Abelardo, o funcionário exemplar

Abelardo era um funcionário exemplar. Muito obediente, sempre prestativo. Seu único defeito era levar tudo ao pé da letra.

Naquele dia o chefe imediato aproximou-se apreensivo.

_ O patrão disse que quer esse documento nas mãos dele em cinco minutos. Ele está em casa.

O chefe entregou o papel a Abelardo. Como Abelardo não se movesse, o chefe asseverou:

_ Não fique aí parado. Vai voando entregar esse papel.

Sempre obediente, Abelardo saiu voando. Não conotativamente, mas literalmente.

A princípio teve dificuldade em fazer o corpo elevar-se do chão, desafiando a gravidade. Nunca tinha voado antes, sequer levitado. Mas aos poucos foi conseguindo flutuar. A cada centímetro que ia subindo, crescia a dificuldade em equilibrar o corpo, que ora ia tombando para um lado, ora para o outro. Mas Abelardo, sempre muito esforçado, por fim conseguiu manter o corpo ereto. Achava que essa era a ordem mais esquisita que já tinha recebido, mas ordem era ordem, e tinha que cumprir, precisava do emprego. Uma vez suspenso no ar, em perfeito equilíbrio, supôs que a tarefa mais difícil fora superada. Ergueu então as mãos por sobre a cabeça, projetou o corpo na horizontal, e numa perfeita imitação do super-homem, Abelardo saiu voando pela janela.

No andar de cima, a secretária que estava encostada na janela, pergunta para a colega do lado:

_ O que é aquilo de uniforme que vai voando sobre a Avenida Vargas? Parece o Abelardo...

A Outra olhou atentamente:

_ É ele sim. É o Abelardo.

_Que curioso, nunca vi ninguém voar antes.