O VALE DOS SENTIMENTOS - Outra versão da história que gostei .

O VALE DOS SENTIMENTOS

Havia um lugar chamado Vale dos Sentimentos e lá moravam a Alegria, a Tristeza, a Sabedoria, a Determinação, Vaidade, Orgulho, e outros mais. Possuíam temperamentos antagônicos, mas se respeitavam e viviam harmoniosamente.

Um pouco mais distante, na última casinha, morava o mais belo de todos os sentimentos, o Amor!

A sua harmonia transmitia viva impressão de deleite e admiração – e era visto como coesão universal. Ele compreendia os demais sentimentos em sua totalidade.

Quando um temporal inesperado atormentava os sentimentos, quebrando os vitrais das ilusões, - as fúrias dos ventos açoitava a alma, recebiam dele, carinho, compreensão, aquele abraço de força moral; firmeza.

Apreciava a beleza da árvore, se encantava ao ver o sol encaminhando para trás das montanhas, admirava as belezas da Terra; o encanto de um sorriso, a paixão, a pureza das crianças, - “Homens do futuro”, a rebeldia dos adolescentes, o pobre, o rico, o jovem, o velho, o bom ou ruim; Possuía Sabedoria na paciência, elevação da auto-estima, esperança de dias melhores, prazer em novos planos..

Para o Amor não existia o “Gosto deste sentimento ou Não gosto daquele sentimento” enfim - aproximava as criaturas e as transformava em Luz!

Eis a biografia do amor

No mesmo vale havia um castelo.

Neste castelo morava o sentimento que não tinha nada de bom.

Era o lar da Raiva! A megera possuidora de experiência afetiva de desprazer; tristeza, agressividade, frustração, motivada por alguma rejeição sofrida, - era inimiga do amor. ..

Vivia só, não se aproximava dos moradores do vale, e quando acordava de mau humor espalhava pelo ar sua energia primária, danificando a beleza da região.

Certo dia ela argumentou o plano de por fim a vida do amor.

Foi até Foi até o calabouço, utilizou analogias mágicas e preparou a poção, do - estraga prazeres!

Logo, logo, a fumaça deste feitiço se ergueu transformando atmosfera em agitação violenta, suscitando chuva de granizo, vento, raios e trovões.

Os sentimentos foram alertados pela periculosidade e correram para se proteger.

O Egoísmo foi o primeiro a se esconder, - deixando todos para trás;

Alegria deu risadas de alívio, por se salvar em tempo veloz;

A Riqueza recolheu tudo o que era seu, antes de se abrigar;

A Tristeza, a Sabedoria... A Vaidade... , conseguiram alcançar as suas casas com seguração, - menos o Amor. Ele estava tão preocupado em ajudar os outros sentimentos, que acabou ficando para trás.

Então uma coisa ruim aconteceu: Um raio cortou os céus. Ouviu-se um estrondo gigantesco e um corpo caiu ao solo. O Amor havia sido atingido A raiva deu sua tarefa por cumprida e foi para casa descansar.

Quando a tempestade passou, os sentimentos puderam abrir suas janelas, e ao saírem, - sentiram uma coisa diferente no ar que se mantinha tristonho, amuado!

-Que aconteceu com o amor? - perguntavam entre si

-Está imóvel, inexpressivo...

- Será que morreu?

Nesse momento a Tristeza começou a chorar; o Orgulho não aceitava, dizia que era fraude; A Riqueza afirmava que era um desperdício;

A Alegria pela primeira vez, verteu lágrimas pelos olhos.

Então algo misterioso tomou forma entre o grupo provocando o desentendimento, e a querela principiou. O amor não estava presente para uni-los

Ao meio da discussão calorosa perceberam que alguém os fitava com bastante atenção, observando o conflito desnecessário, contrário à iniciativa de conceber ajuda aquele que estava em perigo.

Ali estava um ser desconhecido, com a cabeça coberta por capucho! .

Ele se ajoelhou à frente do Amor... Tocou-o calmamente, e seus olhos se abriram.

Os sentimentos surpreenderam, e maravilhados exclamaram:

Ele não morreu. O amor não morreu! - gritaram em conjunto.

Foi então que todos puderam ver o rosto do estranho.

Ele era ela, uma mulher, e linda, seu nome era Compreensão.

Realizaram a cerimônia de evocação bendizendo o Amor, porque o Amor estava vivo e sempre estará!

Força alguma poderá acabar com o amor, enquanto a Compreensão estiver ao seu lado para ajudá-lo.

Assim a paz voltou a reinar no Vale dos Sentimentos. O Amor e a compreensão se casaram e tiveram seis filhos.

Os nomes deles são: Tempo, Experiência, Perdão, Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

E moram juntos hoje e para todo o sempre no Vale dos Sentimentos, bem lá no fundo daquele lugar que se chama CORAÇÃO.

Marília
Enviado por Marília em 26/05/2008
Código do texto: T1006305
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.