Um Diálogo com a MORTE

Os dois já caminhavam à trinta minutos, lentamente. O túnel era escuro, a morte ia à frente. Metódica, carregava um cajado com uma caveira brilhante na extremidade superior, que iluminava o caminho.

- Por quê? - perguntou o homenzinho pensativo.

A morte parou, acostumada com esse tipo de pergunta, virou-se para ele e disse:

- Diga.

Ele fitou os olhos escuros da morte, mas não teve medo e exclamou:

- Porque agora? Você poderia ao menos deixar eu terminar Game of Thrones (risos), e eu ainda sou virgem (mais risos).

A morte, espantada, fitou as gargalhadas.

- Interessante - disse pensativa a morte, e continuou - você é o primeiro a rir nesse momento.

- Sério? Quer dizer que sou o primeiro a rir dessa sua cara feia? Impossível! (Mais risos).

- Sério! - disse a morte- a maioria das pessoas ficam enchendo meu saco perguntado onde vai acabar esse túnel, ou quem sou eu, se estou levando-os ao inferno, ou se Deus existe...

O homenzinho disse:

- Ah, não estou preocupado com isso. Acredito que esse seja o problema das pessoas, são muito sérias, querem respostas sérias pra tudo, querem se mostrar sábias. Querem saber de tudo, levam tudo a sério, só vivem estressadas, ai acabam esquecendo de viver, de sorrir... Mas enfim, você ganha quanto para trabalhar aqui? Tem vagas? (Risos) Ganha vale refeição? Vale transporte? INSS? FGTS? (Mais risos).

A morte começou a rir, dava a impressão de que nunca havia feito aquilo. Estava se divertindo. No fim dos risos ela começou a ficar pensativa...

Muito longe dali, o mesmo homenzinho acorda em frente a TV, ele havia se assustado com a introdução de sua série favorita.

- Acho que hoje é o meu dia de sorte. Acordei bem na hora - pensou o homenzinho.

Então o homenzinho buscou rapidamente a pipoca e a coca que havia deixado na mesa e voltou para assistir a série sem jamais imaginar que minutos antes ele havia dialogado com a morte e ganhado uma chance de viver mais um pouco, pelo simples fato de ser feliz.