Zatanazil, Nada Sey e os Baba ovos... ( A crise Aérea )

No Reino desencantado de Zatanazil, onde nobres nem tão nobre assim, príncipes de provêta, princesas de faz de conta e muito assanhadas e muitos serviçais , lacaios , servos e escravos, havia uma verdadeira praga chamada " baba-ovos oficiosos ".

Apesar desta estória se passar na idade "mérdia" , já havia balões e viagens aéreas naquele tempo longíqüo, porém os chamados "controladores de vôo" estavam atônitos com a inconpetência e com as ingerências do desgoverno do Imperador Nada Sey e seus "Conselheiros Irreais" que só viviam atrás de ouro e de vantangens pecuniárias...

Tudo que era Conselheiro mais influente queria se meter na

pasta de um Conselheiro com aparência de janponêsy, este Conselheiro era responsável pelos pombos correios do Império de Zatanazil, pelas grandes aves de tranporte e combate e pelos balões de guerra, naquela época distante a chamada aviação de combate eram balões que levavam cesta de abóbora, batatas, ovos podres e outras cácas que jogavam nos inimigos em época de guerras. - Mas vamos ao que interessa, devido a este verdadeiro estica e puxa do reino de Zatanazil um dos grandes balões acabou caindo, pegando fôgo e destruíndo um castelo comercial e matou quase 200 zatanazílis que viajavam de balão a passeio ou a serviço...

O povo ficou revoltado, pois todos sabiam da chamada crise ou cagadas aéreas do Reino e responsabilizavam o imperador Nada Sey pela balburdia dos locais de pouso e decolagem dos balões, o Imperaddor queria jogar toda a culpa nos pobres controladores de vôo de balões do Reino, houve até rebeliões..

Os papiros populares, que eram os jornais daquele tempo, principalmente os que circulavam contra a vontade do Imperador Nada Sey e seus Conselheiros abriram espaço para críticas do povo, fizeram duras matérias de críticas, principalmente quando o Conselheiro Real Marca Vela das Frias acabou flagrado com seu aspone fazendo o tradicional gesto com as mãos de " sifú " ou top, top...quando inventaram que o problema era só no balão para livrar a cara do imperador e seus colaboradores diretos.

Quando os jornais e o povo começaram a criticar, apreceram centenas e até milhares de vozes dos chamados "baba-ovos" tentando defender Nada Sey e seus Conselheiros, na verdade a maioria destes parasitas e inúteis do reino tinham na verdade algum beneficio ou prívilégio junto ao imperador Nada Sey, uns poucos só puxavam o saco do imperador por prazer mesmo, afinal a praga dos baba-ovos é antiga na história da humanidade...

Para eles os culpados era sempre o povo, os outros, os pobres e jamais os poderosos do Reino de Zatanazil...

Ora esquecemos da Rainha Muda, onde estará sua alteza Real de Zatanazil?!

Era uma vez um Reino desencantado, em plena idade mérdia, com Lacaios, príncipes, cortezãs e também Baba-ovos....

Era uma vez....................

Este conto é uma estória fictícia, qualquer semelhança com a realidade será mera concidência ou resultado de crise de consciência de governantes irresponsáveis e politicos corruptos.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 23/07/2007
Reeditado em 02/08/2007
Código do texto: T576022