A atual caixa de Pandora

- Hera! Hera!

- Que foi Zeus? Seus gritos parecem mais trovões! Não vê que estava em meu sonho de beleza?

- Estou entendiado mulher.

- Grande novidade!

- Me ajude... Me divirta!

- Eu? Vá atormentar os mortais!

- Nessa época? Eles nem creem mais em nós!

- Como se você se importasse com isso...

- Mas creio que em todos esses milênios já fiz tudo que podia...

- Então meu marido, recrie... Reviva!

- Bela sugestão! HAHAHAHAHA Hermes! Hermes se apresenta a vosso rei agora!

E em um piscar de olhos o deus Hermes apareceu.

- Diga ó grande Zeus.

- Traga-me a caixa de Pandora!

Hermes fez uma cara de que não entendera mas como um raio trouxe a caixa.

- Vejam... Vou recriar essa maldita caixa!

- E o que colocará nela meu marido? Fome? Peste? Misérias?

- Não Hera... Colocarei novos males.

Em poucos minutos a notícia se espalhou e a sala do trono de Zeus se encheu de deuses e divindades. Todos muito curiosos para saber o que o seu rei faria.

- Muito bem caros deuses, hora de nos divertir atormentando os mortais com novas... Ideias.

Todos se entreolharam e sorriram enquanto o rei dos deus continuava a falar.

- Coloco aqui dentro a beleza... Cede-me ó doce Afrodite todo o lado mal que ela possui.

Afrodite sorriu com os olhos brilhando e falou.

- Que a beleza seja para humilhar, para desejar e destruir. Que eles não se contenham como são, que eles sofram para modificar a natureza. Que eles compitam entre si, que eles despertem os mais terríveis desejos.

Os deuses sorriram. E Zeus falou:

- Meu filho Apolo, já que também é deus da beleza, o que coloca em minha caixa para atormentar os humanos?

- Veja meu pai, coloco o desejo acima de tudo. Coloco o desejo do corpo perfeito desperte o lado animalesco dos homens... Ajuda-me cara Ártemis?

- Claro meu irmão, como deusa da caça, coloco na caixa o instinto animal do desejo, que eles não usem a razão e sim a emoção. Que o prazer. o sexo sem compromisso, seja o prêmio da caçada e não o amor, mas que eles arquem com as consequências terríveis dessa imprudência sem limite que aqui deixo. Ah! e que eles queiram quantidade de presas e não qualidade.

- Também quero contribuir - Disse Dionísio- Que os humanos fiquem loucos pelo prazer. Que as bebidas, as drogas lhe deem pequenos prazeres momentâneos e que essa busca incensante pelo prazer lhe causem todas as dependências possíveis.

- E minha esposa? Nada contribuirá? - Perguntou Zeus.

Hera se erguendo toda altiva falou:

- Que eles se matem pelo poder, pelo dinheiro, pelo status. Que eles pensam sempre em ter mais, mais, e mais... Deixo aqui a ganância e a ostentação.

- E eu Hefesto dou aos humanos redes sociais. Que eles agucem suas traições, tentações, deslealdades e infidelidades.

- HAHAHAHA... Que assim seja! Que esses sejam novos males da caixa de pandora. Que os humanos sofram, se humilhem, se maltratem... Por todos eles.

Zeus estava acabando de fechar a caixa quando Atena o interrompeu.

- Não feche ainda meu pai, quero dar minha contribuição.

- Lhe conheço Atena, aposto que quer estragar nossa brincadeira.

- De forma alguma.

- E que mal colocará aqui?

- A esperança.

- Mas isso não é um mal.

- Não meu pai, mas sem ela eles desistiram de tudo e vocês não poderiam "brincar" com os humanos, pois os feios, os gordos não iriam querer ser belos ou buscarem o desejo, iam desistir. Os pobres não lutariam para ficarem ricos... E assim por diante...

E na sala do trono ninguém falou mais nada enquanto Atena colocava a esperança na nova caixa de Pandora e Zeus sorria satisfeito...