Helena é mais que especial faz parte do nosso mundo.

 

 

Helena uma adolescente altista, que morava na comunidade Rural, no ramal do INCRA,um local bonito, porém, distante da escola que ela estudava. Para chegar até lá, tinha que acordar bem cedinho,as 4:00h da manhã,se arrumar e pegar o Ônibus escolar.

Helena, por ter Espectro de autismo enfrentava rejeição por parte dos colegas, funcionários e até professores.

Todos os dias, seu coração se enchia de ansiedade e expectativa, desejando que as coisas mudassem e que ela finalmente fosse aceita pelos seus colegas e professores.

 

Um belo dia, a cuidadora de Helena, dona Rosa, teve uma grande ideia. Ela resolveu organizar uma festa na escola, para mostrar o quão especial Helena era. Com a ajuda dos professores e pais, Rosa conseguiu arrecadar dinheiro para comprar enfeites, comidinhas e até mesmo alguns presentes.

 

Chegou o dia da festa e a escola estava toda decorada. Cada sala tinha uma atividade diferente para fazer, e todos esperavam ansiosos pela chegada de Helena. Quando o ônibus escolar parou em frente à escola, todos os olhares se voltaram para ela. Helena saiu com um sorriso no rosto, achando estranho tantas pessoas ali, mas curiosa para descobrir o que estava acontecendo.

 

Ao entrar na escola, Helena se deparou com música, balões coloridos e um bolo delicioso. Ela olhou para os lados e viu que os alunos e professores estavam todos reunidos, esperando por ela. Foi então que Rosa, com os olhos cheios de emoção, disse:

 

- Helena, essa festa é toda para você! Queremos mostrar o quanto somos gratos por tê-la em nossa escola.

 

Helena ficou surpresa e emocionada. Ela nunca imaginou que poderia ser tão especial para as outras pessoas. Todos os seus colegas de classe se aproximaram e começaram a conversar com ela, perguntando como foi sua semana, compartilhando sorrisos e abraços.

 

A festa continuou, e Helena se divertiu muito. Ela participou das atividades com entusiasmo, brincou, dançou e aproveitou cada momento. Aos poucos, Helena percebeu que, naquele dia, as diferenças não importavam. O que importava era o amor, a amizade e o respeito que todos demonstraram por ela.

 

A partir desse dia, a escola Petrônio Pinheiro se tornou um lugar ainda mais especial para Helena. Os professores passaram a entender melhor suas necessidades, adaptando suas aulas para que ela também pudesse aprender sem dificuldades. E seus colegas de classe passaram a vê-la como uma amiga querida, ajudando-a sempre que precisava.

 

Helena deixou de sentir medo e isolamento, e abraçou a oportunidade de se desenvolver e crescer junto com todos na escola. Com o tempo, ela se tornou uma grande inspiração para todos, mostrando que a inclusão é possível e que todas as crianças são capazes de aprender e se destacar, independente de suas diferenças.

 

E assim, Helena viveu feliz para sempre na escola Petrônio Pinheiro, onde todos aprenderam a olhar para além das aparências e valorizar o que há de mais importante: o coração de cada pessoa.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 16/08/2023
Reeditado em 16/08/2023
Código do texto: T7862610
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.