O ESPÍRITO DO NATAL

O ESPÍRITO DO NATAL

A história que vou lhes contar aconteceu a muito,muito tempo atrás. No extremo do Pólo Norte, onde não havia mais saída, existia um vilarejo, que de tão distante, não constava nos mapas. Seus moradores nunca recebiam cartas, pois ninguém sabia onde ficava Esperança.

No final da vila havia uma pequena e graciosa casinha branca. Ela tinha janelas vermelhas, lareira e chaminé que estava sempre exalando o cheirinho de tortas de maçã. Nela vivia o morador mais antigo de Esperança, o Sr. Noelbranskivalesk. Não se sabe ao certo quando ele chegou por lá e nem quantos anos ele tinha, apenas que era um homem de estatura mediana, corpo avantajado, para não dizer gordo, uma enorme barba branca, feições delicadas e um sorriso encantador. O Sr. Noelbranskivalesk andava por todo vilarejo levando palavras de amor e alento a quem necessitava. Estava sempre pronto a ajudar. Para ele não havia hora, cansaço ou depois. Porém, era das crianças que Noelbranskivalesk mais gostava de se ocupar. Suas tortas de maçã faziam a festa da garotada que nem piscavam os olhos, de tão atentos as suas alegres estórias com final feliz. Assim, com o passar do tempo, todos no vilarejo começaram a chamá-lo de Papai Noel.

Aquele ano, para os moradores de Esperança, tinha sido muito difícil. O inverno rigoroso não favoreceu a caça e a pesca. Com a aproximação das festas do fim do ano, a apreensão aumentava, pois a ceia em família estava fortemente comprometida. As crianças não receberiam roupas novas feitas das peles dos animais; as mulheres não se reuniriam para praticarem suas habilidades manuais como de costume e os homens, ao redor da lareira, não teriam feitos heróicos para contar de suas caçadas.

Papai Noel sentia a aflição que tomava conta de Esperança, mas como ele era um homem que confiava na providência Divina, não deixou-se abater pelo desanimo. Ele sabia que são nos momentos de dificuldades que Deus mais se aproxima dos homens e fica tão perto, que quando chamamos por Ele, podemos sentir sua Presença. O problema é que os homens, quando se vêem atendidos em suas súplicas, logo seguem adiante nas ocupações diárias e esquecem de continuar conversando com Deus.

Foi com essa certeza, naquela quarta-feira, véspera da festa da natividade, que Papai Noel saíu pelo vilarejo convidando os moradores para uma conversa. Aos poucos foram chegando os mais velhos seguidos das crianças e mulheres, logo estavam todos reunidos e Papai Noel começou a falar:

- Estamos na véspera da maior festa cristã, onde comemoramos o nascimento do Filho de Deus. Uma Criança que nasceu do grande amor de Deus por todos nós. Um amor sem fronteiras, sem limites ou preconceitos. Um amor que veio para servir a quem O aceita e que encarnou no Bendito Fruto chamado Jesus. Portanto, é um momento para alegria, para darmos graças, porque Deus, através de seu Filho Jesus, nos deu o caminho para chegarmos até Ele. Porém, apesar do sacrifício que esse amor teve que passar por nós, ainda esquecemos Dele a todo momento, entorpecidos com nossas preocupações. Mesmo passados mais de dois mil anos, ainda não aprendemos a confiar e nos entregar sem medos nos braços desse amor. Muito embora, não consigamos entender seus caminhos, ele sempre nos leva ao que é melhor para nosso crescimento espiritual. É na festa do Natal que somos mais uma vez, convidados para aceitá-lo em nossas vidas. Portanto, esqueçamos nossas vontades mundanas, e exultemos com a graça de receber e vivenciar o Espírito do Natal.

Assim, o povo de Esperança, voltou para suas casas com a paz no coração que só o amor de Deus pode nos dar. E daquele dia em diante, o mundo ficou conhecendo o bom velhinho, Noelbranskivalesk, como Papai Noel e ele ficou para sempre ligado a festa de Natal.

IAKISSODARA CAPIBARIBE.

IAKISSODARA CAPIBARIBE
Enviado por IAKISSODARA CAPIBARIBE em 11/11/2008
Código do texto: T1278180