O SEGREDO DA ETERNA JUVENTUDE

Ser jovem prá sempre ... quem não gostaria . A eterna juventude sempre foi tema explorado em romances e ficções . Pois esse caso é baseado numa história real ocorrida lá pelos idos de 1945 ao final da segunda guerra mundial . Ocorre que por ocasião do bombardeio da base militar americana em Pearl Harbor , as cidades de Hiroshima e Nagasaki

estavam com seus dias contados ... Os japoneses sempre primaram pelos seus rituais ... tradições ... mistérios passados de geração a geração.

Nossa história começa num dia como outro qualquer na cidade de Nagasaki . A família Toshiro iniciava o seu dia cedo . Faziam sua refeição matinal que consistia de uma pequena tigela de arroz ,algumas pequenas porções de peixe fresco e... chá . Há gerações plantavam artesanalmente mudas de AJOWAN , árvore milenar conhecida pelo seu maravilhoso poder curativo . Das folhas obtém -se após infusão em água morna um preparado capaz de aplacar dores ,fadiga ,desordens intestinais . Seus poderes medicinais são potencialmente mais fortes quando tritura-se suas sementes e ingere-se o pó aspergido sobre os alimentos durante a refeição. Hikaru Toshiro ,27 anos ,trabalhava numa fábrica próxima à sua casa . No caminho ,deixava seu irmão ,Akiko de 7 anos no grupo escolar.

Seus pais saiam cedo para o comércio e só voltavam ao final do dia. Mas naquele 9 de agosto de 1945 a história de suas vidas seria outra...

Alguns sinais de alerta haviam sido dados durante a manhã ,mas mesmo assim seus pais haviam saído. No ar um clima pesado que precede as grandes catástrofes humanas ... Às 11:02 ouviu-se um grande e poderoso estrondo no ar e uma nuvem gigantesca de fogo e cinzas cobriu a cidade . Hikaru pegou a mão de Akiko ,olhou pela janela o grande cogumelo atômico , apertou o irmão contra o peito e não viu mais nada ...

Não se sabe ao certo o que aconteceu depois . Pessoas que vivenciaram o fato na época contam que Hikaru acordou dias depois ... Arrastou o irmão consigo pelos escombros da morte . Nos bolsos ,algumas folhas e sementes de Ajowan que achou por entre os escombros da casa . Durante semanas vagou sem destino ,com o irmão ferido nos braços . Colocava algumas sementes sob a língua do menino e pedia que as chupasse . Com as folhas ,fazia bandagens com os trapos de roupa que encontrava pelo caminho e as colocava cuidadosamente sobre os ferimentos. Quando achava que não ia mais suportar a dor e a agonia ,mascava algumas sementes da árvore milagrosa , pensava nos pais ,transportava-se para outra dimensão onde não havia dor ,onde não havia fome,onde não havia morte. Semanas depois ,chegaram a um povoado onde foram resgatados pela força tarefa da cruz vermelha . Ninguém entendia como conseguiram chegar ali . Apesar da fome , da sede estavam vivos e os ferimentos de Akiko surpreendentemente não tinham infecção e estavam ...cicatrizados .

Foram trazidos para o Brasil e levados para onde tinham alguns parentes em São Paulo , no bairro da Liberdade. Ali seguiram a tradição familiar ,plantando as poucas sementes de Ajowan que haviam restado.

As árvores cresceram no solo brasileiro e suas folhas e sementes consumidos pelos moradores da casa . Os anos se passaram e um fenômeno surpreendente ocorreu , Hikaru não envelhecia ... Akiko não quis mais seguir o ritual diário da irmã . Abrasileirou-se e passou a não dispensar mais o pão quentinho com manteiga e café . Ao contrário da irmã ,envelheceu e aos 25 anos faleceu de Leucemia . Os médicos foram unânimes: morte por exposição à radiação . Hikaro não conseguia entender , passara pelo mesmo que o irmão e parecia tão bem . Após a morte de Akiko resolvera fazer uma bateria de exames e os resultados sempre eram os melhores possíveis . Olhava-se no espelho e aos 50 anos parecia a mesma menina de 27 anos quando chegara ao Brasil . Não tinha rugas ,seus cabelos continuavam negros,sua pele sedosa e firme . A única coisa que continuava a fazer era beber o tal chazinho... Na casa ,seus tios já idosos não gostavam do sabor amargo da folha ,preferiam chás florais . Com o tempo , a árvore foi ficando amarelada ...uma espécie de fungo que vai apodrecendo as folhas e as raízes . Seus galhos tornaram-se secos e começou a tombar ameaçando os outros moradores . Hikaro recolheu as últimas folhas ...moeu e guardou como as cinzas de um ente querido que se foi ,dentro de um pequeno baú de madeira . A fundação de parques e jardins condenou a árvore e uma moto serra executou a sentença , tudo estava acabado. A japonesa passou a usar o pó com menos frequência , para economizar . Notou logo a diferença na sua disposição , cansava-se com facilidade e a pele logo tornou-se ressecada ,com manchas de senilidade . Não entendia o porquê daquilo tudo ,seus pais e antepassados sempre fizeram uso do chá que sem dúvida alguma tinha propriedades medicinais ,mas todos envelheceram normalmente ,a não ser que ... Já tinha lido reportagens sobre alimentos alterados geneticamente , a tal soja transgênica que tanta polêmica causou . Só pode ser isso ... E num lampejo percebeu que as sementes que trouxera nos bolsos poderiam ter sido alteradas pela radiação ,que de alguma maneira potencializou as propriedades curativas da planta . Sem querer havia descoberto o segredo da eterna juventude ,ela que agora aos 87 anos ainda conservava o viço dos anos em que fazia uso diário da infusão ,todos elogiavam-lhe o vigor. Aparentava a metade da idade que tinha e sua memória era invejável.

Olhou para o pequeno baú de cedro e viu que tinha um pequeno tesouro nas mãos. O baú havia sido presente da tia que antes de morrer deixara de herança .Madeira maciça com alguns detalhes em ouro e pedrarias . Nunca imaginara a preciosidade do seu conteúdo. Precisava fazer alguma coisa ...o pó logo acabaria. Sim ,levaria a algum centro de pesquisa confiável ,onde o pó pudesse ser estudado e ...industrializado.

No dia seguinte ,pegou a bolsa ,o pequeno baú e dirigiu-se a unidade Bioquímica de pesquisas da USP ,lá alguém poderia ajudá-la...

Cruzou a porta , pegou um taxi e lá se foi . Num desses sinais da vida,

ou quem sabe da morte, o motorista foi rendido por um assaltante armado . Parecia ... louco ...drogado.

_ A sra. aí minha tia ,vai passando o que tiver ...

Hikaru passou a bolsa ,mas segurou forte o pequeno baú.

_Bonito isso aí na mão hein minha tia ,cheio dos ouro,vai passando também que eu não tô prá brincadeira.

E assim dizendo enfiou a mão pela janela e arrancou o pequeno tesouro

Hikaru não reagiu ,estava estática ,estarrecida com o que acontecia.

E o delinquente insistia :

_Hei, pera aí ,num é que a coroa é chegada num pó , e esse parece dos bons ...

O motorista nervoso ,tentou arrancar quando o sinal abriu .

O assaltante assustado ,deixou o baú cair no chão e seu conteúdo precioso espalhou-se pelo asfalto. O motorista disparou com o carro ,e o meliante fugiu tão logo ouviu as sirenes.

O taxista parou quando sentiu-se seguro ,olhou para trás e :

_Sra ,tudo bem ?

Hikaru estava recostada , a cabeça pendia sob o peito . O sangue escorria pelo pescoço e pingava tingindo de escarlate a saia branca.O olhar perdido ,em algum lugar,talvez Nagasaki...

No asfalto ,o vento se encarregava de espalhar os restos de Ajowan ,por sobre os carros ,os paralelepípedos, os bueiros ,os canteiros.

Ninguém poderia imaginar que aquela poeira verde amarelada poderia significar a diferença entre viver e morrer , entre envelhecer ou ser imortal.

Hikaru Toshiro ,87 anos ,sobreviveu ao holocausto atômico de Nagasaki e morreu ,vítma da violência urbana ,levando com ela o segredo da imortalidade.

( Nos eternizamos pela vida afora através do que deixamos para as gerações futuras ,seja pelo que fazemos ,dizemos ou escrevemos.

Dedico esse conto à minha semente, à minha filha, a artista e bailarina Juliana Duarte , pois através dela me imortalizo todos os dias )

Andréa Duarte
Enviado por Andréa Duarte em 09/08/2011
Reeditado em 10/08/2011
Código do texto: T3150429
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.