - A água quente é filtrada pela erva mate que está aqui dentro - incontinenti o sulista mostrou o conteúdo da cuia para o nortista -, depois a gente chupa pela bomba; a água amargosa que sai da bomba tem o nome de chimarrão. É uma bebida típica da minha região.

 

O nortista ficou pensativo por um breve momento, e replicou:

 

-Sei! É mêi parecido com o nosso tacacá. Só que em veiz desse treco verde que tu chama de erva mate, nóis coloca dento de uma cuia, tucupi ferveno, fôia de jambu, goma e camarão seco. E pra ficá mais gostoso, o vivente coloca tubém, uma boa pimenta murupi, e pra quem gosta, pipoca, num sabe?

-Não faço nem ideia do que seja essa bebida, amigo Sabá! Mas se tu estás dizendo, deve ser da boa. Quem sabe um dia provo desta bebida. - e para selar a amizade recém formada, o sulista ofereceu a cuia para o nortista - Mas somente se você provar primeiro do chimarrão.

 

O nativo, desconfiado, pegou a cuia e sugou desajeitadamente o bico da bomba. Sugou, e espantado, cuspiu gritando:

 

-Éééégua, macho! ‘Cabei de queimar a língua e o céu da boca, macho! Ééééguaaaa!!!

 

E assim, ao que consta, o Capoeirista Sabá, foi o primeiro rondoniense a queimar a boca com o famoso chimarrão. Certo cronista anônimo, claro!, também registrou que o gaúcho Gaudério, por sua vez, foi o primeiro sulista de passagem pela “Aldeia” a passar pelo mesmo suplício quando bebeu o nosso famoso tacacá com pimenta murupi, oferecido pelo vingativo capoeirista Sabá.

-o-

O grupo de curumins seguiu tagarelando em direção ao Bairro da Baixa da União. Alguns dos curumins moravam no Mocambo, outros no Morro do Alto do Bode, e o restante no Bairro do Triângulo. Como feudos medievais, os chefes de cada grupo dos meninos dos bairros vizinhos, caso do Mocambo, Baixa, Alto do Bode e Triângulo, combinaram uma espécie de paz não negociada, mas tácita.

 

Em caso de necessidade, todos se uniam contra as turmas dos bairros Centro, Caiari, Aeroporto e Arigolândia. Eram raros esses confrontos. Quando acontecia, todos se armavam de baladeiras, enchiam os bolsos de sementes de mamonas ou bolinhas secas de tabatinga. Ao final dos confrontos, muitos voltavam para casa com várias marcas avermelhadas pelo corpo.

 

Nos últimos meses, os temerários confrontos haviam sido reduzidos sensivelmente devido a enérgica vigilância e atuação da Guarda Territorial.

-o-

Após conversarem durante um bom tempo a respeito dos costumes de suas respectivas regiões, onde o sulista informou para o nortista que em seu Estado não existiam florestas com árvores gigantescas como a castanheira e a sapopemba, a exceção do pinus sylvestris, o popular pinheiro - o nortista interrompeu o gaúcho, perguntando se o tal pinheiro era o Pinheirinho de Natal, aquela árvore pititinha de brinquedo -, ao que o gaúcho explicou sorrindo que na verdade, o tal pinheiro era tão alto quanto a castanheira. Explicou também que na sua terra, em vez de florestas imensas, ao contrário, existiam campos a perder de vista. Os campos eram tão vastos que no horizonte se encontravam com o céu. Explicou também que o povo da terra dele chamava esses campos imensos de… Pampas. O nativo ouvindo as explicações, franziu as sobrancelhas e depois sorriu.

 

Ainda estavam trocando informações sobre suas respectivas regiões, quando ouviram as badaladas do relógio da torre do prédio da Administração da EFMM. Inconscientemente, o capoeira Sabá contou doze badaladas.

 

-O amigo Gaúcho já armuçô? Perguntou.

-Não, amigo Sabá! Estou somente com o café da manhã.

-Apois antaum-se, vamo inté no Mercado Central, ali na frente, num sabe? Vamo cumê uns tambaqui na banca de cumida da Dona Carminha… Cozinhêra de manchêa, num sabe? E num se apoquente cum carro naum… Vamo amuntado na minha carroça, num sabe?

-o-

De barriga cheia, e a boca pegando fogo devido ao entusiasmo com que atacou a caldeirada e as costelinhas fritas de tambaqui, generosamente regadas com a forte pimenta murupi, o gaúcho Gaudério pegou a carona de volta ao JEEP. No trajeto, informou ao capoeirista que ficaria alguns dias em Porto Velho esperando a chegada de um navio de nome "Lobo D'almada" que traria uma carga despachada de Manaus e que seria levada para São Paulo.

 

-Nesse caso, amigo Gaudério, adispôs de amanhã, sábado, vai tê a festa de noventa e cinco ano do meu bisavô. O véi fêiz vinte e seis fio, tudo vivo, cum quatro mulé diferente. Vai tê parente e aderente saindo pelo ladrão lá na Baixa da União, meu bairro. - e apontando para o prédio do Cine Resky, continuou - é só seguí na rua do lado do cinema e descê a ladêra. Cumeça lá pelas cinco da tarde, e num precisa nem dizê o indereço. De longe o amigo vai ôví o papoco de fuguete e o furdunço de gente dançando no som da zabumba, triânglo, pandêro e da sanfona do Cego Malaquia. Chegue pur lá… Vai sê pai d'dégua prá daná, num sabe?

 

Depois que o gaúcho Gaudério apeou da carroça, da calçada lateral do prédio dos correios, acenou para o inesperado amigo em despedida, prometendo que daria um jeito de comparecer à festa de aniversário. É que tinha compromisso a tarde toda e nos dias seguintes. Quem sabe não iria até a festa para conhecer o povo do novo amigo e cumprimentar o aniversariante.

-o-

O gaúcho Gaudério quando chegou ao final da ladeira e começou a travessia da pequena ponte do Igarapé Bananeira, sorriu ao ouvir o barulho da festa. O fandango do povo parecia animado. Rojões estourando…Crianças correndo e gritando… Cachorros latindo e o ar inundado por risadas e conversas soltas. No entanto, o que mais chamou a atenção do sulista foram as casas e o local. Ao final da pequena ponte, o caminho enveredava por entre um corredor de casas de palha. Todas com o assoalho acima do chão com altura em torno de noventa centímetros a um metro. Verdadeiramente de palha. "Seriam de coqueiro?" Perguntou-se. Nunca tinha visto algo igual. As paredes e o telhado eram de palha. "E o assoalho, será de palha também?" Perguntou-se novamente, verdadeiramente impressionado com o inusitado da habitação. No sul, construíam casas de madeira ou de adobe, às vezes com tijolos; o que era raro. Na cobertura, colocavam sapê ou telha de cavaco; raramente de barro.

 

Curioso, caminhou para uma das casas que estava com a porta aberta. Pensando numa eventual desculpa pela intromissão à intimidade dos moradores, aproximou-se da porta e olhou para dentro. Sorriu! O assoalho não era de palha, era de uma estranha madeira. As tábuas eram escuras, curvilíneas e estreitas. Largura talvez… de uns quatro a cinco dedos e pregadas juntinhas umas às outras. Passou os dedos nas bordas das tábuas. Apresentavam pequenos filamentos parecidos com os do caule de coqueiro.

 

Às suas costas, uma voz autoritária o inquiriu: "Quié'qui tu tá fazeno aí, macho?"

 

Espantado, o gaúcho voltou-se e deu de cara com um nativo grandalhão e musculoso com feições indígenas. “O nativo teria um metro e noventa, dois metros ou um pouco mais?” - perguntou-se - O gigante o fitava entre curioso e irritado. Na mão direita, portava um terçado 128, lâmina refugindo os raios do Sol Poente caindo por detrás das mangueiras e azeitoneiras que circundam o campo de futebol da Baixa da União; na mão esquerda, um enorme porrete desbastado na ponta.

 

-Buenas, muchacho! O gaúcho respondeu cumprimentando o gigante.

 

Ouvindo o comentário do intruso, o gigante resmungou: “Agora, danô! O macho além de vistí saia, inda é buliviano!” - em seguida, perguntou curioso - Iscuita aqui, macho! Tu veste saia, é?

 

O gaúcho sorriu e, condescendente, explicou que o que estava vestindo não era uma saia, e sim uma calça larga de nome “bombacha”, uma roupa típica de sua região, um lugar bem distante dali, no outro lado do Brasil; e que era brasileiro e não boliviano.

 

O gigante franziu o cenho, intrigado. O que tornou a face mais feroz ainda. No entanto, os braços e as mãos tensas, relaxaram um pouco… Só um pouco!

 

-Apois! Ind’assim, tu inda num falô qui diacho tu tá fazeno aí, oiando prá dento do meu tapiri, num sabe?

-Eu peço desculpas pela indiscrição. O que me levou a olhar foi a curiosidade, amigo… Apenas curiosidade! É que na minha região não existem casas construídas desta maneira.

 

O nativo aproximou-se do gaúcho que, a despeito de sua elevada estatura, ficou olhando para cima. Depois de alguns segundos encarando o estranho que vestia saia, mas dizia que era calça, o nativo gigante, tentando ser mais amistoso, sem conseguir, rosnou com bafo de alho:

 

-Antaum-se… Tu tá dizeno qui nunca viu um tapiri, é isso mermo, macho?

 

Um tanto incomodado com o hálito acre do gigante, o gaúcho deu um passo para trás. "Aliás… - pensou o sulista - como é que aquele nativo era tão grande, se os demais, em sua maioria, eram de baixa estatura? Esse sujeito, provavelmente tinha gigantismo, igualzinho o primo Tobias. O primo tinha quase dois metros e meio de altura. Mas era magro que nem um caniço. Esse, ao contrário, além de grande, era musculoso. Pernas e braços parecendo toras de araucária!" 

 

Para sair de sua momentânea elucubração, o gaúcho voltou a encarar o nativo que o olhava de volta, intrigado com o alheamento do sujeito que vestia saia, mas dizia que era calça.

 

-Mais uma vez peço desculpas… É que de repente, me passou umas coisas pela cabeça. Não liga, não! E respondendo à sua pergunta... Como eu falei, não! Nunca tinha visto casas construídas assim. Na verdade, o que me levou a olhar pela porta aberta, foi a curiosidade de saber como foi feito o assoalho desta casa. Percebi que a madeira é parecida com a de tronco de coqueiro. É coqueiro?

 

O nativo, talvez percebendo que o sujeito esquisito, na verdade, era só um intrometido, e não um ladrão, relaxou de vez e descansou uma perna apoiando o peso sobre o porrete como se fosse uma bengala, e respondeu:

 

-Quag'isso! É e num é, num sabe?

-Como assim, quase? É ou não é coqueiro, amigo?

-Apôis… As ripa do assoalho é feita de paxiúba. Qui tem páia de côco e num é coquêro. Tem coquim e num é côco. E tem tronco de coquêro e num é coquêro; e as raiz, fica da artura dum home, as vêiz mars arto, num sabe?

-?!?!?!?!?!?

-Apôis intaum… É u'a árve paricida cum coquêro, mars tubém num é!

 

Logo depois do confuso esclarecimento, o gigantesco nativo voltou a assumir o ar ameaçador, e olhando o forasteiro da cabeça aos pés, e dos pés à cabeça, perguntou:

 

-Macho, diz prá eu… Si tu num sabe nada de nada daqui, acuma'é qui tu vêi prá cá? Qui diacho tu vêi fazê aqui, macho?

 

Gaudério sorriu levantando as duas mãos em claro sinal de paz. Em seguida, explicou que estava no bairro em razão de um convite feito por um recém conhecido de nome Capoeira Sabá. Tinha sido convidado para a festa de aniversário do bisavô dele. Na verdade estava mesmo era procurando o local da festa que, segundo o novo amigo, seria animada e grande. Por acaso o amigo não conheceria o Capoeira Sabá, bem como o local da festa?

 

-Sabá? O carrocêro? Apôis, é meu primo, num sabe? Tu cunhece ele d’onde, macho?

-O conheci numa praça perto de um cinema de nome Resky, no centro da cidade. Ele, e um bando de piás. Um dos piás era sobrinho dele!

-Èéééǵua, macho! Se tu é cunvidado do Sabá prá festa do bisa… Éééégua! Tu é meu cunvidado tubém, num sabe? Ispéra um pôco, macho! Vô dexá esses treco lá dento, pegá o presente do bisa e vamo pru pisêro da festa, num sabe?

 

Na subida da escadinha de acesso ao tapiri, o gigante estacou, e voltou-se para o convidado do primo. Em seguida, caminhou de volta, e estendo a mão com um sorriso, agora mais amistoso, falou:

 

-Aaaarre égua, macho! Quaji si isqueci… Me chamo Jusé, mars o povo todo só chama eu de Mapín, de Mapinguari. Pur'causo do meu tamãim, num sabe?

- o -

A casa do Bisa ficava situada atrás da trave esquerda do campo de futebol do bairro. Era uma casa ampla, de madeira com telhado de palha. Segundo os moradores mais antigos, o velho Jerômio, no início, ainda nos tempos em que morava com o antigo patrão, um inglês, se amigou com a primeira mulher, já falecida, construiu um pequeno tapiri de palha, mas, à medida que os filhos foram nascendo e crescendo, ele foi fazendo um puxadinho atrás do outro. Depois, quando arranjou nova mulher no lugar da falecida, para cuidar dos filhos pequenos, resolveu construir uma casa de madeira. Como era de costume na região, continuou morando no tapiri cheio de puxadinho, e foi levantando a nova por fora da antiga. Quando as paredes externas foram concluídas, ele montou o novo telhado por cima do antigo, retirando-o depois, claro! E, de pouquinho em pouquinho, à medida que construía um cômodo, derrubava o antigo. 2928

 

E assim, o Velho Jerômio, viúvo pela quarta vez e pai de uma renca de filhos, virou proprietário da maior casa de madeira do bairro. O velho fazia questão de encher o peito quando dizia que com ele não tinha miséria. Nem de mulher, filhos e a casa onde morava. Era pai de nove filhos, viúvo de quatro mulheres, e proprietário de uma casa com dez quartos. Um para cada filho e filhas, e um para o casal.

 

Agora, na comemoração dos noventa e cinco anos, a casa parecia um albergue; estava cheia de filhos, filhas, genros, noras, netos, netas, bisnetos, bisnetas e um trineto encomendado prematuramente. Uma bisneta, ainda cunhantã, estava de bucho por encanto de um Boto, quando visitava uns primos no Distrito de Calama. Os vizinhos, sempre maledicentes, diziam que o povo do Velho Jeremias fazia mais filhos que preá na capoeira.

-o-

 

Ao final do corredor das casas de palha, o Gaúcho, acompanhado do gigantesco nativo, deparou-se com um campo de futebol de várzea. Do lado da trave direita, uns poucos casais de namorados abraçados sob o lusco fusco da noite que se aproximava rapidamente. No entanto, do lado da trave esquerda, uma azáfama de crianças e cachorros correndo em alaridos de gritos, risadas e latidos entre variadas mesas, cadeiras, tamboretes, compridos bancos de madeira, fogueiras e pequenos postes com lampiões acesos; uma multidão de homens e mulheres de vários matizes, que iam da tez negra profunda ao bronze reluzentes, conversavam sentados em cadeiras ou tamboretes; alguns em rodinhas aqui e acolá, falavam e gesticulavam ao mesmo tempo; todos mantinham o ar risonho na alegria despreocupada dos festejos que ocorrem entre familiares e amigos.

-o-

À medida que o gigante Mapin passava por entre rodinhas de parentes e convidados, levando quase a tiracolo, um sujeito esquisito vestindo uma saia ou coisa parecida; e mais esquisito ainda, calçando umas botas de caubói com bico e salto prateados, os integrantes das rodinhas iam calando e franzindo o cenho; alguns arregalando os olhos; outros ainda, disfarçando o riso e fazendo comentários os mais variados.

 

-Arr'iégua, macho! Será qui Mapinguari deu p'rándá cum xibungo, será?

-Será xibungo, será? Ói'qui anda de saia, mars num rebola qui nem baitola…

-Será saia, será? Ói'qui tem duas perna, a tal saia do isquisito, será saia mermo?

-Lascô de vêiz… Igia só! Mapinguari e o talzin de saia ô calça, lá sei eu, fôro inté o Capoêra Sabá!

-Ééégua, macho! 'Tão apertano as mão… Lascô! Se abraçáro… Agora 'tão indo inté a cadêra de balanço do Véi Jerômio! Será parente, será?

-Sei naum, num sabe? Tubém, o Véi Jerômio tem mars fíi qui preá, num sabe?

 

Indiferentes aos comentários e sussurros suscitados à sua passagem, o gigante postou-se em frente ao primo Sabá, e comentou:

 

-Ói, Sabá! Peguei esse macho oiando pra dento do meu tapiri… Preguntei dele o qui ele 'tava se inxirino, oiando tudo dento do tapiri, e adispois dum tempo prosiano, ele dixe qui era cunvidado teu, num sabe? Antaum-se, trôxe ele aqui, num sabe?

 

Depois que o Capoeira Sabá apertou a mão  e deu um abraço de boas vindas ao acompanhante do primo, deu uma breve explicação.

 

-Apôis, Mapím! O nome do macho é Alfonso? É isso? - o nativo perguntou para o recém chegado, que corrigiu: "Afonso, amigo Sabá… Afonso! - Sabá continuou - Afoooonso…. Isso mermo! O nome é Aaaa…fonso Gau… Gau… Gaudério. Isso mesmo, Afonso Gaudério! Mars atende pelo apilido de Gaúcho... Cunheci o Gaúcho lá na Praça… 'Tava sendo abisoiado pelo Tonico mars os curumin qui anda cum ele, num sabe?

 

O convidado fez um gesto de pouco caso com as mãos, e contemporizou:

 

-Os piás só estavam curiosos…

 

Em seguida ao comentário, o Capoeira Sabá bateu de leve no ombro do gaúcho e no braço do primo, convidando-os:

 

-Vâmu dexá de prosa e vâmu inté o Bisa qui'eu vô apresentá o Gaudério pr'ele, num sabe? E dando uma risadinha marota para o primo, fez sinal para ele se abaixar, murmurando junto ao seu ouvido - Só quero vê a cara do Bisa quându vê o modo qui o gaúcho tá vistido, num sabe?

 

O venerável ancião estava sentado na cadeira de balanço como se fosse um rei. Cobrindo a cabeça, portava um chapéu parecido com um boné sem aba, com listras horizontais nas cores verde, amarelo e preto. Vestia uma calça preta e um camisolão  predominantemente verde oliva com  colarinho, mangas e bolsos amarelos. Calçava sandálias de solado e tiras de couro. Olhava para umas cunhãs-poranga que, lascivamente, ondulavam  as nádegas ao ritmo de um xote ligeiro.

 

Os bisnetos sorrindo divertidos, cutucaram-se mutuamente murmurando entre eles: "O bisa pode inté num'dá mars no côro, mars sabe apriciá o qui é baum, num sabe?

 

"O velho Jérôme Dacosta, o Bisa Jerômio, havia chegado ao Brasil, vindo da Jamaica, acompanhando um engenheiro inglês e sua família, contratado pela Madeira Mamoré Railway Co, de propriedade do empreendedor estadunidense Percival Farquhar, para a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Em pouco menos de um ano, as moléstias endêmicas que grassavam na Vila de Santo Antônio, Sede do primeiro trecho da ferrovia, ceifou a vida do patrão; a viúva e os filhos, ainda infantes, retornaram para a Inglaterra. Sem outra alternativa de sustento e usando os contatos do ex-patrão, o jamaicano conseguiu vaga de cassaco para confecção de dormentes para assentamento dos trilhos. E como teve que mudar-se da Vila dos Engenheiros para os acampamentos de trabalhadores fora da cerca de proteção, tornou-se, um dos primeiros Mundiças da incipiente Vila de Porto do Velho".

 

Ladeado pelo convidado e o primo, o Capoeira Sabá postou-se diante do bisavô tentando despertar a sua atenção, debalde! Toda a atenção do velho patriarca estava concentrada nas cunhãs dançarinas.

 

O gigante Mapin então, adiantou-se e tocou de leve o ombro do bisavô:

 

-Vovô Jerômio… Êi, Vovô!!!

 

O ancião piscou, e lentamente virou a cabeça para o gigantesco bisneto. Em seguida, olhou para o capoeira Sabá, e só então percebeu o estranho que acompanhava os netos: “Ooohhh my God! - o ancião murmurou - Vestia saia e calçava botas?” A idade do ancião Jérôme não o permitia mais discernir quem era filho, neto ou bisneto. Os descendentes eram tantos, dezenas, que nos últimos tempos ele considerava todos netos ou netas. Tanto fazia se eram noras e/ou genros.

 

Depois de  fixar os olhos demoradamente no estranho à sua frente, o velho Jérôme exclamou com um leve sorriso pairando em sua boca desdentada:

 

-What 's that?

 

Acostumados com as frequentes expressões em inglês do Bisavô, principalmente quando algo lhe parecia estranho, os bisnetos deram uma gargalhada e explicaram em uníssono:

 

-É um gaúcho, Vô Jerômio!

-Um'quê, macho?

-Gaúcho, Vô! Uns brasilêro qui vévi lá no pé do Brasil… Ele dixe qui o nome da terra dele é Rio Grande do Sul… Nesse lugá deve de tê uns rio mais grande qui o Rio Madêra ô o Rio Negro, lá dos Amazona… Acho qui pur'isso se chama gaúcho, sei lá eu, Vô! Só sei'qui se chama gaúcho… - e apontando para o visitante, o neto Sabá completou - Ele qui dixe, num sabe?

-What????? No pé do Brasil???? Acuma, macho?

 

O Capoeira Sabá, percebendo que sua breve explicação tinha deixado o  caduco bisavô ainda mais confuso, tentou simplificar:

 

-Vovô, óie pr'eu… - o ancião desviou o olhar para o bisneto - Agora o sinhô fáiz de conta qu'eu sô o mapa do Brasil… - o velho assentiu - Agora, arrepare na minha cabeça… É a cumiêra do Brasil, a parte de riba, num sabe? - em seguida o Neto apontou para os ombros e a axila - Aqui fica o Porto Velho, num sabe? - "No subaco?" - o ancião perguntou - Isso mermo, Vô! - Agora o sinhô desce os óio inté meus pé… - o velho Jérôme olhou para os sapatos do bisneto - Intendeu, Vô?

 

O velho Jérôme olhou para o estranho à sua frente e franziu o cenho; depois apalpou o bolso direito da calça e tirou o cachimbo, em seguida enfiou a mão no bolso esquerdo e pegou a bolsa de fumo, sempre olhando para a estranha figura que o olhava de volta com um leve sorriso esticando os vastos bigodes, retirou um punhado de tabaco desfiado e colocou no fornilho. Imediatamente os dois bisnetos avançaram as mãos com os respectivos isqueiros acesos. O velho acendeu o cachimbo no isqueiro do gigantesco bisneto, resmungando em seguida:

 

-Deve de sê pur'isso qui o macho veste saia?

-Num é saia naum, Vô! É carça das perna larga, num sabe?

 

Depois de mais alguns segundos encarando o estranho forasteiro, o ancião desanuviou a semblante, deu umas baforadas no cachimbo e esboçando um arremedo de sorriso, estendeu a mão em direção ao visitante e falou:

 

-Jérôme! E o nome do macho, é?

 

Por sua vez, o visitante apertou a mão do ancião - que a despeito da idade, ainda mantinha um certo vigor na empunhadura -, e entregando um pacote de presente para o homenageado, se apresentou:

 

-Gaudério, Senhor Jerôme, meu nome é Afonso Gaudério… Muito prazer!

-Welcome, Mister Godéro!

 

Gaudério preferiu fingir que não ouviu a pronúncia errada do seu nome e não corrigiu o ancião. Este por sua vez, esteu o braço, e com um gesto de mão abarcando toda a área à sua frente, falou para os bisnetos:

 

-Istaum isperando o quê, macho? Mostre pru Godéro o qui tem de baum e mió na festa… Cunhã e cumida vai sê o qui num fart'aqui, bando de macho!

 

O gaúcho Gaudério depois de tentar aprender, com as curiosas e fogosas cunhãs, a dançar xote, baião, carimbó e maçarico, estufou a barriga comendo em folhas de bananeiras ou coités, pedaços de pirarucu assado, provando pequenas e variadas porções de sarapatel de tartaruga, pato no tucupi, bodó moqueado e caldeirada de tucunaré com farinha d’água crocante. E para refrescar a queimação da pimenta murupi, complemento obrigatório dos acepipes provados, tomou generosos goles do refrescante aluá de abacaxi.

 

Sempre acompanhado do Capoeira Sabá e do gigantesco Mapi, o gaúcho era aprensentado a toda a parentalha do homenageado. O pitoresco convidado por onde passava suscitava admiração e curiosidade nos locais, parentes e vizinhos.

 

O comentário era sempre o mesmo: "É saia o qui'aqule macho tá vistino, será?"

 

A madrugada já estava dando as caras quando o gaúcho Gaudério retornou ao improvisado trono do bisavô dos novos amigos para se despedir. No entanto, foi avisado por uma  curvilínea morena de cabelos revoltos e beleza deslumbrante, bisneta e irmã do Capoeira Sabá, que o ancião, devido ao sereno, havia se recolhido.

 

Sorrindo de orelha a orelha para a cunhã-poranga e sem sequer olhar para os acompanhantes, o gaúcho se convidou para retornar no Domingo, a tempo de preparar um churrasco para o almoço da família dos novos amigos. Indagado sobre o que era churrasco, explicou que era a mesma coisa que moquém de peixe, só que em vez do pescado, pegava-se grandes pedaços de carne de boi, enfiava-se num espeto de pau, passava-se sal grosso e botava-se para assar. A coisa mais simples do mundo!

 

Os três primos entreolharam-se curiosos e sorriram assentindo. Depois dos cumprimentos finais, Mapi informou que o amigo Godério não precisava se preocupar com a carne. Ele havia abatido uma anta, e carne era o que não haveria de fazer falta para o tal churrasco.

 

De repente, os quatro ficaram calados e olhando um para o outro sem saber o que dizer. Por fim, Gaudério que o tempo todo não tirava os olhos de gato da irmã do Capoeira Sabá, deu um passo em sua direção, e pegando na mão da formosa cabocla de cintilantes olhos castanhos - a graciosa e doce juriti hipnotizando um maracajá -, inclinou-se galantemente desculpando-se:

 

-Perdão por não apresentar -me, Senhorita…???

-Lindinalva… Mars todo mundo chama eu de Linda, prazer!

-Um apelido bem apropriado para uma chinoca tão… Linda! O prazer é todo meu, Senhorita Linda! Eu me chamo Gaudério, para sempre seu escravo!

 

O gaúcho depois de caminhar uns três ou quatro metros, voltou-se para os primos que o acompanhavam com olhar e gritou animado com a maior sem cerimônia para a Cunhã-poranga:

 

-Até amanhã, Linda!

 

João Pessoa/PB
Mai/2023

Arigó