Matemática, Agiotagem e Uma Carreira Encerrada

Colaram panfletos nos postes:

"R$ 2.200,00 TE AJUDARIA HOJE?"

Taí, ajudaria, pensei. Havia um número de telefone também. Liguei.

- Alô!?

- Alô! Vi o panfleto nos postes. Dois mil e duzentos reais me ajudariam hoje...

- Pois não! Maravilha! Como o senhor gostaria de pagar? Doze parcelas de trezentos reais, ou vinte e quatro de cento e oitenta?

- Parcelas? Um momento... Escute, estou fazendo as contas aqui... Doze de trezentos dá R$3.600,00. Mais de 63% de acréscimo em um ano. Vinte e quatro de cento e oitenta, totalizariam praticamente cem por cento de acréscimo no final de dois anos.

- Isso mesmo, mas o importante é que são parcelas que "cabem" no seu bolso.

- Hum...

- Alô?! Afinal, o senhor vai ou não querer o empréstimo?

- Empréstimo? Ah, sim, me diga o seguinte: se eu emprestar R$2.200,00 pra vocês, quanto me pagam por mês? Pode ser até um prazo mais longo... Quarenta e oito, sessenta meses...

- Não, senhor. Estamos aqui para emprestar, não para pedir emprestado.

- Mas eu ofereço taxas bastante atrativas... Vinte e cinco, vinte por cento ao ano... Já me parecem bem interessantes.

- Senhor, desculpe, preciso desligar.

E foi assim que a minha carreira de agiota terminou antes de começar. Uma pena, R$2.200,00 seria um bom capital inicial...

GEORGES
Enviado por GEORGES em 17/04/2024
Reeditado em 22/04/2024
Código do texto: T8043782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.