O Balconista

O BALCONISTA

Fernando era balconista de uma loja de calçados, cujo salário que recebia era bem modesto e mal dava para pagar as suas despesas.

Residia numa pensão, dividindo o quarto com mais dois companheiros. Tinha bastante dificuldade para controlar o salário pois, além dos seus gastos obrigatórios, ainda ajudava sua família no que era possível.

Certo dia, ao entrar num bar próximo à loja em que trabalhava, sentou-se em um dos bancos sob o balcão para tomar um cafezinho, ao lado de um rapaz que também tomava o seu cafezinho com naturalidade.

Após alguns minutos, Fernando e seu colega de cafezinho passaram a trocar algumas palavras, entre outras coisas, teciam comentários sobre o sabor gostoso do café.

Daquele dia em diante o encontro dos dois colegas no café, tornou-se uma rotina, transformando-se em uma grande amizade. O colega de Fernando, chamava-se e Rodrigues e trabalhava na Bolsa de Valores. Era um excelente entendedor do assunto de compra e venda de ações na Bolsa e outras aplicações financeiras.

Rodrigues, que era um grande entusiasta, não cansava de induzir Fernando a fazer economia para comprar nem que fosse um pequeno lote de ações, com a sua ajuda e orientação.

Fernando, que não entendia nada do assunto, porém, entusiasmado com a idéia passou a guardar o pouco que lhe sobrava até juntar uma razoável quantia, para fazer as primeiras aplicações aconselhadas por Rodrigues.

Decorridos alguns anos, Fernando já havia acumulado boa soma em dinheiro, proveniente de suas aplicações na Bolsa. Não era esbanjador e tinha grande visão de negócios. Com o tempo, acabou por comprar uma parte do estabelecimento em que trabalhava, tornando-se sócio do seu ex- patrão.

Mas Fernando não parou por aí, algum tempo depois comprou a parte do sócio, vindo a ser o único proprietário do negócio.

Aos poucos, Fernando foi adquirindo novos estabelecimentos, até formar uma grande rede de lojas. Já podia considerar-se um homem rico, pois além de tudo, mantinha uma boa conta bancária e grande quantidade de ações da Bolsa, sem contar os imóveis que aos poucos, fora adquirindo.

Fernando sentia-se feliz por ter uma vida tranqüila e praticamente, sem problemas, contudo, sentia um grande vazio na sua vida, estava sempre a recordar do seu amigo Rodrigues, sabendo-se que ele era a principal figura responsável pelo seu sucesso. Sem o seu incentivo e orientações para os primeiros negócios na Bolsa, talvez hoje ele ainda seria empregado de loja.

Pensando nisso, ele chamou um de seus funcionários e passou-lhe a incumbência de descobrir o paradeiro do seu amigo, o que ele fazia, onde trabalhava e como se encontrava a sua situação financeira do momento, haja vista não ter notícias dele há muitos anos.

Nesse meio tempo Rodrigues ganhara bom dinheiro, porém por ser um tanto esbanjador gastando onde não devia acabou por perder tudo, inclusive a perda do seu emprego na Bolsa.

Depois de descoberto seu endereço e, sabendo da sua real situação, Fernando ao invés de ficar triste, mostrou-se alegre e satisfeito com a notícia. Chamou um de seus empregados determinando que fosse busca-lo onde ele estivesse.

No escritório de Fernando, já se encontravam seu Advogado, Tabelião e um escrevente. Nem Rodrigues, nem ninguém da empresa sabiam do que se tratava aquela reunião, a não ser o Advogado, o Tabelião e Escrevente e o próprio Fernando.

Ao chegar, Rodrigues cumprimentou Fernando com muita alegria e satisfação por ver um amigo que há muito tempo não tinha notícias. Trocaram algumas palavras, passando a rememorar alguns acontecimentos da época dos cafezinhos, porém, ignorava o real motivo por que fora chamado para uma visita.

Depois de algum tempo, abraçado ao amigo, Fernando apresentou para ele o Advogado e o Tabelião, dizendo: “De hoje em diante você será meu sócio em uma de minhas lojas e não aceito nenhuma negativa sua”.

Diante da surpresa e admiração do amigo, Fernando exclamou: “Tudo o que tenho devo a você, portanto, estou pagando uma dívida e ao mesmo tempo vou ter novamente sempre a satisfação de saborear um cafezinho com o meu melhor amigo. É só assinar o livro que já está pronto aguardando a sua assinatura.

Após assinar o livro, Fernando o abraçou e disse:

Vamos tomar um cafezinho.

Luiz Pádua
Enviado por Luiz Pádua em 03/02/2008
Código do texto: T844321