A fada de cor negra

No reino das fadas, cada uma delas representava uma cor , cada cor tinha sua simbologia e sua função... E seus nomes eram os nomes da cores.

A fada Azul era responsável pela tranquilidade dos humanos, ela tinha o poder de acalmá-los. Azul sempre realizava os desejos daqueles que queriam o descanso, daqueles que procuravam pelo repouso, o sono tranquilo. A fada Rosa era responsável pelos apaixonados. Ela fazia o amor surgir, ela encantava os corações solitários e fazia os apaixonados suspirarem de felicidade.

A Vermelha era a fada da força. Ela realizava o desejos dos fracos, principalmente dos fracos de espírito. A fada Laranja era quem realizava os desejos daqueles depressivos e tristes, ela levava o ânimo, a alegria... A fada Marrom auxiliava aqueles mais distraídos, era a fada da terra, dos "pés no chão".

A Amarela era a fada da prosperidade. Os pobres sempre eram agraciados com essa fada. A Verde era a responsável pela saúde, vivia em meio aos doentes lhes dando a recuperação e principalmente a esperança. A Roxa era responsável por aqueles que queria entrar em contato com o misticismo, ela que despertava inspirações aos magos e poetas ... E a Branca era a responsável pela luz, a claridade, era a fada do dia e da paz.

Essas fadas viviam em harmonia e trabalhavam muitas vezes juntas. Menos a Negra, a fada Negra sempre vivia isolada. Suas irmãs nunca a entendiam, ela parecia ser o oposto de todas. Parecia que não realizava o desejo dos humanos.

Um dia as fadas resolveram fazer um conselho de fadas e resolver o que fazer com a Negra. Depois de muita discussão chegaram à conclusão de que a fada negra precisava de ajuda, de amizade, de companheirismo e saíram voando rumo a noite pois lá é que morava a fada Negra.

Ao chegarem já esperavam ser mal recebidas, mas ao contrário Negra as recebeu com abraços e sorrisos. Então as irmãs fadas agora mais tranquilas começaram a questionar a negra o porquê daquela solidão, daquele isolamento que elas não entendiam. Então com muita calma Negra falou.

- Eu sou a fada que os humanos procuram nos seus momentos de reflexão. Eu tenho o poder de fazê-los refletir. Por isso eu preciso de silêncio, preciso de momentos de solidão. Os humanos também precisam disso. Eles só conseguem meditar, refletir e encontrar seu eu interior quando estão sozinhos, no silêncio.

As fadas agora compreendiam a irmã Negra que continuou a falar.

- As vezes minha cor assusta. Mas o preto não é a cor do mal. Eu sou a sombra... E nos momentos de luz intensa sou também necessária. E não sou escuridão, porque a sombra só existe por causa da luz. Eu sou como vocês feita de luz... De bons sentimentos. Não é porque estou vestida de negro o tempo todo que estou de luto ou triste... A minha cor também tem o lado bom, só que ninguém repara isso.

As fadas estavam envergonhadas de terem pensando muitas vezes mal da fada Negra. E essa ainda continuou a falar.

- Azul demais deixa a pessoa passiva. O rosa pode trazer a carência, o vermelho a raiva... E assim por diante todas vocês também tem um lado ruim... Como os humanos.

Elas tiveram que concordar engolindo os próprios defeitos. Aquelas que se consideravam perfeitas vendo só o lado obscuro da irmã aceitaram com humildade a lição da fada Negra.

- Se o céu não ficar negro pra chuva, como vão nascer as plantas? Como os homens e os animais vão beber água? Se o céu não ficar escuro pra noite como todos vão poder dormir? Não julguem as aparências mas procurem ver o lado bom das coisas... A tempestade que parece ser terrível também é linda com os raios e clarões dos relâmpagos e como eu disse também é necessária à vida...

Depois de tudo isso as fadas começaram a enxergar a sua irmã Negra de outro modo. E fizeram o que lhes restava naquele momento pedir-lhe desculpas por tanta ignorância. Mesmo sem querer ou saber, elas estavam tomadas pela arrogância ao julgar quem não conheciam bem.