'' SAMBO ''

Sambo era zambo, sua mãe india e seu pai preto.

Tinha nascido no quilombo do Belombo e morava meio escondido por lá em um mocambo, desde menino era malandro, não gostava de trabalhar e porisso se vestia como um mulambo e quando não tinha o que comer comia malambo.

E o povo do lugar vivia lumbando dele porque o danado era esperto e vivia se escondendo debaixo das mutambas, passava o dia na sombra o danado do zambo preguiçoso.

Mas quando a boca da noite ia chegando o infeliz saia debaixo da mutambas e para o Tambo da Vitalina o danado ia se achegando, mas para tudo isto poder fazer passava primeiro na venda do Juvenal e fazia uns escambos por lá, ganhava uns trocados e se ia feliz e contente e '' toma Tambo!!!! ,que mulheres vadias e gatunagem era por lá mesmo.

E o danado agora bem vestido e todo arrumado, nem mais parecia que de mulambos se vestia, e sabendo que bambo ele não era e muito menos ficaria na hora do ''vamo vê '' com Chiquita Piriquita, pois ela lhe tinha ensinado que '' ..quem dança Mambo comigo meu bem, bambo não pode ser...tem mais que ser é bamba''.

E no Tambo da Vitalina a noite ele passaria porque ele sabia que sua libambo encontraria e só quando o sol raiasse embora ele iria, dormiria de dia embaixo das moitas das mutambas, lugar fresco e sombreado, bom demais para com a vida folgada sonhar, bom demais!!!.

E Sambo, o zambo, sonhava que estava no Tambo da Vitalina e com isto ele assim vivia, de dia no sonho sonhava que realizava e de noite acordado tudo de novo fazia, era uma roda viva, era um vicio que Sambo o zambo ''tinha'', era o único vicio deste que tambem era chamado de kalú dos zoios verdes, que tudo isto era um mistério de onde poderia ter esta côr de pele, e de olhos tambem, ter saido?

Brancos deuses misturados com tupãns e com orixás dá no que dá...a côr do chocolate na pele, e o verde e tambem o amarelo no jeito de '' ôlha '', ou seria? ...'' ôia ''?....

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 08/08/2011
Código do texto: T3146557