A CAMISA DO HOMEM FELIZ

Conta uma lenda antiga,que,um rei muito poderoso,tinha uma doença incúravel;médicos e curandeiros de todo mundo,vieram examiná-lo,mas,não lhe deram esperança.Desanimados,os cortesãos espalharam a noticia,de que,quem tivesse uma idéia para a cura do rei,ganharia uma fortuna em moedas de ouro.Dentre os milhares que apareceram,veio um velho de longas barbas e disse ao Ministro,que,o rei só ficaria curado,quando vestisse a camisa do homem feliz.Na mesma hora,os ministros,o príncipe herdeiro e toda a côrte,saíram á procura desse homem feliz,para que o rei,vestindo a camisa dele,ficasse curado;procuraram muito,mas,não acharam ninguém:uns,seriam felizes se tivessem mais dinheiro;outros,se tivessem saúde;alguns se fossem correspondidos no seu amor;vários,queriam dinheiro e poder;emfim,ninguém era feliz com o que tinha;a galinha do vizinho sempre era mais gorda que a deles.Desanimados,voltaram prá casa,mas,no meio do caminho,pararam debaixo de uma árvore frondosa,para uma leve refeição,faltava leite e,um deles,foi até um pastorzinho de ovelhas,que,serenamente pastoreava seu rebanho;o rapaz cedeu o leite de boa vontade e não quis receber nenhuma paga por isso;quando insistiram,êle disse:-não precisa,tenho tudo de que necessito.Ao ouvir essas palavras,o ministro perguntou-lhe:-Tens tudo que precisas?Então,és feliz?
-Completamente,nada me falta.
Então os cortesãos contaram a estória do rei e lhe pediram sua camisa.O pastorzinho lhes daria de bom grado.Só que,o homem feliz não tinha camisa.

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 25/04/2008
Código do texto: T961434
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.