Cinquenta Jovens

Caminhei com meu livrinho na mão, estava lendo há um mês uma biografia de C.S.Lewis que continha alguns floreios de livros dele e partes de livros que o influenciaram, era um livro pequeno e denso, texto com uma profundidade que deixaria o bom Lewis orgulhoso. Então, caminhando ia, sentei-me num meio fio da praça e abri o livrinho, li a primeira página que na verdade era a página 98 do livro, fui adentrando naquele mundo das palavras.

Mergulhando pouco a pouco, até que estava naquela atmosfera própria dos leitores, dos que amam os livros. Esqueci de mim mesmo e do mundo barulhento, era somente o livro e eu, juntos em uma sintonia fina e estável, então da mesma forma que adentrei naquela atmosfera, fui saindo, saindo até que olhando para o lado, vi uma coisa de se admirar.

Eram cerca de cinquenta jovens todos lendo espalhados pela praça, reagi impressionado, sussurrei: Inacreditável!

Então, pasmado e sentindo uma felicidade estranha fui para casa.

Aí, então acordei daquele momento e percebi que se tratava de uma viagem imaginativa literária, vi que nem sequer tinha saído de meu quarto, fiquei irritado ao ponto de jogar o livro na parede.

Disse: Livro idiota, livro idiota, livro idiota! Mas, depois daquilo voltei-me para o livro novamente. Desabafando, disse: Vou ter saber o final, aff! E o abri de novo e voltei a ler.

E ri.

José Lins Ferreira
Enviado por José Lins Ferreira em 31/01/2014
Reeditado em 03/02/2014
Código do texto: T4672426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.