A ata que não fora lida

A ata que não fora lida
23/09/2003




O relógio batia 20 horas, hora marcada para começar a tão esperada reunião da conceituada empresa X, entre os participantes havia importantes convidados, membros do governo, diferentes partidos políticos , dirigentes sindicais, todos já se encontravam apostos em seus lugares, o Presidente, sua vice, diretores e vices, membro do conselho, e nada de chegar a secretaria geral nem a secretaria adjunta.

O presidente já nervoso dirigiu a sua vice e pediu que ela tomasse as providências necessárias, a vice por sua vez determinou a uma das diretoras que começasse a transcrever a ata, esta irritada, pois não estava nem um pouco interessada em ata, pediu a uma das novatas do grupo que fizesse as vezes da secretaria, feita esta determinação, iniciou-se a tão esperada reunião.

Em dados momentos, o presidente percebeu que a secretaria ha-doc , olhava para todos os lados e escrevia sem parar, como se estivesse descrevendo o cenário, intrigado começou a prestar atenção e verificou que algo de anormal acontecia, pois a secretária contorcia o pescoço para os quatros cantos antes de escrever. Assim, que terminou a sua fala, passou a palavra à sua vice , e a título de curiosidade achegou-se bem perto da secretária ha-doc, como quem nada quer começou a ler a ata , e para sua surpresa nada do que houvera falado estava escrito, ao contrário a ata não tinha nada a ver com a reunião, ou seja tinha tudo a ver, mas não aos seus olhos e tampouco para uma ata, a chamada ata começava assim:

A reunião de hoje começou com cinco minutos de atraso, tendo iniciado a palavra o Senhor presidente, homem de belo porte físico e muito elegante, vestido em um belíssimo terno de casimira, tudo muito bem combinado, gravata de seda pura, camisa de linho, e que belo sorriso estampado em seu rosto, - o que pensará o Senhor Presidente? , ao seu lado está sentada a sua vice, olhar triunfal, e que terninho de linho, saia muita justa, sapatos de saltos altos, muito elegante e discreta, diferente da diretora, que não é nem um pouco discreta, usa decotes ousados, deixando transparecer um belo par de seios, já a diretora Y, embora vestida discretamente, abusa demasiadamente do batom estritamente vermelho e que não combina nem um pouco com seus cabelos pintado de lilás, pura extravagância e assim prosseguia descrevendo todos os membros da diretoria.

O presidente delicadamente lhe falou. – mas isto não é uma ata, isto é uma descrição , - esqueça o que você está vendo e lavre a ata, de acordo com que você está ouvindo, faça um resumo sucinto de tudo, - pois ,é isto que nos interessa, isto é uma ata, registro escrito no qual relata o que se passou em uma sessão, e falando assim voltou discretamente para o seu lugar, já no meio da reunião, resolveu verificar a ata, certo de que ela havia compreendido o valor do documento,e o que leu foi isto: - bem, o presidente disse que eu não devo descrever o que vejo, só aquilo que ouço, o que ouço é que a diretora x,e a diretora Y quando vêem e ouve a vice presidente, suspende o olhar , dão cotovelada uma na outra ou apenas se entreolham como se estivessem a dizer – como é duro de engolir, porém quando essa suspende o olhar, ambas as diretoras, por debaixo da mesa, pisa uma nos pés da outra, e riem um risinho amarelo, não sei de inveja ou ciúme, qualquer coisa de ruim. As as vices, por sua vez, apenas se entreolham e nada gesticulam, apenas acenam com a cabeça.

O presidente dessa vez ficou irritado e disse: - sua anta, você não sabe fazer ata, - porque se meteu a fazê-la, - e agora, agora nós perdemos a metade da reunião, você não sabe da importância de tudo isto para nós, eu não disse para você descrever , deixe de lado suas percepção, para os diabos seus sentimentos idiotas, vê se a senhora ao menos consegue fazer um breve resumo de tudo, e encerra esta ata pelo amor de Deus.

A secretária, vendo o furioso, ficou aterrorizada e pensou, vou terminar logo esta.....e assim voltou a escrever, - bem o senhor presidente está nervoso disse para que eu termine logo esta...., então vamos aos finalmente --, vou resumir o máximo que posso , e assim começou: - é hora do famoso cafezinho, as madames desta feita não se acotovelam e nem se entreolham, pelo contrário, tantos beijinhos para lá e para cá que eu não consigo entender nada, um farfalhar de seda, renda e linho. Os homens , uns dão tapinhas nas costas de outro. Nisto o presidente pergunta, - e ai como foi encerrada a ata? E ela responde: - com um cheiro de perfume francês no ar misturado com fétida hipocrisia , e da minha parte eu peço mil desculpas ao Senhor presidente por ser assim tão perceptiva, é que nunca fui secretária e tampouco hipócrita, eu sou apenas uma poetisa, o senhor presidente me perdoe, e saiu da sala deixando no ar, sua rica observação. A ata que não será lida.



zilvaz
Enviado por zilvaz em 26/08/2010
Reeditado em 27/08/2010
Código do texto: T2460131
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.