O Homem que encontrou Shan-gri-la.

Youlsef e Omar eram dois irmãos. Omar era um estudioso e bem renomado Geógrafo, enquanto que Youlsef era um grande preguiçoso. Não trabalhava e vivia deitado no sofá com um controle remoto na mão á frente de TV, sendo sustentado pela senhora Dinar, a mãe dos dois. A senhora Dinar o sustentava com a mísera aposentadoria que recebia.

Omar o filho mais velho, Há muito tempo estava longe de casa, vivia em um outro País, sempre com suas pesquisas. Agora, depois de quase dez anos ele retornava á casa da mãe para visitá-la e também para dar-lhe a seguinte noticia: Ele encontrara Shan-gri-la, Aquela que sempre fôra o motivo de suas noites insones. Por muitos anos estudara a fundo todos os indícios que o levariam lá. Porém era tudo quase impossivel, mas ele não desistira, e finalmente agora conseguira descobrir a lendária Cidade de Shan-gri-la.

Ao entrar em casa é surpreendido pelo grito de alegria da mãe e pela frieza do irmão que o detestava.

- Oh filho que Benção tê-lo de volta!

- Minha mãe, só agora conseguí terminar minhas pesquisas.

Ouvindo que o irmão havia chegado Youlsef é irônico:

- Deveria ter ficado por lá. Finalmente o filhinho da mamãe resolve aparecer.

- E você deveria vir me dar um abraço de boas vindas, já que estive tanto tempo fora.

- E por quê eu faria isso?

- Ah meu irmão, você está chateado porque eu nunca compactuei com as coisas erradas que você sempre fez! E desta forma acha que voltei para continuar me entrometendo em sua vida. Pois fique sabendo que só vim fazer uma visita, Afinal já terminei a minha tese!

A Senhora Dinar o abraça carinhosamente e adverte-o:

- Venha Omar meu filho! Não ligue para o seu irmão! Mas me diga: que tipo de tese terminou?

E Omar imensamente feliz abraça a mãe suspendendo-a para cima dizendo-lhe: - Mãe, eu encontrei Shangri-la! A lendária cidade. A cidade que me fez perder quase toda a minha juventude tentando descobri-la. Finalmente eu encontrei mãe, Eureca!!

- E onde é isso filho?

- Numa distante região do Tibet. É linda mãe, é fantástica, é um sonho.

Ouvindo aquilo Youlsef que lia um gibí grita lá da sala:

- Um lugar destes deve ter policiais e delegacias por todos os lados.

Omar caminha lentamente até o irmão e parando bem em frente a ele o fita bem dentro dos olhos e lhe diz:

- Shangri-la não precisa de nada disso, por que lá é um lugar de pessoas boas e puras de coração.

Quando Omar se afasta o maldoso irmão pensa consigo: Ah!! este é o lugar de que eu precisava. Lá deve ter muito ouro e muito dinheiro, e se não tem policia, é para lá que eu vou.

Passado alguns meses Omar se despede da mãe, segue seu destino em direção da sua tão sonhada Shangri-la. Porém, tendo ouvido toda a conversa o malvado irmão furta todas as economias da mãe guardadas no fundo de um colchão e decide secretamente seguir o irmão.

Algumas horas de viagem ao chegar ao Tibet, Omar não havia percebido que Youlsef estivera o tempo todo viajando no mesmo avião que ele.

Ao descer do avião Omar se assusta ao vê-lo e já conhecendo o falso caráter e das más intenções do irmão o manda voltar. Este porém recusa e não suportando saber que o irmão não desejava sua companhia saca de um revólver e o ameaça.

Omar é obrigado a andar um longo trajeto com uma arma apontada para ele. Enquanto que o irmão esbravejava e o ofendia com palavras de baixo calão.

E finalmente chegam a tão desejada Shangri-la.

Quando Youlsef vê a cidade solta a arma e sai correndo aos gritos:

- Então é este lugar horroroso que você descobriu meu irmão? veja estes monstros estão querendo nos atacar. Corra...!!!

Porém aos olhos de Omar, este só via uma cidade encantada com pessoas lindas e receptivas.

- Volte aqui Youlsef, está louco? não há nenhum monstro aqui...

É que Shangri-la é assim: De acordo com o que existe dentro de cada um a cidade se transforma. Se alguém só faz o bem, só tem amor dentro de sí, então Shangri-la é vista de forma linda e explendorosa com seus imensos castelos e lagos azuis, Assim como foi vista pelos olhos do bondoso Omar.

Porém se alguem só pensa no mal e em prejudicar aos outros Shangri-la tambem se transforma. Só que de forma muito contraria e assombrosa , assim como foi aos olhos do maldoso Youlsef.

Cedo ou Tarde, cada pessoa encontrará a sua Shan-gri-lá. Bela ou feia ela sempre estará lá. Só depende de cada um.

greice
Enviado por greice em 28/08/2010
Reeditado em 06/01/2012
Código do texto: T2465283