Querido diário

Querido Diário,

Desde que meu pai morreu as coisas já não são mais as mesmas. Sinto que a miha madrasta anda diferente e já não sei o que fazer. Não quero que ela me odeie, juro, mas não sei o que fazer para que ela fique feliz. Perdi meu pai e não tenho mãe, ela também parece que não tem família, será que não deveríamos nos dar melhor?

Lembro que tempos atrás ela, meu pai e eu sempre jantávamos juntos. Havia festas e jantares e ela até me mimava. Me tratava como se fosse a boneca dela e escovava meus cabelos. Fazíamos passeios juntos. Era bom. Agora tudo mudou.

Eu não tenho certeza, mas tem horas que acho que ela não sabe bem o que fazer comigo, afinal éramos uma família quando papai estava vivo, mas as coisas mudaram agora. O que somos então? O que vai ser de mim?

Não quero que ela me odeie, quero fazer as coisas certas, mas não sei o quê. Algumas vezes ela fala comigo e sinto que tem algo lá, e não sei explicar. Só sei que ela não está feliz, e sei que ela não gosta muito de mim. O que eu faço?

***

Querido Diário,

Hoje escrevo de muito longe de casa. Muita coisa aconteceu, mas o principal é que minha madrasta não me queria em casa, então uma pessoa me ajudou a ir embora. Espero que com isso nós duas possamos viver em paz.

Certo, confesso, lá no fundo sinto um pouco de raiva, sinto muita tristeza e não consigo me conformar. Não sei o que fazer. Está tudo perdido para mim. Já não tenho mais casa. Aquele lugar já não é mais minha casa, e não tenho família. O que vou fazer?

Já não me importo mais, o melhor mesmo é não voltar nunca. Se ela não me quer lá, então também não quero ficar naquele lugar. Se ela quer me odiar, beleza, não precisamos nos falar nunca mais.

Mas apesar de todos os problemas, uma coisa boa aconteceu. Encontrei algumas pessoas bem legais e estou morando com eles por enquanto.

Infelizmente ainda tenho 13 anos e não sei fazer muita coisa, então faço o que posso para ajudar. Tento também ajudar nas coisas de casa, afinal comigo são oito pessoas morando num lugar. Você consegue imaginar a bagunça? Ainda assim eles me fazem sentir em casa, e quando eles estão por perto é fácil esquecer os problemas. Se eu pudesse gostaria de ficar aqui.

***

Querido diário,

Meus novos amigos estão me ensinando várias coisas. Eles me ensinam sobre pedras preciosas, e me ensinam como fazer contas complicadas, sobre joias e várias outras coisas. Já faz um bom tempo que me mudei para cá, mas eles ainda se preocupam muito. Eles são como uma família para mim, espero poder aprender bastante sobre o trabalho deles para ajudar.

Todos eles são donos de algumas minas na região, e trabalham extraindo pedras preciosas e ouro, e eles dizem que é um trabalho pesado e que é perigoso para mim, então eles me deixam ajudar com outras coias. Estou pensando em aprender a fazer joias, assim o valor das pedras fica maior e temos mais lucro, além disso é um trabalho que eu poderia fazer... Espere um momento, parece que é a vendedora de maçãs.

***

Querido diário,

Algo assustador aconteceu. Eu comi uma maçã e comecei a me sentir muito estranha, meus amigos disseram que eu desmaiei. Eu não me lembro de nada, só sei o que eles me contaram. Parece que eu desmaiei e entrei numa espécie de COMA! É ou não é assustador entrar em coma do nada? Ao que parece eles me encontraram caída quando voltavam do trabalho, chegaram até a achar que eu estava morta.

Ao que parece foi uma confusão enorme, até que alguns deles resolveram sair para buscar ajuda. Então um guarda apareceu e me salvou. Eles só não explicaram como foi que ele fez isso.

Agora o guarda sempre passa por aqui para falar comigo. Ele é muito gentil, não é muito mais velho que eu, meus amigos dizem que ele gosta de mim. Quer dizer, gostar DAQUELE jeito. Eu gosto dele também, mas não DESSE jeito, eu nem conheço ele direito!

Mas agora já me acostumei com ele aparecendo por aqui.

***

Querido diário,

Você não vai acreditar, minha madrasta foi presa! Ninguém quer me explicar o motivo, e nos jornais todo o caso foi abafado. Meus amigos dizem que é porque meu pai era muito improtante, e ela tem muito dinheiro, então ela está pagando para a história não se expalhar. Mas justamente por ser tão importante, todo mundo já está sabendo. Me disseram que ela está gastando uma fortuna com advogados, mas que não tem muita chance de se livrar.

Com isso eu poderia voltar para casa, mas disse para todo mundo que preferia ficar aqui. E todos pareceram bem contentes.

Eu disse também que queria aprender a fazer joias para ajudar com o trabalho e eles me prometeram me ajudar. Eu ainda vou ter que estudar muitos anos, mas eles falaram que tudo bem.

O guarda ainda aparece por aqui algumas vezes, e me pergunta como estou com meus estudos. Agora somos bons amigos.