Maurício ou Marcelo?

16.02.24

518

Mauricio e Marcelo são gêmeos univitelinos, um a cara do outro, e se os encontrasse casualmente, não saberia quem é quem. São idênticos, têm a mesma estatura, cor e corte de cabelos, magros e não usam barba ou bigodes para diferenciar.

Conheci Mauricio através de amigo comum, motociclista, e sócio do clube que frequento, como ele e o irmão. Fizemos alguns passeios juntos, mas sofreu um sério acidente anos atrás, ficou internado por um bom tempo e se recuperou. Não pilota mais, ficou traumatizado. Marcelo, não o conheço de fato e o vi algumas vezes no clube; não é motociclista.

A sucinta descrição acima serve para que possa relatar a cômica e inesperada situação ocorrida outro dia, envolvendo-nos.

Estava no clube conversando com um amigo, quando vejo um dos gêmeos caminhando pelo corredor em que papeávamos. Fiquei apreensivo, pois não sabia se era o Mauricio ou o Marcelo. Na última vez que tal situação ocorreu, era o Marcelo. Ele me olhou, eu a ele, deu um leve aceno com a cabeça e seguiu em frente. Indeciso, perguntei-lhe:

-Você é o irmão do Mauricio, não é?

Ele parou, voltou o olhar maroto para mim e me respondeu rindo:

- Sou o Mauricio! Não está me reconhecendo, seu maluco? Marcelo é totalmente diferente.

Dei uma enorme risada, pois como disse, são iguaizinhos - um a foto do outro. Fui cumprimentá-lo e começamos a conversar longamente, saber como estava, se voltara a pilotar e outros assuntos. Não nos víamos há muito tempo.

-Nunca mais andei de moto, depois do acidente! E você, continua maluco desembestado por aí? Cuidado hein!

-Ah, é uma cachaça, não dá pra largar não – respondi com ele indo embora.

No dia seguinte no vestiário recém saído do banho, também conversando com um amigo, quando passa por mim um dos gêmeos. Caramba, não nos víamos há tempos, agora em dois dias, duas vezes? É muita coincidência! - pensei.

Apreensivo, pois era indistinguível qual deles seria, mas achei que fosse o Mauricio. Nos entreolhamos, mas ele não parou. Eu o chamei:

- Maurício? De novo nos encontramos?

Ele se virou e me disse rindo jocosamente:

-Sou o Marcelo! Maurício é totalmente diferente.

-Caramba! Não acredito! Ontem, encontrei com ele achando que era você. Hoje, achei que era ele e é você. Está difícil de acertar.

Rimos os três. Ele saiu do vestiário e eu contei ao amigo o que acontecera, que me respondeu:

-É um perigo não acha?

-Pois é, como me enganaram, e me enganam. E se acham diferentes!

Fernando Ceravolo
Enviado por Fernando Ceravolo em 16/02/2024
Reeditado em 16/02/2024
Código do texto: T8000516
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.