Mirabela- o amargo sabor do destino

E Mirabela estava linda num vestido colante, em nada lembrando os longos de mangas bufantes[ próprios de uma beata] que antes costumava usar.

Encontrava-se recostada no parapeito do longo corredor que havia no terceiro andar da mansão em que agora estava morando. Havia uma lágrima em seu rosto, seu semblante era de uma incurável amargura. Ela tinha a nítida impressão de que estacionava alí, enfim, morreria longe de tudo e de todos e nada mais restaria fazer senão chorar, e chorar muito.

Enquanto que era dominada por inúmeros pensamentos, não percebe a discreta presença do esperto Ursolino.

- Mirabela! pensando na vida bela flor?

- Oi Ursolino! é você?

- Estava te observando de longe e pensei: a bela flor está triste, por quê não emprestar-lhe o meu ombro para lhe servir de consôlo?

- Obrigada Ursolino, mas as pessoas que poderiam fazer isso infelizmente não estão aqui.

Ela caminha um pouco, baixa a cabeça como quem tem algum receio, depois volta-se para ele curiosa:

- Ursolino, você poderia me dizer, o que é uma quadrilha?

Ele a fita com uma certa desconfiança, achara a pergunta um pouco exagerada:

- Não entendí o motivo da sua pergunta gata.

Esta porém se desespera e mostra-se irritada: - Eu estou cansada de tudo. Estou cheia deste lugar, destas pessoas e principalmente de vocês. Eu quero a minha familia.

- Tudo bem! e eu com isso? não sou eu o culpado pelo seu exilio aqui e por quê me perguntou o que é uma quadrilha?

Ela dá de ombros e põe-se a gesticular[ o que era um hábito seu quando encontrava-se nervosa], depois volta-se para Ursolino muito nervosa:

- É que há seis meses D.Vaggio me garantiu que eu chefiaria uma quadrilha. Seis meses foram passados e até agora nada de novo aconteceu. O que conheço de quadrilha são as de São João que Fabricia e eu dançavamos lá em Anistia. Ou quadrilha de ladrões, então...

Ela tenta terminar a frase porém é interrompida por Ursolino:

- Espere um pouco! você está tentando me dizer que...

-...que D.Vaggio não me daria uma quadrilha de ladrões para chefiar, ele não faria isso, ou faria?

Ursolino encontrava-se totalmente estático, com os olhos parados e com uma cara de espanto e admiração. Subitamente ele dá um leve tapa em sua própria testa num gesto de quem fez uma grande descoberta:

- Então era isso, eu sabia, eu tinha certeza. Eu avisei e ninguem me deu ouvidos...

- Ursolino, do que você está falando?

Ele então começa a andar em circulo, acompanhando-a com um olhar num gesto que até dava medo.

- Mirabela, que aulas você terá hoje?

- Sei lá, acho que de ingles, por quê?

- D.Vaggio nunca te falou nada sobre armas?

- O quê?

- Você nunca foi chamada por ele para conhecer algum tipo de arma? aprender a atirar?!

- Está louco Ursolino? por quê ele faria isso?

Este porém sai correndo deixando-a ainda mais confusa e assustada:

- Ursolino! Ursolino! onde você vai?

greice
Enviado por greice em 08/10/2010
Código do texto: T2545161