Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Rei e o Príncipe

            Era uma vez, um rei muito esforçado, mas de pouca sabedoria. Ao nascer seu filho, disse para si: “Este mundo é um infindo sofrer. Vou livrar o meu filho das dores deste mundo”. Assim, o rei passou a proibir seu filho de correr, para que não viesse a se machucar. Quando o príncipe cursava a escola, o rei fazia suas tarefas, para que seu filho não viesse a se frustrar. Quando o príncipe acompanhava uma guerra, o rei lhe proibia de lutar. Quando o príncipe tinha de tomar uma decisão administrativa, o rei indicava qual decisão tomar, para que o seu filho não corresse o risco de falhar.
            O príncipe casou-se, e também teve um filho. No entanto, ao invés de fazer como o seu pai, permitiu ao seu filho sentir a dor e o sofrimento deste mundo. Às vezes, o filho do príncipe corria e caía. Às vezes, o filho do príncipe se frustrava na escola. Às vezes, era ferido na guerra, às vezes, fracassava nas suas decisões ao invés de obter sucesso.
            E o rei disse ao príncipe: “Filho, livrei-te das dores e dos sofrimentos deste mundo, mas ao teu filho expuseste a dor e o sofrimento. Ele se machuca, se frustra, é ferido, e falha. O que fizeste dele?”
            E pelo que, o príncipe respondeu: “Pai, tu me aprisionaste. Ao privar-me da dor e do sofrimento, privaste-me de viver. Dor e sofrimento fazem parte desta vida. Viveste tu minha vida, e eu nada vivi. Tu não me livraste da dor. Tu negaste-a para mim. E negando-a, negou-me a vida. Se queres saber o que fiz de meu filho, respondo-te: fiz dele um homem livre”.
Vitor Junior
Enviado por Vitor Junior em 20/04/2006
Reeditado em 22/04/2014
Código do texto: T142081
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Vitor Junior
Maringá - Paraná - Brasil, 36 anos
380 textos (144566 leituras)
5 e-livros (131 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 07:18)
Vitor Junior