O SEGREDO DO SÁBIO

 

 

 

Historinha para a minha filha Joesa.

 

 

 

                              Jojoca, hoje eu quero te contar a história de um sábio que vivia muito feliz na Índia, e que num cofre encantado, ele guardava um grande segredo para ser feliz em todos os aspectos (ou ocasiões) da vida humana.

Muitos reis, com inveja de tão grande felicidade ofereceram-lhe poder e dinheiro para adquirir o cofre, tentaram inclusive roubá-lo, porém não conseguiram.

Quanto mais eles ansiavam pelo cofre, mais infelizes eram, até que um dia, um menino com a sua simplicidade e pureza ao se aproximar do sábio perguntou-lhe o que deveria fazer para ser feliz.

Considerando a inocência da criança, disse-lhe o velho sábio:

- Na verdade são dois cofres onde eu guardo o segredo para ser feliz.

- Os nomes dos cofres são mente e coração, e mais alguns passos que toda pessoa deve seguir por toda a vida...

 

1º Passo – Saber que existe a presença de Deus em todas as coisas da vida; portanto deves amá-lo e dar graças a Ele por tudo o que tens.

 

2º Passo – Deves amar a ti mesmo. E todos os dias ao levantar e ao deitar, tu deves afirmar: Eu sou importante, eu sou capaz, eu tenho valor, eu sou inteligente, eu sou carinhoso, eu espero muito de mim e não há obstáculos que eu não possa vencer. Isso se chama auto-estima”.

 

3º Passo – Tu deves por em prática todas as tuas afirmações, por exemplo, se tu te achas inteligente, deves agir com inteligência, se tu crês que és capaz, faz o que te propuseste a fazer. Se tu ainda não estabeleceste metas para a tua vida, trate de estabelecê-las e lute por elas até conseguir atingi-las.

Esse passo se chama “Motivação”.

 

4º Passo – Não tenha inveja de ninguém, seja pelo que os outros possuem ou pelo que são. Eles já alcançaram a sua meta. Agora lute e alcance a tua meta!

 

5º Passo – Não deves guardar rancor em teu coração contra ninguém. Esse sentimento não te fará feliz. Deixa que as leis de Deus façam justiça.. Perdoe e esqueça.

 

6º Passo – Não deves pegar o que não é teu. Lembra-te que de acordo com as leis da natureza, amanhã será tirado de ti algo de maior valor.

 

7º Passo – Não maltrates a ninguém. Todos os seres criados têm direito à vida, ao respeito, ao amor e ao carinho.

 

Jojoca, a felicidade não é algo que encontramos fora de nós, porque não há felicidade sem paz interior. No entanto, há uma insatisfação e uma inquietude que invade a alma humana na busca da tão almejada felicidade, querendo encontrá-la não se sabe onde.

 

Enquanto não descobrirmos a razão da nossa própria existência não há como senti-la.

A felicidade está dentro de cada um de nós e tem muito a ver com a nossa atitude mental, de como enxergamos a vida”.

 

Por isso Jojoca, devemos explorar sempre as nossas emoções (a alma, a psique, o nosso eu), e entender por que fazemos as coisas que fazemos.

Era essa a historinha que eu queria te contar.

 

Do Pai.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eráclito Alírio da silveira
Enviado por Eráclito Alírio da silveira em 13/11/2007
Reeditado em 13/11/2007
Código do texto: T735239