A Ponte

Dois reinos estavam em guerra e ela já durara muito tempo. Tanto tempo que até mesmo o motivo do conflito fora esquecido. Guerras são assim. O tempo faz com que elas tornem-se o próprio motivo do combate. Por que vocês guerreiam? Apenas por guerrear.

Os territórios dos dois reinos eram vizinhos e eram separados apenas por um desfiladeiro. A única maneira de transpor o penhasco era através de uma ponte. Uma passarela de pedra cinza e resistente, datada de centenas de anos antes do início a guerra. O império do mago Kaleni planejava invadir o reino inimigo. Os comandantes do exercito esquematizaram as mais elaboradas táticas de invasão, consideraram as mais remotas possibilidades e fizeram, como lhes foi ordenado, um plano infalível. Embora, o plano realmente fosse eficaz, havia algo que, talvez, pudesse fazer com que eles fracassassem. O reino inimigo também era governado por um rei-mago tão perspicaz e poderoso quanto Kaleni. Seu nome era Uqarta, o insuperável feiticeiro da ilusão.

Através de uma espiã, Uqarta descobriu o plano de Kaleni e tratou logo de colocar uma operação arriscada em andamento. Ele reunião seus combatentes explosivos e os incumbiu de destruir a ponte. Assim eles fizeram. Durante a noite, um grupo de doze combatentes foi até a ponte e usou sua magia para derrubá-la. Esses combatentes são capazes de provocar explosões apenas com o toque de suas mãos. No dia seguinte não havia mais ponte. Logo pela manhã, antes do sol nascer completamente, Uqarta foi até o penhasco e criou uma ilusão da antiga ponte. Era sua cartada final. O exercito inimigo morreria nas corredeiras ferozes do profundo precipício.

Quando o sol já estava alto, Kaleni conduziu seu exercito até o descampado nos arredores da ponte. Então, os comandantes deram a ordem para os soldados avançarem. Do outro lado, Uqarta e seus combatentes assistiam a tudo. Kaleni percebeu algo estranho e antes que seus soldados pisassem na ponte ilusória, ele gritou:

- Fechem os olhos soldados, atravessaremos a ponte no escuro! – os soldados obedeceram e como eles acreditavam que a ponte estava lá, ela realmente estava. A ilusão de Uqarta se desfez e todo o exercito de Kaleni atravessou o precipício como se estivessem andando no ar, flutuando. Mesmo sem ponte, eles acreditavam que ela estava lá. Acreditavam nela, por isso ela existia para eles. A fé é capaz de fazer existir.

Fillipe Evangelista
Enviado por Fillipe Evangelista em 14/04/2007
Reeditado em 21/04/2007
Código do texto: T449692
Classificação de conteúdo: seguro