Antítese

Os dois, apesar de muito diferentes eram irmãos. Um possuía longos e alvos cabelos, trajava uma túnica branca, azureos olhos e asas hialinas. O outro possuía os cabelos negros emaranhados, os olhos turvos e rubros, as vestimentas sujas e abscedidas, as asas negras como o ébano e disformes como a de um morcego. O segundo era um anjo, o primeiro um demônio.

Ambos olhavam para a terra. Acharam uma criança; acabara de nascer e chorava. O demônio sorriu:

- Veja esta criança. Veja as lagrimas que derrama e as muitas que derramará; se Narciso é tão bom por que permite que os inocentes saboreiem a dor e o sofrimento? Por que outorga aos inferiores a capacidade de fazer o mal e com isso prejudicar os inocentes?

- Ele não apóia ao mal, apenas cedeu ao homem à liberdade.

- Entre as quais esta a liberdade para ir contra tudo que ele diz ser.

- Ele ajuda aqueles que observam seus princípios.

- Ou seja, os que o bajulam.

- Não, aqueles que escolheram o caminho certo, não aqueles que o buscam para satisfazer futilidades ou são falsos em sua devoção. Somente os que verdadeiramente merecem independente de seguirem-no ou não.

- E você, por que o segue?

- Porque não sou covarde, para oprimir inferiores a mim.

- Não os oprimimos apenas damos a eles o que realmente querem.

- Vocês os destroem. Semeiam mais servos a Azazel retirando a bondade dos corações mais imaculados, tirando deles tudo o que tem de mais precioso fazendo-os cair em desespero a ponto de esquecer quem é seu verdadeiro Senhor. Fracos, prestes a desistir vocês lhes oferecem o que eles pensam querer e implantam a semente do mal os condenando a uma eternidade de sofrimento.

- Não, apenas tiramos suas riquezas materiais para torná-los receptivos a nossa ajuda. Depois somos como o que eles denominam vendedores; oferecemos algo que eles queiram e eles nos dão algo que nós queremos. Somos totalmente honestos com eles, mas já que o que oferecemos é a realização de seus desejos terrenos, eles nem se importam com aquilo que estão abrindo mão.

- Por que faz isso? Por que escolheste ele, preterindo ao meu Senhor?

- Por que não suporto a hipocrisia!

- Existe mais uma razão que me fez escolher ao meu Senhor. Eu... tenho esperança...

- Eu também, de que mais sangue será derramado.

As asas de ambos ruflaram em sentidos opostos, deixando a criança sozinha com seu choro, um choro que a acompanharia pelo resto da vida.