UM CENTAURO NA AMAZÔNIA

                           (Hull de La Fuente)



Cap. V



Kirone ouviu as palavras do silvícola e entendeu o motivo de sua passagem pelo planeta Terra. A força do canto de lamentação do índio tinha chegado aos deuses, e aqueles compadecidos, o tinham desviado de sua missão para ajudar a primitiva criatura.
 
Só podia ser esta, a explicação para encontrar-se naquele lugar. A missão que fora conferida aos dois casais de centauros, de povoar a nova Tessália num planeta que estava se formando, certamente podia esperar.

_Meu nome é Kirone. É uma homenagem ao primeiro rei dos centauros, Quirão. Quirão viveu aqui na Terra, numa região da Tessália, da qual acabei de falar.

– O que fez o primeiro rei de vocês, pra merecer a honra de você imitar o nome dele, jovem homem-cavalo?

– Quirão era um sábio, amigo de deuses e humanos. Foi professor de muitos heróis gregos como Aquiles e Jasão e tantos outros heróis lendários. Ensinava música e medicina. Ele foi ferido por ocasião da visita de seu amigo Heracles ao centauro Folo. Heracles teve sede e pediu vinho a Folo, mas Folo abriu o tonel de vinho onde todos os centauros bebiam. Existiam os centauros que não eram imortais e que quando bebiam se tornavam violentos, estes centauros, ao sentirem o odor do vinho caíram de assalto sobre o visitante e sobre o próprio Folo.
 
Heracles resistiu ao assalto e matou alguns deles, os outros fugiram e se refugiaram na gruta do Rei Quirão, que, ao ouvir tanto barulho saiu pra ver o que estava acontecendo, mas justo naquele momento Heracles disparou uma flecha envenenada com o sangue da Hidra de Lerna. A flecha atingiu o joelho de Quirão. Heracles ao ver o amigo centauro ferido, correu em seu socorro, mas nem ele nem a própria capacidade de Quirão podiam salvá-lo, pois a ferida jamais poderia ser curada.
 
Embora conhecesse muito bem medicina, Quirão nada podia contra o veneno contido no sangue da Hidra. O ferimento lhe causava muita dor e ele não tinha paz. Quirão estava condenado ao sofrimento eterno, porque era imortal. 

Zeus, o rei dos deuses e meio irmão de Quirão, autorizou Prometeu, um mortal, a substituir Quirão na imortalidade, pondo fim ao sofrimento do rei dos centauros. Zeus, entretanto, não se conformando com a morte de Quirão, o transportou para o cosmos e o transformou numa constelação.
 
Nós, os centauros de agora, vivemos todos na Constelação de Centauros. Somos pacíficos, desde que não nos 

Continua...
Hull de La Fuente
Enviado por Hull de La Fuente em 09/09/2008
Código do texto: T1169847
Classificação de conteúdo: seguro