Mirabela-O amargo sabor do destino - Continuação -

O senhor Ulisses delicadamente, a segura pelos braços, fazendo-a voltar á sala em que estavam. Ele então a faz sentar-se, e puxando a sua cadeira para bem perto dela, tenta colocá-la a par de todos os acontecimentos, tudo o quanto ocorrêra de alguns anos até o momento presente.

-Oh meu amor,você não imagina o quanto me esforcei. Dei tudo de mim para que isso não chegasse ao ponto que chegou, implorei, insistí; porém minhas súplicas foram em vão. D.Vaggio não perdoou. Aquele desgraçado prometeu que não envolvería você nesta sujeira toda.

- O que está dizendo, pai?

- Filha, eu insití com D.Vaggio, prometí até a minha própria vida para que ele poupasse você disso tudo, e no entanto...

Ouvindo aquilo, Mirabela dar lentos passos pela sala, passa as mãos com muita força pelos cabelos, depois volta a sentar-se, e puxando a cadeira para bem mais perto do pai, pergunta-lhe:

- Pai, o que significa tudo isso? é uma organização? uma máfia? quem é D.Vaggio? ou o que é D.Vaggio? não é possivel que não exista uma lei para destruir o poder deste homem. Ele parece até que fez um pacto com o diabo. Para mim, ele é o próprio diabo. É impressionante como ele controla as pessoas á maneira dele. Não é possivel que alguém escorregue tanto, que nunca seja responsabilizado por seus atos..

O senhor Ulisses toca-lhe as mãos em sinal de advertência, e acariciando-lhe o rosto, lhe diz: - Muito cuidado com ele,filha! você está certa, ele é o próprio demônio.

- Pai, me diz: como funciona tudo isso?

- filha, é uma hierarquia. São grupos. Cada grupo é formado por várias gangues, as chamadas familias. O número delas pode variar de um pouco menos de dez, até mais de cem familias.

- Ah! entendí. Por isso, ele vivia me dizendo que eu chefiaría uma familia.

- Pois é! Ás vezes, o surgimento de uma nova familia requer a aprovação dos cabeças das demais familias, ao passo que, em outros casos, um grupo pode surgir da ramificação de outra familia e consolidar o seu poder, sendo reconhecido como uma nova familia com o passar do tempo.

- Mas pai, cada familia tem o seu próprio negócio?

- Embora cada familia tenha seus próprios negócios, não é raro existir um alto grau de confusão entre eles, dependendo da proximidade das familias e da semelhança entre os empreendimentos.

Mirabela sorrir ironicamente: - Empreendimentos?, pois sim! que empreendimentos D.Vaggio pode ter se não negócios ilícitos. Me disseram que até prostíbulos e casas de jogos ele comanda.

E o senhor Ulisses continua: - Não interessa que tipo de negócios sejam. É entendido que numa sociedade oculta, os negócios devem mesmo serem ilícitos, assim como os de D.Vaggio.

- Pai, eu continuo sem entender. Todas aquelas pessoas que trabalham para ele, assim como você e eu, são capturadas, são forçadas a trabalharem para ele, é isso?

- As vezes sim, outras vezes não. Depende daqueles com quem ele cismar. Se D.Vaggio decide que pessoa x deve trabalhar para ele, aquela pessoa vai, com certeza trabalhar para ele e não tem discussão.

Sentindo-se vencida, Mirabela respira fundo, e levantando-se desabafa:

- Meu Deus! é tudo muito doido.

greice
Enviado por greice em 09/11/2010
Código do texto: T2606143