O ORELHÃO

Houve uma época em que as pessoas se comunicavam por sinais de fumaça, por pombos correios, mensageiros, cartas, telex, telegramas, fax e o telefone. As casas mais prosperas tinham seus aparelhos como objetos de luxo. Eram necessárias as telefonistas para fazer as ligações. Interurbanas e internacionais levavam horas para serem completadas. A telefonia evoluiu com a instalação de telefones públicos, aos poucos distribuídos em quase todas as cidades do território nacional, geralmente instalados em locais públicos. Fichas telefônicas eram utilizadas, depois surgiram os cartões telefônicos que se transformaram em peças de colecionadores. Enfim surgiu o Orelhão.

 

Antes de falar sobre esse herói, devo lembrar a evolução do próprio aparelho. Surgiram os modelos sem fio, e os aparelhos para uso individual. Precursores dos smartphones, ou telefones celulares, eram aparelho grandes e pesados, de cor preta. Serviam apenas para as conversas telefônicas. Foram substituídos por modelos mais sofisticados que permitiam a troca de mensagens escritas, ou gravadas em áudios; foram incluídos receptores de rádio - substituíam os ‘radinhos de pilha’ (muito populares) e, em seguida com a introdução de câmeras fotográficas, a postagem de fotografia e, pouco tempo depois a elaboração de vídeos, e as conversas por ‘vídeos conferencia’. Surgiram os aplicativos possibilitando acesso aos serviços de Taxis e Uber, e mais adiante, acesso a contas bancárias, agendamentos e aos serviços de entregas em domicilio. Também surgiram os golpes por telefone (essa é outra história).

 

Com o acesso aos aparelhos celulares, os Orelhões caíram em desuso. Em seu auge de funcionamento eram disputadíssimos. Formavam-se filas enormes para usá-lo. Causava irritação quando não funcionavam pela falta de manutenção.

Era

comum observar os operários das companhias telefônicas fazendo reparos. As caixas continham uma quantidade de fios coloridos. Os pedaços descartados, muitas vezes eram recolhidos por pessoas que os transformavam em pulseirinhas trançadas. Os fios maiores, dos cabos telefônicos descartados, eram reutilizados como varais de roupas, ou amarrações diversas.

 

Com a generalização e vulgarização dos smartphones - os celulares, os Orelhões caíram em desgraça, muitos foram recolhidos, tornando-se raridades ou relíquias. Quando me mudei para a casa em que resido, há mais de vinte anos, pedi a instalação de um Orelhão praticamente dentro do meu jardim, embora tenha construído uma cerca de madeira reservando o espaço de sua instalação. Na ocasião, eu queria tê-lo disponível para clientes do meu atelier onde eu mantinha,

além das aulas de desenho e pintura, uma pequena cafeteria. Tempos depois, ao refazer com tela metálica a cerca, solicitei a companhia telefônica que o removesse. Apenas o removeram do local, o recolocando recuado na calçada. O Orelhão continuava funcionando, com manutenção regular. Era utilizado muitas vezes por pessoas sem acesso aos seus celulares, por motivo da bateria estar descarregada, sem acesso ao sinal ou wi-fi, já disponível.

Ouço sua campainha tocando insistentemente, confesso que fiz pouco uso dele porque eu mantinha um telefone fixo.

 

Certa vez, vieram trocar a cobertura do Orelhão - a companhia telefônica passou para outro dono, e me ofereceram a antiga. Aceitei imediatamente, com o propósito de transformá-lo em ‘ofurô’, todavia não havia espaço suficiente no banheiro para sua instalação. Ficou guardado até outra solução. O aparelho substituído já tinha sido lavado e repintado por mim por estar sujo e rabiscado. Tive o cuidado de manter sua cor original. O novo Orelhão tinha outra cor e a logomarca da empresa.

Passou anos no mesmo lugar, de vez em quando era utilizado por motoristas precisando de auxilio, por motoboys e pedestres. Surpreendia-me o fato de nunca ter sido vilipendiado e danificado. Por ocasião do Natal resolvi lavá-lo, com ajuda de ‘sêo’ João. Mangueira de água para acesso, detergente, escova, vassoura e panos limpos foram empregados em sua limpeza.

Ficou reluzente e em destaque.

É o único Orelhão existente no entorno, e em pleno funcionamento. As pessoas surpreendem-se ao vê-lo soberbo na calçada, disponível para as emergências e talvez agradecido a mim por tê-lo salvo do desaparecimento.