Fonte de Imagem: Cheiro de Alecrim

 
"Um gesto de coragem te faz forte.
Um gesto de gentileza te faz nobre.
Um gesto de amor te faz único."
Dan Cezar - Danilo Cezar Rodrigues
 
Celia,  habituava  ser altruísta, ou seja, pensava mais nos outros do que em si mesma,assim,  todos que conheciam Celinha, carinhosamente denominada  onde morava , só emitiam qualidades positivas : menina caridosa, criança solidária...

Assídua, sempre ia às aulas, e honrava o compromisso com a sua função em sala de aula.

Perceptiva, tomava consciência do mundo,  em especial de tudo que pelos sentidos podia apreender:  pelo sabor, pelo tato, pelo cheiro, pelo som, menos pela visão. Embora a necessidade especial, em nada mudasse o humor alegre da garota que vivia brincando, conversando e cantando.

Um dia, ao sair de casa, a caminho da escola, ouviu um miau de socorro, prontamente, ela aguçou mais os  ouvidos, ajoelhou-se frente a um  felino, e deu-lhe guarita enquanto chovia. Zélia, a moça que cuidava de Célia, perguntou a si mesma, assustada: Será que o fato de Celia perceber um animal que eu não vejo, é suficiente para justificar a existência  do animal no imaginário dela, e mesmo fora da sua consciência? Inquieta, Zélia aguardou a chuva passar, abraçou a menina carinhosamente,  conduziu até à escola, juntamente com o suposto gato, que Celia afirmava carregar no colo, com o intuito de cuidar até que seus responsáveis aparecessem para buscá-lo.

Nostálgica, na saída da escola, Celia  conversou  com um garoto , cujo nome Marcus, e entregou o gatinho enrolado em sua capa de chuva amarelinha, mas , ao retornar para casa, ficou com uma forte lembrança daquele gatinho, uma algia tomou a alma da menina, uma dor a fez retornar sozinha , sem que ninguém percebesse sua saída.

Horas, dias, semanas, ninguém sequer imaginava para onde teria ido a menina,  que todos os dias sentava em uma pedra e entoava a Ave- Maria com voz estridente, às 18:00 horas, como se orasse com fé  de adulto , consciente da vida que pedia a Deus, mas,  nada pedia para ela, sempre para todos e todas que conhecia.

O olhar de Zélia foi ficando embaçado, tal qual o de Célia, e já não gotejava uma lágrima se quer, os pais, irmãos, familiares, vizinhos, espalharam por  todos os lugares , anúncios, solicitando que devolvessem sua Chapeuzinho Amarelilnho,  razão de toda alegria da família, principalmente de Zélia, cuidadora da garota desde o nascimento, quando perdeu a própria  filha e o marido em um acidente.



Amábilis, a juíza da infância de menores e adolescentes de Poço Redondo, comovida não só com a dor dos familiares e amigos, mas com seu compromisso para com a causa alusiva aos menores, empenhou-se mais que podia para localizar Celia, mas, meses e  anos passaram, e nada , nenhuma pista, Zélia, também não enxergou mais depois deste episódio, amanhecia sentada na cama da menina, recostada em seus travesseiros coloridos e macios, abraçada a uma  boneca cheirosa e arrumada, o chamego de Celia.

Zélia rezava , orava, invocava, porém, até a voz foi sumindo aos poucos, não se ouvia mais Zélia discursando, como era comum, ao ponto de todos pedirem, menos Celia: "Cala a boca Zélia" .

 Encontrou alento em seu mundo sub-humano, naquele quarto enfeitado, junto aos pertences da menina, longos anos ali, agora sendo tratada com todas as honras pelos pais e familiares de Celia. Lindamente arrumada, ela adormecia escutando as estórias que sempre contava a Celia, só que agora contada pela irmã mais nova  de Celia. Infiltrou-se em um vazio tão grande que não teve cuidados médicos para tirar a moça da tristeza que mergulhou.

 No dia do aniversário de Celia, Zélia partiu para o seu Paraíso, como costumava brincar, afirmando que lá encontraria com sua filha e o marido, agora também, a menina Celia. Nunca se tinha escutado, vivido uma história tão triste quanto esta, em Poço Redondo.

 Hoje , a calmaria envolve as praças, as pessoas prestam mais atenção nos animais, nas pessoas, atendem   necessidades umas das outras, são mais solidárias, o amor aumentou entre todos e todas.
 
 
 
.
 
 
 
Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 02/02/2014
Reeditado em 26/01/2018
Código do texto: T4674802
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.