'' A MISSAO'' ...de cada um !!!

     ....e antes era so' o caos, foram se formando as nebulosas, os gases, e a vida se completou e nao cai uma so' folha de uma arvore que nao esteja destinado o dia e a hora certa para a folha cair, e tudo tem sua hora....hora de nascer, hora de viver, hora de morrer, hora de comer, hora de defecar, hora de ficar alegre, hora de ficar triste...e assim de hora em hora o circulo da vida se completa, se desintegra, nasce de novo...e vai...vai...vai...sem fim. Eterno. Eternamente.

   E antes da hora da morte, Eulaskia, a ancia da aldeia la' no meio da mata, a mais velha de todo o povo Norlisk, a curandeira, a bruxa, mandou chamar Kiana e seu marido Kroski, queria falar com os dois....chovia 'a cantaros, terra encharcada, pe's descalcos pisando barro...Kiana estava gravida de quase nove meses, seria o primeiro filho e Kroski era o filho do chefe da aldeia...dentro de alguns anos seria talvez o novo chefe e o filho que estava por nascer um dia tambem seria um chefe.....era a tradicao. Eles chegaram, se ajoelharam ao lado de Eulaskia, ela falava baixinho, tinha ja' os olhos embacados, apertou as maos deles e comecou:

....sera' uma menina, coloquem nela o nome de Kiriane....criem para que ela seja o primeiro chefe '' mulher'' da aldeia....ela tera' poderes de curandeira, de bruxa, de adivinhacao....sem ela a aldeia se acabara'.....ela vai morrer de velha, como eu...ela tera tarefas duras pela frente...nao tera' infancia, nem juventude..e quando mulher assumira a chefia...se assim nao fizer nao chovera' mais por aqui, tudo vai virar um deserto, nem animais, passaros viverao por aqui....e o sangue dos antepassados correra' de pedras, as aguas se tinjirao da cor do sangue...ninguem podera' matar a sede....ela nasceu com esta missao, assim tera' que ser.....prometam?...eles prometeram...ela suspirou e se foi.

................e uma noite longa se fez, durante treis dias o sol teimou em se esconder atras de densas nuvens e Eulaskia foi colocada no seu lugar final no terceiro dia...e o sol no quarto dia foi saindo e Kiriane tambem....nasceu forte, '' berrando'' como um cabrito novo no pasto.....e foi crescendo.

                Linda, rebelde, lutadora, brava, calma, dengosa, charmosa...ora isto, ora aquilo, sabia levar a vida....nao mentia, nao enganava, era firme, queria...queria....e obtinha...e Kiana e Kroski lhe ensinavam tudo para o dia que ela seria a '' chefa'', a primeira na aldeia do povo Norlisk, grande povo, guerreiro , as terras do povo Norlisk se perdiam de vista, eram donos....terra boa, fertil, tinham conquistado 'a duras penas e muita luta....agora viviam em paz com seus vizinhos...e Kiriane seria a '' nova '' rainha...mas como toda boa rebelde nao aceitava algumas das imposicoes para isto...vivia cavalgando longe, atingindo  os limites das terra, ia sozinha, cacava, passava noites longe da aldeia, e em uma desta saidas para tao longe descobriu..

                Descobriu uma cidade iluminada, diferente gente, um outro costume, uma liberdade que nunca teve nos seus quase vinte anos de vida....gente, gente nas ruas, bazares, mulheres dancando no meio da rua a troco de moedas atiradas no chao, bebados caidos pelas vielas, lugares onde se dancava, bebia, amava.....

                Entrou em um destes lugares, escuro, cheio de fumaca , cheiro do tabaco que os ancioes da aldeia fumavam, mulheres nos colos de homens, mulheres quase nuas se pegando com homens barbudos, rudes, cheiro de algo que ela nao conhecia....um homem a segurou pela mao, ele sorria e com a outra mao oferecia uma jarra grande...ela cheirou...era o cheiro que nao conhecia....bebeu, gostou, bebeu mais....sentou no colo do homem., bebia que escorria, molha sua garganta e sua roupa...o homem pegou outra jarra...bebiam juntos agora.....ele levantou, agarrou , carregou para um '' nicho''', um buraco na parede....virou mulher, gostou....gozou!!!

               Nesta mesma hora na aldeia, todos fazendo seus afazeres e viram nuvens negras vindo do oeste, cobrindo o sol....primeiro foi o vento, forte, derrubando tudo, empurrando para todos os lados....norte, sul, este....virando rodamoinhos violentos , levando o teto das cabanas e depois veio a chuva, torrencial, enxurradas fortes, barro, lama e assim foi o resto da tarde....a noite toda e ao amanhecer, no sol fraco ainda, se foi contar o estrago...e as maiores vitimas foram as criancas....muitas se foram e quando  Kroski conseguiu reunir seu povo no centro da praca da aldeia....era agora uma aldeia '' quase'' de velhos....enterraram suas criancas e jovens...e nao viram Kiriane no meio deles, nem dos mortos. nem dos vivos....sabiam!!! ela tinha '' partido''....a profecia, lembrou Kroski....a profecia.

                Kiriane por la' ficou. Gostou. Tinha Liberdade. Dancava e ganhava dinheiro, gastava, ganhava mais....os homens ela enlouquecia, adoeciam por sua causa...era linda, era uma deusa...cobrava caro, nada dava em troca, apenas minutos e tudo tirava....montou casa, contratou mulheres, se bebia, se jogava, se amavam...faziam a profissao mais velha do mundo, por dinheiro, prazer, seducao.

               Um ano se passou e nunca mais choveu na aldeia, tudo comecou a ressecar, queimar e um dia vieram chamar Kroski....em umas pedra do caminho das grutas sagradas dos antepassados saia '' sangue''', as pedras sagradas choravam sangue....e Kroski se recordou:- a profecia.

               Se vestiu para a cidade....iria disfarcado, tentaria trazer Kiriane de volta..

               Nao conseguiu. Ela nem o reconheceu e quando viu quem era, virou as costas , sumiu. Ele voltou para a aldeia. Sem ela.  A chuva nao veio e pior um vento quente soprava, secando mais e mais a terra antes fertil....parte da torre da igreja caiu um dia...o sino que antes dava sinal de festa , ficou pendurado, mais um pouco e cairia.....e a seca e o ventou aumentando, animais morrendo, mais sangue jorrando de pedra, tingindo aos poucos a agua, fonte da vida.

              Kiriane conheceu Lance....era lindo, alto, arrogante, rico, filho do mercador  Blaster, o mais rico da cidade....foi paixao, foi fogo, foi tudo...da parte dela....da parte dele apenas uma a mais, um desejo louco no comeco, um , dois, treis, gozos? ficou fregues...era isto, um fregues, apenas mais um.....ela nao!!! queria ele, tinha que ter '' ele'' so' para ela...nao teve, teve o filho dele que ele nao quis....foi embora para outra cidade , longe. dias e dias viajando de caravana...ela quando soube...tentou seguir, montou a sua propria caravana, gastou quase tudo que tinha, chegou na metade, teve que voltar....na volta o filho nasceu, morreu....

              Sentiu a dor das duas perdas..Lance, Lance, gritava curvana na pequena cova do pequeno Latife...e quando toda a pequena cova estava coberta com areia, terra e pedras....deu um grito, um lamento tao doido.. e levantou o olhar para cima...e viu...viu nas nuvens o formato do rosto de Eulaskia, a velha bruxa que ela nunca conheceu...mas reconheceu e ouviu:- volte...volte para sua aldeia..la' e' o seu lugar...sumiu!!!

               Deu ordens para o chefe da caravana mudar de rumo...rumo este.

               Dois dias viajou e quando viu os limites chegando perto, se despiu das roupas que usava, novas, insinuantes, vestiiu roupas velhas, rasgadas....mandou a caravana parar no limite....atrelou um cavalo, se despediu de '' amigas e amigos'' antigos,  e trotanto, obrigando o cavalo a correr mais e mais depois foi se aproximando da aldeia....um ventou gostoso levantava seus cabelos...nuvens foram se acercando.....e gotas comecaram a cair...mais e mais   e ja' podia ouviu o som dos sinos da aldeia batendo como anunciando uma '' grande festa'''ela conhecia o som do sino quando era festa....que festa seria" ? pensou...que dia sera'? para quem sera' a festa?

               O povo da aldeia comecou a sentir o vento quente, os pingos de chuva, alguns viam as pedras pararem de gotejar sangue...as aguas ficando clara ....e comecaram a correr ao ouvir o som do sino....do som de festa....que festa? quem estara' tocando...o sino estava quase caindo.....e foram se ajuntando na praca...uma chuva gostosa caindo...o sino sozinho tocando, batendo....badalando como um louco...e ninguem puxando a corda....dava para ver a corda balancando de ca' para la' ....sozinha....deve ser o vento forte, pensavam.....e viram , viram na chuva fina , como uma aparicao...descendo de um cavalo...Kiriane...Kiriane...ela tinha voltado.....vinha para ficar....Kiana a abracou por primeiro.....o povo ao redor como em um abraco so''...enorme abraco...e Kiana a foi conduzindo....

               E ela viu....em cima das pedras o corpo de Kroski....tinha morrido dois dias passados....Kiana lhe entregou o cetro, o manto e ela se abaixou...o mais velho da aldeia de bracos levantados e dizendo palavras...a consagrou....

               Kiriane a nova '' chefe''.. A primeira do povo Norlisk. A primeira mulher.

              Chefiou seu povo por muitos e muitos anos. Prosperou a aldeia. 

             Foi uma sabia chefe. Bondosa. Justa. Honesta. 

             Casou com Prikos. Teve filhos e filhas.

             Foi a ultima chefe do povo Norlisk, o homem branco ja' estava chegando.

             Espalhou. Dizimou. Queriam escravos para vender.

             Nem os caminhos das pedras que um dia choraram sangue existe mais.

             Cada um tem sua missao na vida. Ela teve.

             Ser a ultima.

  ********************************************************************** 


WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 23/03/2010
Código do texto: T2154530