Madruska

Madruska

A aldeia ficava no meio de montanhas já velhas bem arredondadas.

O mar cercava tudo, era muito lindo de se ver principalmente a noite.

Digo a noite porque as estrelas apareciam e a lua iluminava o céu, o espetáculo era deslumbrante.

Acostumei-me a ver um céu tão lindo que penso que não existe outro igual.

As casas das aldeias eram distantes umas das outras.Não havia asfalto nenhum tudo era como a natureza havia colocado, e colocava ainda.

As maiorias das pessoas trabalhavam por conta própria, eram pequenos comerciante com quase tudo feito no próprio local.

O que mais eu gostava era do sorvete de nata e dos bolinhos da Madruska.

Já adulto agora resolvi pesquisar sobre a aldeia antes de tomar o meu rumo para outra cidade.

Era o meu sonho conhecer outros lugares, mas sempre me pego pensando será que existe um lugar tão lindo como este?

Não sei responder.

Comecei minha pesquisa sobre a Madruska.

Quem era? Como veio parar ali.

Tudo isto me intrigava desde pequeno quando comia os seus famosos bolinhos cheios de açúcar e canela.

Aproveitei que meu pai estava na parte de fora da casa, e sai para conversar com ele.

Queria saber sobre Madruska.

Bem o que sei é que ela veio bebe ainda para esta aldeia.

Dizem, não sei se é verdade que a encontraram numa cestinha no penhasco azul.

Foi criada por uma família e já com quase quinze anos ficou sozinha, eles faleceram.

Como não tinham filhos ela ficou com a casa e com tudo que era deles.

Não era muito, alguns animais e o que havia dentro da casa também.

Sempre ajudou muito na lida e eles a amavam muito como filha verdadeira.

Mas nunca souberam de onde ela veio?

Dizem que veio do mar.

Como? Do mar!

É, assim contam.Que ela teria sobrevivido a um naufrágio.

Pai, como se explica o fato de ela saber tanto de medicina?

Bem, o pai era como um farmacêutico da cidade, tinha muitos conhecimentos de ervas e era assim que cuidava de quem o procurasse.

Deve ter aprendido com ele.

Sempre cuidou de pessoas enfermas, levando apoio e os bolinhos que fazia tão bem.

Na verdade Madruska é um mistério até hoje.

Como uma menina conseguiu evoluir tanto em conhecimentos de medicina sem nunca ter saído da aldeia?

De um pai farmacêutico!

Fiquei muito cismado com a estória e resolvei continuar minha pesquisa.

Fui diretamente à casa de Madruska para sentir de perto seus conhecimentos.

Fui muito bem recebido pela idosa senhora já nos seus oitenta e cinco anos creio eu.

Não me perguntou nada e logo foi me servindo um chá muito bom por sinal.

Olhei ao redor e vi tudo muito bem organizado , muitos livros empilhados com páginas marcadas como se ela estivesse ainda em pesquisa.

Gosta de ler perguntei já meio sem graça.

Sim muito.Aprendi a ler muito cedo com meus pais.

Pensei , ela os amava muito.

Sim os amava muito mesmo.

Levei até um susto! Madruska lera meus pensamentos?

Ah, bobagem minha, pura coincidência.

-Não é coincidência não sei de sua curiosidade.

Quase cai da cadeira ao ouvi-la.

O que seu pai contou-lhe é verdade, cheguei do mar.

Vim com meus pais verdadeiros, e o navio muito carregado naufragou.

Meus pais se foram assim como o resto das pessoas, somente eu cheguei até aqui.

Vim de muito longe, de uma cidade bem no meio da Polônia.

Se consegui chegar é porque tinha uma missão a cumprir.

Fui criada aqui, aprendi muito sobre ervas que curam.

Todos estes livros eu os fui encontrando na beira do penhasco azul, o mar os trazia para mim.

Assim fui aprendendo e ajudando todos aqueles que precisam de ajuda.

Fiquei emocionado com sua narrativa!

Mas e seu nome, Madruska quem o deu?

Estava bordado em uma das peças de minha roupa.

Meus pais quando viram , conservaram pois assim quem sabe um dia alguém procuraria pela Madruska!

Fiquei ali sentado e pareceu-me que se passaram muitos anos...

Quando voltei a mim, ela estava sentada em sua cadeira perto da janela e repetia palavras que eu não entendia.

Era outro idioma?

Quando percebeu que eu a ouvia, voltou-se e me disse:

Não vá, fique aqui mesmo.

Escreva a historia da aldeia, sei que terá muitas surpresas.

Madruska é uma delas!

Agradeci a atenção e sai dali me sentindo mais leve.

É realmente não existia céu mais lindo do aquele e nem mistérios como Madruska!

Marlene B. Cerviglieri

16-03-06

Marlene Cerviglieri
Enviado por Marlene Cerviglieri em 23/12/2006
Código do texto: T326109