A mais frágil das rainhas

Na ilha distante de nós, em um mundo parecido com o nosso, vivem os sentimentos, as virtudes, os defeitos...

Atualmente quem governa a ilha é a Beleza, aquela moça frágil, delicada, linda... E muito cruel. Governa com mãos de ferro, apesar que muitos se deixam enganar por sua delicadeza e seu encanto.

Ela é como a lua de fases, ás vezes é amiga, ás vezes escraviza, mas quase ninguém a resiste. A Inteligência, a moça de óculos e cara séria, nunca cai em suas graças, muito menos sua irmã, mas velha, a Sabedoria. Essas duas geram graves desavenças com a rainha, mas de vez em quando entram em acordo.

O Desejo e a Paixão não vivem sem idolatrar a Beleza, e ela ama esses seus dois súditos. O Medo a admira de longe, mas nunca consegue se aproximar, sempre fica nas sombras com seus enormes olhos esbugalhados... E falando em olhos, o Amor a vê em qualquer lugar.

Um dia caminhando pela floresta a rainha Beleza caiu em uma armadilha. Foi presa em uma enorme rede e levada para uma caverna escura. Ela gritava, esperneava mas ninguém a ouvia.

- Sempre quis essa pele de cristal. - Falou uma voz vinda do fundo da caverna.

- Mas ela não é sua! - Bradou outra voz como um trovão.

- O combinado foi dividi-la! - Outra voz falou.

A rainha Beleza então ficou com muito medo e se encolheu num cantinho, quando viu os donos das vozes. A primeira voz era da Inveja, aquela moça linda que parece inofensiva, com seus olhos verdes de veneno. Depois a rainha viu o Desejo e a Paixão se aproximarem.

E ela presa na rede se afastava como podia do toque daqueles três. Foi quando todos se assustaram com um grande estrondo de uma voz poderosa.

- Ela é minha! - Disse o gigantesco Egoísmo aparecendo na porta da caverna.

Aí começou a confusão, todos queriam a rainha Beleza e em meio a tantas brigas, Beleza conseguiu se soltar da rede e saiu correndo o mais rápido que podia. Os quatros percebendo que perdiam a Beleza, corriam atrás dela.

A rainha já chorava de desespero e suas lágrimas turvaram sua visão, e ela correndo sem rumo foi em direção ao precipício e por sua infelicidade levou uma pedrada da inveja que a fez perder o equilíbrio e cair.

O Egoísmo, o Desejo, a Paixão e a Inveja voltaram para a floresta discutindo, brigando e praguejando a perda da Beleza e quando sumiram de vista não perceberam o Amor, a Inteligência e a Sabedoria lá embaixo no precipício catando os cacos de sua rainha para tentar salvar a frágil Beleza.