24 hs de uma mulher que trabalha apenas meio período...

Cheguei em casa, exausta por mais um dia de trabalho!

Li meus e-mails e lá estava:

Oi minha amiga! Desculpe o sumiço, mas minha vida está uma correria...

E na minha constante pressa fui logo onde estava:

-Mas está tudo bem.

Ótimo isso que me interessa.

Corro para fazer o jantar, coloco roupas na máquina, passo algumas, enquanto as filhas estão tomando banho e se trocando para a janta e dormirem, já coloquei as roupas nas camas para elas, pego as agendas escolares para saber se tem algum recado para mim.

Com alegria e alívio não tinha nenhuma reclamação, lição atrasada ou mesmo algum elogio...

Pego os cadernos e com pressa olho até as últimas lições.

Enquanto puxo assunto com elas para me informar sobre o dia delas, vou guardando as roupas passadas e cuidando a comida no fogo...

Elas começam os deveres de casa, reclamam que estão cansadas;

Ai me lembra que eu também estou exausta e o dia parece não terminar mais...

Vou ajudando-as e vamos brincando, com um suquinho para refrescar.

Elas terminam as tarefas...Amanhã podem descansar pela manhã, enquanto não chega a hora de sairmos.

Nisso chega o marido, também exausto...As meninas pulam em seu pescoço, quase o derrubam; ele mesmo estressado se deixa envolver pela alegria e brincadeiras delas.

Enquanto eles brincam, eu vou dar comida e água limpa para os nossos bichinhos, lavar o quintal.

A janta está pronta, coloco a mesa.

-Vamos jantar!

Jantamos, o marido vai para o computador.

Eu limpo a cozinha, peço para as meninas irem para a cama, pois amanha temos nossa rotina novamente arruma as camas e as deito, as beijo, às vezes ainda conversamos mais um pouco, as vezes conto uma historinhas...Eu cada vez mais cansada...

O marido reclama que está exausto! Toma banho e coloca a roupa que eu já deixei pronta para ele, arrumo a cama, e ele vai deitar-se.

Puxa acho que agora vou conseguir:

Tomo banho e estou pronta para deitar...

Quando...

-Mãe, estou com sede!

Nossa nem deu tempo de deitar , penso em mandá-la buscar, mas me lembro que ela não gosta do escuro!

e me levanto e já pergunto:

-Alguém quer mais alguma coisa?

Todos querem água.

Trago a água, estou tão cansada que nem os copos conseguem levá-los de volta... Deixo encima do criado-mudo...

Deito, o marido reclama que está cansado! Eu lhe digo que estou exausta, ele assustado me diz:-EXAUSTA???!!!!! Mas você trabalha só meio período?!... Nem respondo.

Já são quase 23:30 hs. Ainda não durmi, aguardo o filho mais velho que irá chegar da faculdade.

Escuto a porta abrindo e me levanto, para recepcioná-lo.

Vejo o cansaço estampado em seu rosto, mas ele está feliz e automaticamente fico também...

Coloco no microondas o prato que já havia deixado pronto. Ele carinhosamente me diz: -Oh, mãe! Ainda esta acordada? Deixa que eu me viro, você está tão cansada.

Puxa alguém notou o MEU cansaço!!!

É incrível esse meu filho! Nisso não consigo deixá-lo jantando sozinho...

Conversamos um pouco, ele está começando a namorar uma moça da faculdade, quero saber os detalhes...

Ele vai para o banho.

Eu me despeço desejando que sonhe com os anjos!

Finalmente vou dormir!...

Deito, mas o cansaço é tanto que o corpo demora em se ajeitar no colchão.Finalmente consigo me aquietar.

Todos em casa sãos e salvos e já dormindo, vou fechando os olhos...

quando a luz acende:

-Dou um pulo! Era a caçulinha; - mãe estou com medo!

-Medo? De que?

Tive um pesadelo e o monstro quer me pegar.

Puxa! eu estava tão cansada! contei até dez (um pouco mais) para não brigar:

- Vem deita aqui! Assim eu te protejo...Ela se acomodou...Mas eu não, mesmo assim os olhos se fecharam, mas não consegui dormir direito, sobrou pouco espaço...

Se eu acordá-la é pior, levá-la no colo? Está grande não dá mais, acordar o marido...Nem pensar.

Levantei-me e fui para a cama dela, acho que agora consigo...

Passo os olhos pelo relógio marcam 2:30 hs. Nossa as 5:30 hs tenho que estar de pé.

Deito e durmo, finalmente...

O relógio desperta: rápida para não acordar mais ninguém, desligo e levanto, nossa não descansei e ainda está a maior chuva.

Vou para a cozinha preparo o café a mesa as 6:00 hs acordo o mais velho que vai trabalhar já com um cafezinho para despertá-lo ele vai para o banho, eu preparo sua roupa.

Com mais um cafezinho acordo o maridão:

- Ele com a voz alta, pois de manhã parece que tem um megafone; -Bom dia, amor! E leva o maior susto com a pequena que esta ao seu lado quando faço sinal de psiu! Levanta-se entra no banho eu preparo sua roupa.

Enquanto o mais velho está tomando seu café.

Sento um pouco na mesa, para olhar meu filho, um homem feito, lindo, tão responsável, tenho o maior orgulho o maridão entra na cozinha para tomar seu café.

Os dois se cumprimentam com tanto carinho, afinal é praticamente esse minutinhos que se vêem durante a semana.

Meu filho sai para o trabalho no beijando na testa. Eu o agarro encho-o de beijos, ele fica bravo, mas já acostumou...Despede-se e vai, retornará para casa por volta das 23:30 hs ás 23:45 hs.

Maridão e eu tomamos cafés juntos, conversamos um pouco, contamos os planos do dia, acertamos o que irá ser pago, trocamos alguns carinhos e ele vai, afinal tem que abrir o comércio.

Eu já volto para a cozinha limpo-a, coloco outras roupas na máquina, vou arrumar a cama do filho e a que eu dormi, já pensando o que vou fazer para o almoço?

Tiro o pó da casa, passo o aspirador, e volto para arrumar a mesa para as meninas tomarem seu desejum. Quando ouço:

-Oi mãe! Estou com sono!

É a caçulinha que acordou com o meu movimento pela casa...

Eu a olho ela de pantufas e pijama, lembro de quando era meu bebê..hoje já é uma pré-adolescente 11 anos, nossa como passa....

Digo para voltar para a cama e dormir mais um pouco, mas ela me responde que está com fome.

Então vem que o café está pronto. Ela se senta e diz: - Eu não quero tomar sozinha..

_Oh, meu amor, não está sozinha estou aqui...Bem aqui.

- Mas não na mesa...Respiro fundo e sento, louca para levantar pois o relógio está correndo e eu ainda tenho tanto para fazer...

Espero ela se acalmar, vou falando, mesmo sabendo que nem está me escutando...Pois essa idade é assim...

E vou enxugando e guardando a louça, limpando o fogão...

-Nossa já são quase 9:00 hs. Passa muito depressa...

Vou despertar a outra princesa. Essa é difícil de acordar, e sempre desperta de mau-humor, nos primeiros dez a vinte minutos é aconselhável nem lhe dar bom-dia!

Começo a arrumar o meu quarto, ainda tem que chamá-la mais umas três vezes para se levantar.

A pequena já está no banho, arrumo sua roupa para se vestir, só falta a outra se levantar e arrumar a sua cama.

A caçula sai do banho, começa a se vestir, como sempre, reclamando que não gosta da roupa que peguei.

-Mas minha filha é tão pouco tempo, logo vai colocar o uniforme...-Nossa! O uniforme tem que passar corri para passar os dois!

E o relógio não pára...Não me dá um tempo...Já são 10:00 hs.

-Vamos filhinha, por favor!Levante já estou atrasada, vamos!

Com relutância ela vai para o banho, arrumo sua roupa, vou olhar a comida no fogo. Arrumo a mesa para ela tomar o café, volto, consegui passar um uniforme, ela sai do banho a pequena está na T.V. Ela reclama também da roupa e troca a blusa, deixando a outra jogada na cama e vai pro café.

Guardo sua blusa e enquanto ela toma o café o humor vai voltando, nesse tempo coloco a roupa no varal e vou respondendo o que ela me pergunta.

Arrumo de novo s cozinha, passo o outro uniforme, arrumo as duas mochilas, pois até a hora da escola ficam com minha mãe.

Dou água e comida para os bichinhos, limpo a sujeira.

Vou para o banho!

- Que roupa vou colocar? Abro o guarda-roupa, mas não tenho tempo para pensar, mas em quanto penso faço minha maquiagem e arrumo o cabelo, nisso decidi e me visto, ufa! Acho que estou bem.

- arrumo o almoço para o maridão, pois o mesmo não gosta de comer comida de restaurante durante a semana.

Verifico se não esquecemos de nada, se esta tudo em ordem e fogão apagado...

- Vamos meninas!

Entramos no carro e vou para o meu serviço de meio-período...

Paro enfrente a casa de minha mãe, ela vem toda sorridente nos acolher.

-Bom dia mãe!e beijo-a com carinho, estou atrasada como sempre.

-Calma filha entra um pouquinho vem tomar um cafezinho.

-Não dá estou atrasada!

Beijo as meninas e minha mãe, desejando que fiquem com DEUS.

Passo na oficina do marido e deixo o almoço que ainda está quentinho.

Nos beijamos e vou para o trabalho.

Olho no relógio 11:30 hs, o trânsito resolveu parar...O relógio voando...

Consigo chegar 5 min, adiantada, ufa, que alívio!

Vou à toalete me ajeito um pouco e vou para minha sala direto para o computador.

Sou assistente do presidente de uma multinacional que possui várias filiais, lojas e a matriz em LONDRES.

O patrão já foi par o almoço, começo o meu serviço:

Primeiro contas a pagar e a receber.

E-mails recebidos, responde algum, imprimo outros para o Sr. Carlos, o telefone não pára:

Anoto recados, transmito outros, clientes reclamando, gerentes de bancos querendo marcar visitas... Gerentes das filiais fazendo pedidos de materiais querendo saber resposta do e-mail, gerentes das lojas reclamando que não receberam as mercadorias...A ala de transporte reclamando que precisam de mais motoristas...

Temos uma reunião às 13:30hs. Agendada. Ligo para o celular do Sr. Carlos afinal já são 13:15 hs par lembrá-lo da reunião...Enfim vamos a reunião, anoto tudo, após a reunião ele se tranca em sua sala.

Eu chamo minha auxiliar e anotamos os pedidos, sugestões e reclamação dos gerentes que participaram da reunião, hora de responder os e-mails, Sr. Carlos, deixa uns por minha conta, outros me dita o que quer e outros ele mesmo irá responder.

Nisso a escola da caçula me liga:

- ela está com febre!

- Oh meu Deus!

Ligo para minha mãe perguntando se ela pode ir buscá-la? É pertinho de sua casa.

-Lógico filha já estou indo...

-Obrigada mãe, por favor, dê um antitermico para ela! Muito obrigada e qualquer coisa me ligue.

Ligo para o médico e já marco a consulta.

Solicito ao sr. Carlos se posso sair 15 minutos. Antes, pois minha filha está doente?

Ele como bom pai que é, me deixa sem problemas...

Aviso minha auxiliar que esses quinze minutos ela vai ficar no meu lugar, anotando tudo, qualquer problema para me ligar no celular.

Continuo o serviço, pois não posso parar, Vários setores dependem do meu ok para continuarem.

Ligo e aviso o marido, se ele chegar antes de nós, por favor, já vai esquentando a janta.

Chegou a hora me despeço e vou.

Passo na minha mãe para pegar a minha pequerrucha, passo na escola e pego a outra princesa e vamos a consulta.

Graças á DEUS é só inflamação de garganta, já passo na farmácia compro o remédio e finalmente chego em casa.

As meninas vão para o banho, arrumo os pijamas, resolvo fazer uma sopa para a caçula que está enjoada, coloco no fogo, ponho roupa na máquina, nisso chega o marido, como sempre exausto...

Vai direto ver as meninas e a caçula que está toda dengosa...Com certeza será uma noite praticamente em claro...

Recomeço pela terceira ou quarta ou quinta, já perdi até as contas...

Meu próximo período de trabalho.

Mas que bom que trabalho só meio período...

autora: (Cyda Ferraz)

Cyda Rigamonti
Enviado por Cyda Rigamonti em 14/05/2008
Código do texto: T989314
Classificação de conteúdo: seguro