A Execução do Sábio

Um dia, o rei de uma terra distante, mandou chamar o mais sábio dos sábios do reino, pois ele estava preso na masmorra e seria condenado a execução. Quando o homem chegou diante do trono real, o rei falou:

- Vou fazer-lhe apenas, uma pergunta! Caso, você não responda, terá sua cabeça separada do corpo, mas caso saiba serás um homem livre.

Assustado com a proposta do rei. O sábio tentou argumentar:

- Vossa majestade, não poderia me fazer outra proposta?

- Que tal ser decepado agora? Sem clemência?

O sábio olhou para o carrasco e o viu com um enorme machado nas mãos.

- Pois, bem meu rei! – finalmente, falou o sábio – Pergunte-me o que quiser.

- Quanto é o peso da lua? – perguntou o rei.

Imediatamente, o sábio respondeu:

- Essa é fácil! O peso da lua é de exatamente cinqüenta toneladas, quinhentos e setenta e dois quilos e vinte e seis gramas.

O rei ficou surpreso com a resposta do homem.

- Como você pode provar? – desafiou o rei.

O sábio sem sair do local, simplesmente falou:

- Se o senhor não acredita, mande descer a lua, por sua conta. Eu a pesarei, logo depois, mandarei colocar no mesmo lugar e a minhas custas.

Derrotado, o rei não teve alternativa, inocentou o sábio e o tornou um homem livre.

João Murillo
Enviado por João Murillo em 16/08/2011
Código do texto: T3164113
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.