ESPECIAL PARA O DIA NOS NAMORADOS

 

 

A sabedoria dos Índios Sioux.

 

 

 

Conta-nos uma velha lenda dos Índios Sioux que, uma vez o valente guerreiro Touro Bravo, aliás, o mais valente e honrado entre todos os guerreiros e Nuvem Azul, a filha do Cacique, uma das mais formosas mulheres da tribo, chegaram de mãos dadas até a tenda do velho feiticeiro da tribo.

- Nós nos amamos e vamos nos casar, disse o jovem guerreiro.

E nos amamos tanto que queremos um feitiço, um conselho ou um talismã.

Alguma coisa que nos garanta que poderemos sempre ficar juntos. Que nos assegure que estaremos um ao lado do outro até encontrarmos a morte.

- Diga-nos velho e sábio feiticeiro, existe algo que possamos fazer para alcançar os nossos desejos?

O velho feiticeiro ao vê-los tão jovens e tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra sábia, disse-lhes:

- Tem uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada.

- Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte desta aldeia e, apenas com uma rede em tuas mãos, deves caçar o falcão mais vigorosos do monte e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia.

- E tu, Touro Bravo, continuou o feiticeiro, deves escalar a montanha do trono e, lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias, mas somente com as tuas mãos e uma rede deverás apanhá-la trazendo-a para mim, viva!

Os jovens se abraçaram com ternura e logo partiram para cumprir a missão recomendada e, no dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro os dois esperavam com as aves dentro de um saco.

O velho feiticeiro pediu que, com cuidados, as tirassem dos sacos e viu que eram verdadeiramente formosos exemplares.

- E agora o que faremos? Perguntou o jovem.

- As matamos e depois bebemos a honra de seu sangue?

Propôs a jovem:

- Ou cozinhamos e depois comemos o valor da suas carnes?

- Não disse o feiticeiro!

- Apanhem as aves e amarrem-nas entre si pelas patas com essas fitas de couro.

Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.

O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros,

A águia e o facão tentaram voar, mas apenas conseguiram saltar pelo terreiro.

Minutos depois, irritadas pela incapacidade de vôo, as aves se arremessaram entre si bicando-se até se machucarem.

E o velho feiticeiro disse:

- Jamais se esqueçam do que estão vendo, este é o meu conselho!

- Vocês são como a águia e o falcão.

- Se vocês estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão se arrastando, como também cedo ou tarde começarão a se machucar.

Acrescentou ainda o feiticeiro:

- Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados.

 

 

Nota: Li esse conto num almanaque de farmácia, cujo autor é desconhecido.

 

 

 

 


Eráclito Alírio da silveira
Enviado por Eráclito Alírio da silveira em 12/06/2008
Código do texto: T1030442