O HOMEM, O MELHOR AMIGO DO CÃO

METAMORFOSE DO CÃO

No conto A cada, uma missão, adaptei uma história sobre o beija-flor, contada pelo Zelu, idoso ferroviário que morou numa dependência do nosso estábulo, quando eu era criança.

Recordei outra. Vou adapta-la sob o título em referência. Desconheço se há lendas a respeito. Então, qualquer semelhança terá sido mera coincidência.

- Era uma vez um anjo decaído, das hostes seráficas, que foi atraído pela lábia do maldoso Lúcifer. Como ele espionava as ações de Deus ensinando o amor ao próximo às falanges dos Anjos, passou todas as dicas para o seu líder Lúcifer que havia fundado o Império do Mal e se auto-intitulava seu Imperador.

- O maquiavélico Lúcifer, aproveitando-se dos conhecimentos do seu novo acólito dos segredos do céu e particularmente do seu pretenso rival Deus, o instruiu para se fantasiar de Serpente e ir se enroscar no tronco da Árvore da Vida (do conhecimento do bem e do mal) para atrair a atenção da ingênua, porém curiosa Eva, induzindo-a a desobedecer ao seu Deus, ao procurar desvendar o Segredo da Árvore da Vida, local estritamente proibido.

- O divino casal Adão e Eva, realmente caiu na armadilha e, expulso do Paraíso, hoje todos os seus descendentes, ou seja, a humanidade, sofre as conseqüências de viver às custas do suor do próprio rosto no planeta Suplicio, depois de ser condenado à penalidade do Pecado Capital por Deus e pagar pelos pecados seus e dos seus antecessores, entre períodos de vida e morte, conforme determinava a lei maior.

- Deus, então castigou o travestido acolito de Lúcifer a viver, eternamente, como uma serpente se arrastando pelo chão comendo do seu pó e perseguido por todos os predadores como seu ignominioso inimigo.

- Ora, Lúcifer, furioso e pretensioso pela ação de Deus, recebida como uma afronta ao seu Império, logo jurou se vingar e começou a estudar um plano diabólico. Então, procurou domar ferozes lobos para executar seu plano infernal e demonstrar que também era um poderoso Imperador. Instruiu, com todo o seu ódio, os lobos para se apresentarem ao homem usando a alcunha de cão, se declarando seu mais humilde e fiel amigo e disposto a dar a vida para salvá-lo dos ataques de inimigos. Recomendou-lhe se fantasiasse com pele de cordeiro e o fitasse com olhos piedosos, balançando a cauda alegremente. Ele sabia que o casal gostava de se beijar e recomendou: Procure lamber o rosto deles como expressão de amizade..Não perdesse a oportunidade de agradar-lhe, deitando-se e se enroscando sobre seus pés. A qualquer perigo, defenda-o com ferocidade. Aja o mais servil possível. Por outro lado, hipócrita e astutamente, ensine-lhes o truque de maldades que lhe ensinei, sem ele desconfiar. Se ambos cumprirem a missão a contento, os nomearei príncipes da Ordem do Cão.

- Lamentavelmente, antes do Espírito Santo protetor encarregado de fiscalizar as ações do homem, se dar conta do satânico plano e comunicar à Deus, muito dos descendentes se deixaram envolver e hoje se dedicam aos crimes e aos mais nefandos expedientes de desamor ao próximo.

- Os séculos decorreram e a manada de cães se reproduziu e sua missão de se tornar o melhor amigo do homem foi parcialmente coroada de êxito, alguns receberam o galardão de Satã, Diabo, Demônio, Chifrudo e comendas de Cão Maior, embora muitos homens, em respeito ao Pai Criador, não caíram nas suas malhas de maldade e continuam na peregrinação de difundir o amor a Deus e ao próximo.

- Tão logo Deus tomou conhecimento do que estava ocorrendo, determinou ao Anjo Gabriel provar ao Lúcifer, que o Amor e o Bem se sobrepõe a todo Mal, conquanto seja obrigado a conviver paralelamente com ele (o mal) devido a contaminação com os frutos da Árvore, o Bem, paulatinamente o supera porque usa sua lei física Ação/Reação.

Então Deus determinou ao guardião Gabriel, instruir os homens impolutos e que não se deixaram enganar e como primeira providencia: Rebatizar os cães com o nome de Cachorros e declarar o nome de cão como símbolo do Mal e quem acompanhasse seus conselhos seriam castigados a voltar ao pó, após viver se arrastando. Perdoasse todos os cães porque eles não sabiam o que estavam fazendo, pois foram induzidos por uma força superior intuitiva do mal. Com tal providencia o cão mau mudaria para cão bom.. Deveria os conquistar com muito amor e carinho, lhe proporcionando conforto e boa alimentação. A bem da verdade, os tratasse como fossem pessoas da família, seus próprios filhos.

- O cães, perdendo a identidade, e como a vida deles se transformara num mar de rosas, se deram por vencidos pela bondade do homem, além das vantagens de ser bom e tomando conhecimento da justa lei de Deus, com capacidade de sempre está ao lado do Bem, na pratica do espírito de caridade e bondade, em assembléia, decidiram passar para o lado de Deus, no lar de amor e carinho, sem submissão e sem está preocupação de fazer mal ao próximo.. Dedicaram-se tanto ao bem se doando que reverteu a situação para desespero do Lúcifer e suas hostes de sequazes que ainda hoje penas nas profundezas do Inferno.

- O homem abominou a alcunha de cão, uma referencia ao Lúcifer e sua corja e passou o amar com o nome de cachorro e outros dengues cariciosos, como animal extremamente querido, concedendo-lhe o título de Fiel Amigo do Homem.

-Os cães, tendo compreendido a verdade da lição divina de civilidade e amor ao próximo, superou a classificação do seu estado instintivo e para compensar, concederam ao homem, o galardão de: Homem, o mais fiel amigo do Cão, comenda representativa do seu desafio ao Lúcifer. Hoje o homem trata o cachorro com um carinho excepcional. É verdade, há ainda alguns que usam o primitivo nome deste extraordinário animal, entrementes, a maioria usa o nome de cão de modo depreciativo e o ensina a pratica mal de ataque para o defender, explorando sua antecessora maldade. No caso, é o homem que é mau e não o cachorro ou cão. Aliás, a alcunha de cão, hoje é sempre atribuída a atitude não condizentes ao meio social. E até como carinho, meu cãozinho, meu filho é um cãozinho, se referindo a traquinagens.

- É pena que os homens maus não tenham o mesmo sentido de observação do cão.

- O Zelu concluiu se dirigindo às crianças, com a ordem:

- Na próxima lua, quero que me tragam uma composição com as seguintes respostas:

- O cão é o melhor amigo do homem ou

- O homem é o melhor amigo do cão?

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 19/04/2007
Reeditado em 16/06/2007
Código do texto: T455978