Lembrança do Zé Figueira...

Morreu a pouco tempo em minha cidade um senhor que sempre foi chamado de Zé Figueira, com o qual eu tive o prazer de conversar e de ouvir as histórias algumas vezes.

Zé Figueira era benzedor, pescador, caçador e namorador: chegou a viver com três mulheres na mesma casa e tinha mais de 18 filhos, além disso, durante uma gincana na cidade, foi o vencedor do concurso de pai que tinha a maior diferença de idade do filho; ele com 72 anos e o filho mais novo com 5.

Ele gostava de pescar no lago Maracá, um lindo lago urbano da nossa cidade de Guaíra-SP, e sempre levava consigo seu gato de estimação. Um dia após uma corridinha ao redor do lago, parei para perguntar se estava pegando ou pelo menos puxando; e ele disse:

_ Eu não peguei nenhum, mas o gato, já tirou 2 de dentro da água.

E eu perguntei novamente:

_ Como ele pegou o peixe dentro da água?

E ele disse:

_ O bichano iscou uma minhoca na unha e pescou o carazinho, rapaz !

Como não acreditar?

Outra estória sua, é que saiu para caçar em uma noite de lua clara e depois de várias horas sem conseguir acertar nada, chegou até a beira de uma lagoa e avistou uma paca do outro lado da mesma. Ele então pegou sua winchester .22, mirou e apertou o gatilho, com o barulho, pulou um tucunaré da lagoa, que foi atravessado pela bala, sendo que a mesma, parou no crânio da paca !!! Não bastasse, olhou para o céu e quando foi juntar as mãos para agradecer a Deus, passou um paturi que foi apanhado sem querer, e o Zé Figueira acabou enchendo a capanga de caça.

Eu realmente adorava suas "estórias" e pouco tempo atrás, encontrei-o tomando uma gelada num bar da cidade, e como estava passando um jogo do Vasco, e o Romário acabando de marcar um gol, ele se virou para os outros fregueses e disse:

_Aí, o Romário só joga bola até hoje por minha causa !!!

Então, um dos ouvintes perguntou:

_Por sua causa? Conta essa estória direito...

Daí o Zé Figueira começou:

_Um dia, parou um carrão em frente da minha casa, importado, e saiu um homem de terno e disse que o Romário tava dentro de carro e precisava de curar o joelho, eu então, botei ele pra dentro do barraco e fiz uma reza e um emplasto de ervas, que curou o joelho dele, e é por isso que vocês tão vendo ele aí, fazendo gol.

E o cara quis sacanear:

_E quanto você cobrou?

O Zé Figueira ficou sério e disse:

_Não cobrei nada, mas ele me deu uma "gorja" de 3.000 contos !!!

Realmente era legal escutar isso, e olha que eu conversei pouco com ele, e sei que tem muito mais...Mas agora, não tem mais jeito, é só se contentar com a lembrança desse personagem guairense.

BORGHA
Enviado por BORGHA em 02/04/2008
Reeditado em 03/04/2008
Código do texto: T927905
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.